Representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (SEDU) / PARANACIDADE estiveram em uma reunião na sede do CAU/PR, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (03). Pelo Conselho participaram o presidente Jeferson Dantas Navolar, a assessora jurídica, Claudia Cristina Taborda Dudeque, e o gerente técnico e agente de fiscalização, Walter Gustavo Linzmayer. Já a equipe da SEDU/PARANACIDADE foi composta pela Diretora de Operações, Monica Soares Vieira, e pelos analistas de desenvolvimento municipal, Carlos Augusto Storer e Fernando Domingues Caetano.
O tema do encontro foram os planos diretores dos municípios paranaenses. “Viemos pedir apoio e uma diretriz de como esses planos devem ser pagos financeiramente. Nós recebemos muitas solicitações das cidades para realizarmos os financiamentos dos planos diretores e não temos uma tabela para quantificar a remuneração desses trabalhos”, contou Monica.
Para colaborar com a solicitação, o CAU/PR apresentou as Tabelas de Honorários do CAU/BR – normas federais com definições, valores, etapas e escopo dos serviços de arquitetura e urbanismo. “Essa foi a maneira que encontramos para dar uma orientação técnica à SEDU/PARANACIDADE sobre o custo de um plano diretor e os valores de todas as atividades que podem ser desempenhadas pelos profissionais da nossa categoria”, explicou o gerente técnico e agente de fiscalização do CAU/PR.
Walter Gustavo Linzmayer ainda ressaltou que o desenvolvimento de um planejamento urbano é responsabilidade exclusiva do arquiteto e urbanista, como prevê a Lei Federal 12.378, regulamentada pelas Resoluções 21 e 51 do CAU/BR. “Cerca de 63 municípios do estado precisam revisar os planos diretores neste ano. O resultado dessa reunião é que as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil devem mesmo servir de referência para os financiamentos aprovados pela SEDU/PARANACIDADE”, finalizou.
Publicado em 05/02/2016. Fonte: CAU/PR