Eduardo Souto de Moura é atualmente uma das principais referências no campo da arquitetura e urbanismo. Foi o segundo arquiteto português reconhecido com o Prêmio Prietzker. O primeiro foi seu mestre, Álvaro Siza. Aos setenta anos, cinquenta dos quais dedicados à carreira, o arquiteto é homenageado com a exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras, em cartaz até o dia 25 de maio no Paço Imperial, Rio de Janeiro. A mostra também oferece um ciclo de debates sobre a produção do arquiteto. A terceira sessão temática nesta quarta-feira, 19 de abril, vai tratar das obras do arquiteto lusitano e contará com um depoimento do próprio Souto Moura.
Em vídeo enviado especialmente para a ocasião, Souto de Moura fala sobre a influência da arquitetura brasileira sobre seu trabalho. “O Brasil me é um país e uma cultura arquitetônica muito cara. Tenho imensas referências”, afirma, citando os modernistas Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e sua discípula Marta Moreira, a quem diz ter conhecido recentemente.
Souto de Moura expõe a sua percepção sobre o conjunto arquitetônico e a cidade de Brasília e reconhece a inspiração dos modernistas brasileiros para a sua própria obra. “Tento copiar de uma maneira inteligente. Não fazer exatamente igual, mas perceber qual foi o problema (do projeto) e qual é o meu, perceber qual a melhor estratégia: pelo sistema construtivo, pelo material ou pela linguagem do movimento moderno”, explicou.
O arquiteto também manifestou agradecimento pela exposição do seu trabalho no território brasileiro. “A arquitetura brasileira é uma fonte de conhecimento, e quando esta fonte de conhecimento reconhece a pessoa que a absorve e divulga, fico grato e muito contente”, disse.
ASSISTA:
A sessão temática “Obras” acontece nesta quarta, 19 de abril, a partir das 17 horas no Paço Imperial (Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ). O debate será mediado pela conselheira do CAU/RJ, Noêmia Barradas, e terá como convidados os arquitetos e urbanistas Luiz Sarmento, Romulo Baratto e Luciano Margotto. Saiba mais
O evento será gravado e, posteriormente, disponibilizado no canal do CAU Brasil no Youtube. Inscreva-se aqui