ATENDIMENTO E SERVIÇOS

SICCAU URGENTE: comunicado aos arquitetos e urbanistas (No. 3)

Desde a constatação dos problemas no SICCAU decorrentes de mudanças nas funcionalidades do RRT, para atender a Resolução No. 184/2019, a equipe técnica do CAU/BR vem atuando, sob a supervisão da Presidência e do Conselho Diretor, no saneamento das inconsistências. 

 

Além da avaliação própria e do monitoramento quanto ao comportamento do sistema, a equipe vem contando também com informações reportadas pela Central de Atendimento, pelos CAU/UF e pelos Conselheiros Federais, bem como manifestações dos profissionais nas redes sociais.

 

O CAU/BR resume neste comunicado os avanços obtidos nas últimas 48 horas, em prosseguimento às ações iniciadas em 08/09, que já resultaram na eliminação da lentidão do sistema. Desde 16/09 não foram registradas mais queixas na Central de Atendimento quanto a lentidão.

 

Já foram restabelecidas funcionalidades como a retificação de RRT (novos e antigos) e o agrupamento de atividades na retificação de RRTs Simples (novos e antigos).  O cadastro e a retificação de RRT, conforme constatado no monitoramento do sistema e nos relatos dos profissionais, estão apresentando melhor performance.

 

Os profissionais já podem finalizar no SICCAU o preenchimento dos RRTs que eventualmente estavam travados ou optarem pelo descarte do rascunho, quando disponível, hipótese em que não ocorrerá a efetiva emissão do documento. Caso existam vários rascunhos salvos no sistema durante o período de intermitência, será necessário repetir a mesma operação: finalizar o preenchimento ou realizar o descarte.   

 

Foi corrigida também a falta de assinatura do profissional que ocorria na visualização e impressão de alguns tipos de RRTs.

 

Geração de boletos

 

Já foram sanados os casos pontuais onde ocorria a indisponibilidade do comando para a emissão de boleto de RRT.

 

Caso o RRT já finalizado não tenha permitido a geração do respectivo boleto durante o período de intermitência do sistema, os profissionais poderão solicitar à Central de Atendimento a geração do documento, em caráter excepcional. Durante o atendimento será possível verificar a necessidade de eventuais procedimentos complementares.  

 

 

Orientações/Tutoriais

                   

Já estão disponíveis na página Manual da Área de Serviços do SICCAU novos tutoriais com orientações aos profissionais quanto aos procedimentos  a serem adotados após a implantação das regras para RRTs estabelecidas pela Resolução CAU/BR No. 184/2019. Agora são sete tutoriais ao todo. Cinco tratam do preenchimento de RRTs Simples, Múltiplo Mensal, Social, Mínimo e Simples de Cargo ou Função. Os outros dois referem-se a Baixa de RRT e Excluir ou Aprazar Boleto Vencido.

 

Desde o dia 08/09, até às 21h30 de 17/09, foram concluídos o cadastramento de 31.407 RRTs, todos já utilizando a nova plataforma de emissão de RRT, que se tornará mais eficiente com os resultados das correções e melhorias implementadas. 

 

Todos os casos reportados pelos profissionais à Central de Atendimento, à Ouvidoria ou aos CAU/UF, e cujo tratamento dependa de ações técnicas da equipe do CAU/BR, estão sendo analisados individualmente e solucionados considerando as respectivas especificidades.

 

O CAU/BR tem empenhado todos os esforços para a volta à normalidade do SICCAU e continuará emitindo novos comunicados e orientações.

 

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a Central de Atendimento:

 

Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

 

Telefones (das 9h às 19h): 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613.

 

Brasília, 18 de setembro de 2020

 

PS: Comunicados anteriores:

 

SICCAU URGENTE:  comunicado aos arquitetos e urbanistas (No. 2)

 

SICCAU URGENTE:  comunicado aos arquitetos e urbanistas (No. 1)

 

 

 

 

 

 

 

5 respostas

  1. Quantas vezes se pode Retificar a RRT Simples? Não são 10 vezes? Se sim, porque não está aparecendo opção de retificar novamente?

  2. O sistema não habilita o preenchimento da RRT simples!!!!! Chego a ficar com a pagina aberta 3 horas e não atualiza!!! Isso é um absurdo, falta de respeito, tenho 6 projetos aguardando a emissão da RRT faz 15 dias!!! Quando isso volta ao normal? Pois ao contrário do comunicado, para mim não voltou!!!!
    O que fazer???????????????

  3. Ainda continuo com o mesmo problema, sistema roda roda e não sai do canto para preencher nova RRT. Nenhuma dessas resoluções que foi citada acima estão presentes, aqui para mim o sistema está igual a quando começou o problema, 20 dias tentando emitir RRT e nada, prejudicando todo o trabalho que nós profissionais temos que fazer.

  4. Um absurdo os prejuízos que esses problemas estão nos causando… estou também há 10 dias tentando emitir RRTs sem sucesso. Do chat mandam para email, de email para telefone, de telefone para email e ninguém resolve nada!!! Como podemos ter nosso trabalho tão prejudicado pelo nosso próprio Conselho? Um absurdo gente… muito insatisfeita com isso tudo.

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