ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Tira-Dúvidas: Conheça regras e caminhos para emitir o RRT

Arquitetos e urbanistas devem sempre registrar todas suas atividades de Arquitetura e Urbanismo por meio de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), para garantir segurança aos serviços, legalidade às relações de trabalho e um acervo profissional que irá lhes acompanhar para sempre. O RRT é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o CAU para realizar tais atividades.

 

Para ajudar arquitetos e urbanistas, empresas e possíveis clientes, o CAU/BR preparou uma série especial de vídeos respondendo às principais dúvidas sobre o RRT que chegam à Central de Atendimento do CAU. São vídeos curtos, de um minuto, que abordam de forma objetiva e clara os questionamentos mais frequentes de arquitetos e urbanistas.

 

Confira os novos tutoriais do SICCAU:

VÍDEO 12: COMO EMITIR O REGISTRO DE DIREITOS AUTORAIS (RDA)?


 

VÍDEO 11: COMO EMITIR CERTIFICADO DE ACERVO TÉCNICO (CAT)?


 

VÍDEO 10: COMO EXCLUIR UM RRT NÃO-PAGO?


 

VÍDEO 09: COMO EMITIR DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA?


 

VÍDEO 08: COMO RETIFICAR O RRT PARA ADICIONAR ATIVIDADES CONTRATADAS?


 

VÍDEO 07: COMO RETIFICAR TIPO DE PARTICIPAÇÃO E ATIVIDADES CONTRATADAS NO RRT?


 

VÍDEO 06: COMO DAR BAIXA NO RRT?


 

VÍDEO 05: QUANDO DEVO FAZER A BAIXA DO RRT?

 

VÍDEO 04: COMO CORRIGIR AS INFORMAÇÕES DO RRT?

 

VÍDEO 03: COMO REGISTRAR ATIVIDADES DE PROJETO E EXECUÇÃO NO RRT?

 

VÍDEO 02: COMO FAZER RRT?

 
VÍDEO 01: A IMPORTÂNCIA DO RRT

 

Além dos vídeos (aguarde mais novidades), o CAU/BR possui uma série de materiais especiais para ajudar arquitetos e urbanistas a emitir seus RRT. Confira abaixo os principais materiais que podem orientar os profissionais:

 

RESOLUÇÃO CAU/BR Nº 91

Norma do CAU/BR que estabelece as regras que envolvem todos os processos referentes ao RRT. Confira aqui.  

 

GUIA DO RRT

As principais informações sobre modalidades de RRT, formas de participação, cancelamento, taxas, baixa e muito mais! Confira o Guia do RRT completo aqui

 

CARTA DE SERVIÇOS

Publicação detalha os 40 principais serviços oferecidos pelo Conselho ao profissional e à sociedade, incluindo as instruções e prazos para utilizá-los. Estão descritos ainda os serviços oferecidos exclusivamente a arquitetos e urbanistas, entre eles o registro no Conselho, a emissão de primeira ou segunda via carteira do CAU, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e o Registro de Direitos Autorais (RDA). Veja aqui. 

 

QR CODE PARA PLACA DE OBRAS

Funcionalidade do SICCAU permite o uso do QR Code como recurso para informar os dados dos RRT correspondentes às atividades realizadas, dispensando que se mantenha no local via impressa do referido registro. Saiba mais.

 

 

 

 

 

19 respostas

  1. Eu entendo que o art2º, I e XI da Lei nº12378/10 define como uma atribuição dos arquitetos o projetos de geradores fotovoltaicos, assim definido em recolhimento de RRT como projeto de instalações elétricas (sem especificar o fato de ser fotovoltaico ou não).
    A ENEL só aceita projetos de geração fotovoltaica assinada por engenheiros eletricistas, com ART emitida pelo CREA/SP.
    Afinal de contas. Temos ou não esta atribuição?

    Podemos ou não recolher RRT de projetos de geração distribuída para energia solar fotovoltaica?

  2. Não consigo emitir boleto de RRT gerada. Apresenta código de erro 10710812 ou 10711561. Como posso resolver?

  3. Como retificar declaração de acessibilidade para compatibilizar com edificação de uso residencial e privativo?O problema é que no item disponível, o texto resultante qua aparece na RRT, se refere a edificação de uso público, aberta ao público ou privativa de uso coletivo e a prefeitura exige que o texto se refira ao uso adequado da edificação projetada, no caso, residencial.

  4. Boa noite. Gostaria de saber como faço para emitir uma RRT de execução quando o projeto criado por outro profissional não contempla banheiro com acessibilidade? No caso eu sou o Arquiteto de execução e é um projeto de ampliação de um restaurante a qual, nesta ampliação o que está sendo melhorados são os banheiros e não foi criado um banheiro acessível.

  5. Boa tarde.

    Estou com uma dúvida em relação ao valor legal da RRT/ART.

    Uma RRT/ART de serviço registrada e impressa com assinatura do profissional porem sem a assinatura da pessoa contratante, perde seu valor legal?

  6. Na rrt devemos colocar uma data prevista de término da obra. Gostaria de saber se caso essa data passar e a obra ainda não estiver finalizada deve-se retificar a RRT e alterar a data prevista ou não tem necessidade?

  7. Gostaria qual a finalidade de deixar a dúvida aqui se a única resposta do CAU é pedindo para entrar em contato. Se a resposta fosse colocada abaixo da questão, poderia servir para outras pessoas que tem a mesma dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Restauro em Patrimônio Histórico é reconhecido como atribuição privativa de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

O que muda com a nova resolução da fiscalização a partir de 27 de março

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

Skip to content