Fórum Internacional

Soluções baseadas na natureza dominam debate no Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo  

O primeiro painel desta sexta-feira (16) no Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, realizado no Palco E-Gov, durante o Rio Innovation Week, focou nas Soluções Baseadas na Natureza (SbN). O conselheiro federal Tito Abreu de Carvalho, que mediou o debate, destacou a importância dessas ações na proteção e recuperação de ecossistemas naturais ou modificados. “Uma das missões do CAU/BR é ajudar a construir uma nova realidade no Brasil, assim como modelar uma nova abordagem de construção das cidades”, afirmou.

O professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Erico Masiero, questionou o modelo de cidades que queremos e como as SbNs podem ser uma resposta aos desafios climáticos em ambientes urbanos. “Está claro que a tecnologia precisa caminhar junto com as necessidades das pessoas, proporcionando acesso mais fácil e beneficiando a sociedade como um todo, não sendo apenas um instrumento de acumulação de riqueza, mas sim de sua divisão”, declarou.

A sócia-fundadora da Lopo Arquitetura, Elena Caldini, propôs reflexões sobre bioconstrução, ressaltando que todos os seres vivos impactam o meio ambiente ao construir. Caldini apresentou exemplos de casas de rápida montagem com estruturas de madeira, sublinhando que “o futuro é ancestral”. Ela destacou ainda a importância da participação da arquitetura e urbanismo em eventos de inovação e soluções tecnológicas, dada a relevância das questões levantadas pela construção civil.

O sócio da Troost + Pessoa Architect, Laurent Troost, reforçou a necessidade de cooperação entre todos os seres vivos para a criação de vida dentro dos sistemas planetários. Com escritório em Manaus/AM, Troost mostrou exemplos de projetos que integram, preservam e incentivam a construção com a natureza, criando cidades melhores, mais agradáveis e sustentáveis.

Para o conselheiro Tito Carvalho, o painel foi excepcional, pois combinou abordagens científicas, conceituais e projetuais, oferecendo informações valiosas tanto para profissionais quanto para o público em geral. “Esse debate precisa ser amplificado em todas as instâncias do CAU e da sociedade”, concluiu.

O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, organizado pela Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio e Janeiro (CAU/RJ), integra a 4ª edição do Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. Além de fortalecer laços com conselhos internacionais de arquitetura e urbanismo, o evento visa estabelecer possíveis acordos de cooperação.

O CAU/BR também participa do evento com um estande aberto ao público até o dia 18 de agosto, onde os visitantes podem conhecer as iniciativas do Conselho e interagir com profissionais da área.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arquitetura e Urbanismo no mundo foi foco de debate no RIW 2024

Urbanismo para desenvolvimento social em favelas é destaque no RIW 2024

CAU/BR reforça transformação digital na Arquitetura e Urbanismo com mais uma parceria

Pular para o conteúdo