CATEGORIA

Projeto Software Livre lança primeiro curso sobre GIMP para Arquitetura

 

O projeto de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare), uma iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), lança o curso sobre ‘GIMP para Arquitetura’ nesta sexta-feira (19/8). É a primeira de uma série de sete aulas sobre  softwares livres para arquitetura elaborados com o apoio do o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). GIMP é o acrônimo de “GNU Image Manipulation Program”. 

 

O curso de GIMP é composto por sete aulas em 45 vídeos – de quatro a 12 minutos cada – que serão disponibilizados gratuitamente no canal do YouTube do Solare, com toda a teoria e prática do programa. As aulas são ministradas pelo professor Allan Brito, arquiteto e urbanista com atuação voltada à tecnologia aplicada em desenvolvimento de projetos em arquitetura. A iniciativa em parceria com o CAU/RS ainda contará com outros seis softwares: Inkscape, Scribus, Blender, QCAD, FreeCad e QGIS.

 

O chefe de gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares, destaca que “o Projeto Software Livre para arquitetos e urbanistas é uma iniciativa que irá dar uma opção de acesso ao conjunto de ferramentas de trabalho necessárias ao pleno desenvolvimento dos trabalhos profissionais de forma gratuita”. Para o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, o Solare constitui a democratização do acesso às ferramentas de trabalho do arquiteto. “A iniciativa é fundamental para que se tenha igualdade de condições de trabalho e para que a profissão de arquiteto e urbanista não fique refém de marcas, programas e empresas que vendem softwares que muitas vezes dificultam o trabalho dos profissionais com suas políticas comerciais”, afirma. Segundo ele, a parceria é o início de um processo para qualificar o acesso, oferecer informação e formação aos profissionais.

 

No dia do lançamento do primeiro curso do Solare, também será aberto o Fórum do Solare, espaço construído no site do projeto especialmente para a troca de experiências entre os participantes. O secretário de Organização e Formação Sindical da FNA e coordenador do projeto, Danilo Matoso, explica que o fórum servirá para o aprofundamento dos temas apresentados em vídeo. “Quem tiver dúvidas, comentários ou sugestões, pode acessar e postar no Fórum, que funciona também como uma ferramenta de mobilização dos estudantes e profissionais envolvidos”, reforça. Matoso reforça que o projeto vai além da proposta de ampliar o acesso ao software livre, mas também mostrar aos profissionais que as ferramentas que serão apresentadas oferecem formas mais inteligentes de funcionamento, tudo isso dentro de uma plataforma gratuita e segura aos arquitetos e urbanistas.

 

Plataforma Solare
Site: https://solare.org.br/
Inscreva-se no Canal do YouTube: https://bit.ly/youtubesolarelivre
Fórum de Discussões: https://solare.org.br/forumsolare/

 

Confira o calendário completo das próximas aulas (disponibilizadas sempre na manhã de cada dia)
19/8 – GIMP para arquitetura
02/9 – Inkscape para arquitetura
16/9 – Scribus para arquitetura
30/9 – Blender para arquitetura
14/10 – QCAD para desenho arquitetônico
28/10 – FreeCAD para BIM
18/11 – QGIS para planejamento territorial e ambiental

 

Fonte: FNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Oficinas do Projeto Amazônia 2040: Construindo um Futuro Sustentável na Amazônia Legal

CATEGORIA

24º Seminário Regional da CED estuda aperfeiçoamento do Código de Ética e Disciplina

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Skip to content