Clipping

Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 13 de Dezembro de 2023.

 

Edição #16920

 

Brasília, 13 de Dezembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

ArchDaily: Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos

O caminho para a distinção dos Teatros da Amazônia terá início de 13 a 15 de dezembro, durante a primeira oficina de mobilização em Manaus. O evento contará com a participação de representantes dos governos do Amazonas e Pará, prefeituras de Manaus e Belém, sociedade civil, pesquisadores e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

CAU/SP: CAU/SP aprimora Portal da Transparência para facilitar acesso de cidadãos(ãs) às informações do Conselho

O Portal da Transparência permite ao cidadão o acesso transparente e integral a informações diversas sobre a autarquia federal. E atende à Lei nº 12.527/2011 – a Lei de Acesso à Informação. Com esta atualização, informações de amplo interesse dos profissionais estão em destaque na página de abertura, e a navegação pelo amplo acervo de atas, editais, deliberações, planilhas, portarias, relatórios, súmulas e demais documentos está mais clara.

 

Estadão: Zoneamento de SP: projeto que muda áreas para prédios altos é aprovado em 1ª votação

Revisão de lei altera regras de algumas milhares de quadras da cidade; segunda e definitiva votação será em 21 de dezembro.

 

O Globo: Ocupação de encostas e favelas: o que mudou com o plano diretor do Rio

Comissão responsável pela análise do texto juntou atividades diferentes em processo de votação da revisão da legislação urbanística da cidade.

 

Nexo: Os impactos urbano, social e econômico do passe livre de domingo

Prefeitura de São Paulo anuncia tarifa zero no sistema de ônibus. Política pode estimular comércio e ampliar acesso ao lazer e a equipamentos públicos, mas desenho impõe desafios.

 

LEI DE ZONEAMENTO SP

 

Folha de S. Paulo: Zoneamento avança sob pressão de construtoras por prédios sem limite de altura em SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (12), em primeira votação, a proposta de revisão da Lei de Zoneamento. O texto ainda será modificado e submetido a uma segunda e definitiva deliberação dos vereadores, prevista para o próximo dia 21.

 

Estadão: Zoneamento aprovado em 1ª votação é bom para SP? Empresários, especialistas e vereadores respondem

Revisão da legislação urbanística mudará regras para milhares de quadras na cidade e voltará ao plenário da Câmara no próximo dia 21.

 

O Globo: Câmara de SP avança na revisão do zoneamento, que deve mudar a cara de vias no Jardins e fixar novas regras para verticalização

Projeto foi aprovado em primeiro turno, e prevê áreas ‘blindadas’ contra novos prédios, como a Vila Madalena, além de proteção a vilas.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/BA: CAU/BA realiza cerimônia de diplomação dos conselheiros eleitos

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia realizou na tarde de ontem (11) a cerimônia de diplomação dos conselheiros eleitos para a gestão 2024-2026.

 

CAU/CE: 144ª Plenária Ordinária: confira as imagens da plenária que empossou e diplomou a nova gestão do Conselho e premiou os editais de 2023

Durante o evento também aconteceu a premiação dos vencedores dos editais de 2023, que reconheceram os destaques nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Cidade, Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, 3º Prêmio Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo (TCC) e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social).

 

CAU/DF: CAU/DF nas Escolas apresenta gibi da Turma da Mônica ao CED 11 de Ceilândia

A revistinha, produzida pelo CAU Paraná com o Instituto Maurício de Souza e a Unesco, mostra a importância da arquitetura, do urbanismo e dos profissionais no desenvolvimento das cidades. O material foi entregue às crianças e aos adolescentes do período integral do Centro de Ensino, que ficaram entusiasmados com a novidade.

 

CAU/MA: Amigos da Arquitetura 2023: CAU/MA premiou grandes parceiros em noite comemorativa ao Dia do Arquiteto e Urbanista

O CAU/MA trouxe em sua programação a premiação AMIGOS DA ARQUITETURA, assim intitulada a premiação aos profissionais e colaboradores que, de forma direta, são grandes parceiros nas ações realizadas pelo conselho contemplando a boa relação do CAU/MA, com instituições, secretarias, federações e órgãos.

 

CAU/MS: Novos conselheiros eleitos do CAU/MS são diplomados e empossados

A solenidade foi conduzida nesta segunda-feira, dia 11, na sede do CAU/MS, marcando a diplomação e posse dos conselheiros eleitos nas Eleições do CAU 2023.

 

CAU/RJ: CAU/RJ divulga finalistas do Prêmio Marcos Konder Netto

Em sua primeira edição, o Prêmio Marcos Konder Netto, promovido pela Comissão Temporária do Setor Público (CTSP) tem como objetivo a valorização do arquiteto e urbanista servidor público, que tenha desenvolvido trabalhos no campo da Arquitetura e Urbanismo Públicos e/ou seja reconhecido profissionalmente por seus relevantes serviços prestados à região onde atua.

 

CAU/SP: CAU/SP suspende atendimento na sede no Centro Histórico na tarde do dia 14/12

A interrupção ocorre devido a atividades administrativas.O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira, 15.

 

ENTIDADES

 

IAB/RS: Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Estimulando a criatividade: o papel da IA nas ferramentas de visualização e projeto para arquitetos

Hoje em dia, o trabalho do arquiteto está intimamente ligado à tecnologia e aos avanços que surgem nesse campo. Nesse sentido, diversos aspectos da inteligência artificial têm sido amplamente discutidos.

 

ArchDaily: Ilha de Saint-Louis: uma jornada por sua história arquitetônica e desafios de conservação

A ilha apresenta uma forma urbana em grade com vilas de dois andares, típica do urbanismo colonial francês do século XIX.

 

Casa Vogue: Parque Ibirapuera é um dos mais buscados no mundo

Com 1,5 km², 532 espécies de plantas, mais de 300 espécies de animais e uma vasta agenda cultural, o Parque Ibirapuera é um dos maiores pontos turísticos de São Paulo.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

O Globo: Primeira das cinco pontes do novo corredor viário de São Gonçalo vai começar a ser construída

Orçado em mais de R$ 262 milhões, o Mobilidade Urbana Verde Integrada (Muvi) terá um trecho de 18 quilômetros, ligando os bairros de Neves a Guaxindiba.

 

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

 

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Pular para o conteúdo