Clipping

SICCAU: corrigidas inconsistências no RRT de Equipe e no boleto de CAT

Edição de 09 de outubro de 2020. Veja mais: Aecweb: Governo de SP retoma construção da Linha 6-Laranja do metrô

 

Edição #1.172

Brasília, 09 de outubro de 2020

 

 

DESTAQUES

 

 

CAU/BR: SICCAU: corrigidas inconsistências no RRT de Equipe e no boleto de CAT

Seguem trabalhos da equipe técnica

 

Aecweb: Governo de SP retoma construção da Linha 6-Laranja do metrô

Com previsão de conclusão para 2025, a Linha 6-Laranja deverá atender, diariamente, mais de 630 mil passageiros

 

G1: MP pede à Justiça que empresas paralisem obras de empreendimento às margens do Rio Pinheiros em SP

Promotoria de habitação e urbanismo da capital ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar contra a Prefeitura de São Paulo e as empresas JHSF e Aveiro incorporações sob a alegação de que a construção pode ocasionar danos ambientais e que se beneficiou de vantagens da Operação Urbana Água Espraiada, embora não esteja dentro da área do projeto.

 

ArchDaily: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU aplicados em projetos de arquitetura

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e fazem parte de uma agenda mundial que visa a implementação de políticas públicas para guiar a humanidade até 2030, rumo a um futuro sustentável.

 

Revista Projeto: Apaixonados por Arquitetura: os principais recortes do segundo dia de evento

A iniciativa conjunta entre Revista PROJETO e Galeria da Arquitetura promoveu nesta quinta-feira (8/10) o encontro de uma parcela ilustre de nomes da arquitetura brasileira contemporânea. Confira os detalhes!

 

 

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 

AsBEA: Entidades abrem série de encontros com candidatos à Prefeitura de São Paulo

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

 

 

Estadão: Mafalda e a rua

Por Mauro Calliari, administrador de empresas pela FGV-SP e doutor em Urbanismo pela FAU-USP: No mundo de Mafalda, além da família, da escola, e dos amigos Susanita, Felipe e Manolito, há um personagem especial nas histórias: a rua.

Estadão: Tecnologia e sociedade fomentam boas práticas na política

 

 

ENSINO

 

CAU/BR: Seminário virtual gratuito antecede Encontro Nacional de Pós-Graduação

 

 

CAU

 

 

CAU/MT: 2º Reunião da Comissão Temporária para instrução do processo ao exercício profissional nº 1000104655/2020

CAU/MS: Abap premiará trabalhos de graduação sobre paisagismo

CAU/SC: CATHIS apresenta ações de promoção à assistência técnica para habitação de interesse social

 

 

 

INSTAGRAM

Confira alguns destaques (Também no Facebook):

 

 

Instagram:

 

CAU/BR: Oficial Nacional da ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes comenta sobre as datas comemorativas deste mês de outubro e sobre o Circuito Urbano. Dia Mundial do Habitat da ONU foi comemorado em paralelo ao Dia Mundial da Arquitetura, no dia 5 de outubro.

CAU/BR: CAU/DF esteve na Escola-Classe 304 Sul para averiguar denúncia de que estava sendo erguido um muro de alvenaria em frente a uma parede de cobogós na fachada da edificação, encobrindo-a parcialmente.

CAU/BR: CAU/RS, Prefeitura de Santa Rosa e a Associação Engenheiros e Arquitetos começaram os trabalhos do programa ATHIS Casa Saudável. Na ocasião, foram apresentados os arquitetos e urbanistas que irão compor o Escritório Público de ATHIS: Fabiani Marciniak, Divo Valdemar Froemming, Luiza Cristina Volkweis e Alan Rafael Dall Ago, todos selecionados por meio de chamada pública.

CAU/DF: O CAU/DF participou, no último dia 30 de setembro, da “Semana de Arquitetura e Urbanismo – SAU” do UniCEUB. No evento virtual, a analista arquiteta Luciana Vieira e a assessora jurídica Fernanda Gurgel abordaram o tema “CAU – Ética Profissional e Contratos”. A coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/DF), arq. urb. Gabriela Tenorio, também participou da iniciativa.

CAU/ES: Após o processo de seleção regido pelo Edital 001/2020, de patrocínio para projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, no último dia 18/09, foi firmado o termo de convênio de patrocínio entre o CAU/ES e a Associação Onze8, vencedora do certame com o projeto Casa do Parque.

CAU/MT: Em comemoração ao Dia Mundial da Arquitetura, 5 de outubro, a União Internacional de Arquitetos (UIA) reuniu num webinário especialistas de diversas áreas do planejamento urbano para debater como a arquitetura pode construir um futuro urbano.

CAU/MS: As inscrições para o 4º Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem vão até o dia 16 de outubro. (Também em CAU/PA)

CAU/MG: Neste #OutubroRosa, compartilhamos orientações do INCA para que mulheres de todas as idades se informem sobre a prevenção do câncer de mama.

CAU/RN: O CAU/RN enviou aos candidatos a prefeitos uma Carta com pontos importantes e que precisam constar nas propostas de Governo.

CAU/RS: Uma empresa e dois estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul foram premiados no 7º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável, que reconhece os melhores projetos e edificações com foco em conforto, inovação e sustentabilidade da construção civil brasileira.

CAU/RS: CAU Vivo 24

 

 

 

LIVES E WEBINÁRIOS

 

 

CAU/MS: A @ucdb realiza amanhã (9), às 16h, a webinar Inovação Social e Urbanismo Tático, com os arquitetos Leonardo Brawl Márquez e Mayara Souza da Cunha.

CAU/RJ: Acontece na próxima terça-feira (13), às 10h30, a segunda palestra técnica online sobre conservação de vitrais.

CAU/RS: 2ª PALESTRA TÉCNICA do Concurso ATHIS Unidade Sanitária! Tema: Uma opção mais sustentável para o tratamento de águas resíduais, com Luiz Augusto dos Santos Ercole e Fernando Campos Costa.

CAU/SC: O Programa SC Acessível promove a partir do dia 15 de outubro um curso de Capacitação em Acessibilidade dirigido a arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros profissionais ligados à temática.

 

 

 

 

ENTIDADES

 

 

AsBEA: Carta aberta à empresa Autodesk

CBIC: Labirinto de Obras Públicas revitaliza Comitê de Desburocratizão no ES

FNA: FNA debate desafios na atuação com Athis

FNA: Arquitetos e urbanistas unidos por cidades sustentáveis, humanas e acolhedoras

 

 

 

ESPECIALIZADOS

 

 

Aecweb: Pela 8ª semana seguida, contaminação em canteiros permanece reduzida em SP

Aecweb: CBIC lança pesquisa sobre digitalização no setor da construção civil

ArchDaily: Definindo espaços através da madeira: a marcenaria em apartamentos brasileiros

ArchDaily: Tecnologia e imaginação na arquitetura dos videogames

ArchDaily: MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit

ArchDaily: Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais

ArchDaily: BIG e ICON projetam sistema de construção lunar desenvolvido em parceria com a NASA

ArchDaily: A renovação dos Hutongs de Pequim: intervenções urbanas em pequena escala

Casa Abril: Tadao Ando assina o projeto de um novo museu em Paris

Casa Abril: Casa de concreto e aço aberta para a natureza

Casa Abril: Casas em Marte: cientistas descobrem material para construir no planeta

Casa Abril: São Paulo ganha mural ecológico que filtra o ar

Casa Abril: Museu de fornos de cerâmica na China acaba de ser concluído

Casacor: Intervenção com 500 troncos decepados discute desmatamento e preservação

Vitruvius: IAB elege nova direção nacional

Vitruvius: Divulgada a lista dos 30 edifícios indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

 

Correio Braziliense: Confira a lista dos 17 aeroportos que serão colocados à venda no país

Gazeta do Povo/Haus: Depois do arroz, o tijolo. Qual o impacto da alta nos preços dos materiais de construção?

G1: Tubulação se rompe e provoca alagamento na Taquara, Zona Oeste

G1: Governo lança edital para estudos do leilão dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont

Metrópoles: Por escolas em áreas residenciais, Conselho de Educação do DF pede flexibilização da Luos

Veja/São Paulo nas Alturas: Emprego, restauro e vida de rua: o que aprender com polo tecnológico de PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Clipping

Arquitetura na favela: escritório promove reformas de casas na Serra

Clipping

Em defesa da inclusão da Assistência Técnica em Habitação  de Interesse Social no Minha Casa, Minha Vida 

Clipping

Eleições do CAU utilizarão plataforma da Justiça Eleitoral. Profissionais devem se cadastrar no gov.br

Skip to content