Que arquiteto e urbanista nunca passou horas escolhendo as melhores escalas humanas a serem inseridas na imagem após o render ter ficado pronto? Apesar de aparentemente fácil e singela, essa tarefa esconde algumas questões primordiais do projeto: como se trata (ainda) de uma proposta, devemos comunicá-la (também) através de imagens, e nelas depositamos algumas intensões e expectativas, entre as quais o público que nosso projeto vai atender.
Há páginas na internet que disponibilizam imagens de escalas humanas já recortadas, o que agiliza muito essa etapa de representação, porém, em geral esses sites são estrangeiros e disponibilizam imagens de pessoas de seus países. Talvez o mais famoso seja o sueco SKALGUBBAR, com centenas de escalas suecas prontas para ilustrar nossos projetos.
Há também a versão latina – Escalallatina – que disponibiliza imagens recortadas de “escalas humanas de um mundo em desenvolvimento”. Algo mais próximo de nossa realidade, sem dúvida, mas elas ainda não são brasileiras…
Pensando nisso, o coletivo Micrópolis criou o repositório SKALGUBBRA, segundo eles próprios, “baseado no site sueco Skalgubbar, porém em um contexto mais brasileiro.” São centenas de escalas de todas as partes do Brasil – que mostram uma realidade bastante heterogênea – prontas para serem inseridas em suas imagens. Clique aqui e acesse a página.
Publicado em 03/02/2015. Fonte: Asbea/Archdaily – Romullo Baratto.
3 respostas
Achei muitíssimo interessante e gostaria de receber este material.
Obrigada
Prezada Leila, boa tarde. O material está disponível gratuitamente no link publicado na matéria: http://skalgubbra.tumblr.com/.
MUITÍSSIMO OBRIGADA, AGORA O PROJETO GANHARÁ MAIS REALIDADE!