
A São Paulo Urbanismo – SP Urbanismo, entidade promotora, e o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP, entidade organizadora, instituiram o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para o Plano de Urbanização do Subsetor A1 no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca. As inscrições devem ser feitas até 10/04/15
O Concurso será realizado em uma única etapa para selecionar a melhor proposta de Estudo Preliminar e, posterior elaboração de projeto básico completo, que propicie as infraestruturas necessárias e a qualificação do ambiente urbano, o que inclui necessariamente as questões da mobilidade, lazer, equipamentos públicos e habitação de interesse social, tendo como premissa a adoção de um sistema viário fornecido, a partir dos parâmetros da lei que instituiu a OUC Água Branca, bairro da zona oeste da capital paulista que vive intenso processo de mudanças.
Segundo a SP Urbanismo, o Plano de Urbanização da área é “uma oportunidade para inaugurar um processo de transformação dos rios, suas margens e adjacências, territórios da cidade historicamente ignorados, desvalorizados e tratados como “fundo urbano”. O objetivo é reverter esta situação que perdura há décadas nestas regiões a fim de torná-las protagonistas da cidade através de uma abordagem nova que trate a várzea não como um hiato urbano apartado, mas como uma “frente urbana” inserida, dinamizando a interação entre a população e a cidade e regenerando o seu tecido urbano tanto no âmbito físico e ambiental quanto no econômico e social”.
A área deverá também prover habitação digna à população de baixa renda. Isso significa que aliados aos conjuntos habitacionais deverão ser implantados equipamentos públicos educacionais, culturais, esportivos e de saúde que funcionem de suporte, não só aos moradores do local, mas a usuários de toda parte.
Neste contexto, o espaço público desempenha o importante papel de articular tanto física quanto visualmente a cidade com a sua frente do rio.” Deste modo, a proposta deverá ser fundamentada na aproximação da população com o rio através de um sistema de áreas verdes, da adoção de fruição pública e permeabilidade espacial e da articulação do entorno com a implantação de uma passarela de transposição não motorizada sobre o rio Tietê”, diz a SP Urbanismo.
O lançamento do concurso se deu em 09/02, data a partir da qual a SP Urbanismo se coloca a disposição para consultas, até 10/04. O limite para entrega dos Trabalhos: 17/04. A cerimônia de premiação: está agendada para 06/05.
A comissão julgadora será composta por Eugenio Fernandes Queiroga, José Rollemberg de Mello, Milton Liebentritt de Almeida Braga. Renata Semin e Vladir Bartalini.
Para mais informações, clique aqui.
Publicado em 15/02/2015.
Uma resposta
Como faço para me inscrever e conseguir uma planta do local.