ARQUITETOS EM DESTAQUE

Silvia Lenzi: Foco no Urbanismo e paixão pela profissão

Silvia Ribeiro Lenzi (Foto: Luiza Fillippo/Arquivo Pessoal)

 

Quem participa de um trabalho ou acompanha uma reunião coordenada pela arquiteta e urbanista Silvia Ribeiro Lenzi percebe na hora sua paixão pela profissão. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1976, Silvia mora há mais de 30 anos em Florianópolis e dedicou a maior parte da sua trajetória ao planejamento urbano. Certamente ela anda pelas ruas de qualquer cidade com um olhar diferente dos demais, pois tem um histórico de atuação que permite vislumbrar soluções ou perceber desafios a cada espaço.

 

A arquiteta foi conselheira do CAU/SC entre 2015 e 2017, onde coordenou a Comissão de Ética e Disciplina, e foi presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (1985-1987), função que lhe permitiu coordenar projetos importantes para a capital catarinense. Silvia Lenzi possui especialização em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e participou na Coordenação da 1° Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, em 1994.

 

Integrou a equipe técnica  do Projeto Vita et Ótium/Segmento Grande Florianópolis, plano turístico para o litoral catarinense e atuou como planejadora e depois como consultora no Plano de Urbanização Cidade Universitária Pedra Branca, um  marco  na criação de um bairro-cidade com foco em princípios de sustentabilidade urbana. No associativismo sempre foi atuante, tendo sido presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB-SC) por duas vezes e integrado o Conselho Superior da entidade por diversas vezes. 

 

 

Por Sara Caprario, ex-Assessora de Imprensa do CAU/SC

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

4 respostas

  1. Silvia Lenzi sempre será uma referência em Santa Catarina, como profissional brilhante e cidadã admirável. Grande personagem de Florianópolis e região metropolitana, há muito vem colaborando com os assuntos pertinentes a profissão e categoria. Homenagem merecida e oportuna.

  2. Merecida homenagem à Silvia Lenzi, grande mulher,
    batalhadora do urbanismo e cidadania.

  3. Merecida homenagem à Silvia Lenzi, grande mulher, batalhadora do urbanismo e cidadania.

  4. Grande profissional de sólida bagagem de conhecimento, querida amiga e colega de Diretoria na SEDUMA durante o Governo Pedro Ivo.
    É certamente referência tanto profissional quanto pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo