Encontro com Gestores

Simplificação de licenciamento urbanístico é tema de encontro de gestores públicos em Brasília

Gestores públicos, servidores municipais, representantes de conselhos e de políticas públicas, e profissionais que atuam em processos de controle urbano estiveram reunidos em Brasília/DF, nesta quarta-feira, 12, para um encontro com enfoque na simplificação e desburocratização de licenciamentos urbanísticos.

O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), faz parte do projeto Construa Brasil – uma iniciativa do governo federal para modernizar o ambiente de negócios do setor da construção, com metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações e à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, entre outras estratégias.

O evento contou com cinco painéis técnicos, com destaque para os guias orientativos 1  e 2 – materiais que elencam iniciativas adotadas por municípios de pequeno, médio e grande porte, para modernizar processos de construção e urbanização.

Um dos painéis temáticos, ‘Racionalizar os exames documentais’, contou com a participação de Danilo Batista, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea) e coordenador do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU), representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Batista esteve ao lado de Ivanna Carla Tomasi, secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SC), e Nielsen Christianni, representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O painel também teve a participação de Rodrigo Koerich, coordenador técnico do projeto Construa Brasil/Recepeti.

Na ocasião, Danilo sinalizou que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil conta com 220 mil profissionais registrados. “Um volume muito significativo de pessoas. Gostaríamos que esses arquitetos estivessem presentes em todas as cidades brasileiras, porque a função principal da nossa profissão, além das grandes intervenções e construções, também é trabalhar as cidades”, disse. “Eventos como este, de divulgação de metodologias e dos guias orientativos, são muito importantes para cada um desses profissionais e devem ser difundidos para que todos tenham acesso, bem como a população em geral”, acrescentou.

O representante do CAU/BR também destacou o acordo de cooperação técnica assinado entre o Conselho de Arquitetura e o BIM Fórum Brasil (veja aqui)  que estabelece um conjunto de atividades e etapas direcionadas ao alcance de metas como compartilhamento de conhecimentos, informações, experiências, metodologias e outros recursos relevantes para ambas as partes.

Confira o evento na íntegra [Encontro com Gestores Públicos Simplificação e Desburocratização de Licenciamentos Urbanísticos].

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada.
Pular para o conteúdo