
Quem participa de um trabalho ou acompanha uma reunião coordenada pela arquiteta e urbanista Silvia Ribeiro Lenzi percebe na hora sua paixão pela profissão. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1976, Silvia mora há mais de 30 anos em Florianópolis e dedicou a maior parte da sua trajetória ao planejamento urbano. Certamente ela anda pelas ruas de qualquer cidade com um olhar diferente dos demais, pois tem um histórico de atuação que permite vislumbrar soluções ou perceber desafios a cada espaço.
A arquiteta foi conselheira do CAU/SC entre 2015 e 2017, onde coordenou a Comissão de Ética e Disciplina, e foi presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (1985-1987), função que lhe permitiu coordenar projetos importantes para a capital catarinense. Silvia Lenzi possui especialização em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e participou na Coordenação da 1° Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, em 1994.
Integrou a equipe técnica do Projeto Vita et Ótium/Segmento Grande Florianópolis, plano turístico para o litoral catarinense e atuou como planejadora e depois como consultora no Plano de Urbanização Cidade Universitária Pedra Branca, um marco na criação de um bairro-cidade com foco em princípios de sustentabilidade urbana. No associativismo sempre foi atuante, tendo sido presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB-SC) por duas vezes e integrado o Conselho Superior da entidade por diversas vezes.
Por Sara Caprario, ex-Assessora de Imprensa do CAU/SC
= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras
4 respostas
Silvia Lenzi sempre será uma referência em Santa Catarina, como profissional brilhante e cidadã admirável. Grande personagem de Florianópolis e região metropolitana, há muito vem colaborando com os assuntos pertinentes a profissão e categoria. Homenagem merecida e oportuna.
Merecida homenagem à Silvia Lenzi, grande mulher,
batalhadora do urbanismo e cidadania.
Merecida homenagem à Silvia Lenzi, grande mulher, batalhadora do urbanismo e cidadania.
Grande profissional de sólida bagagem de conhecimento, querida amiga e colega de Diretoria na SEDUMA durante o Governo Pedro Ivo.
É certamente referência tanto profissional quanto pessoal.