Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo.

E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto. Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independentemente do tamanho e do valor.

Para encontrar um arquiteto e urbanista perto de você, clique no link abaixo

Para entender melhor a real importância desse profissional, listamos aqui cinco razões para que você contrate um arquiteto, seja para construir uma casa ou escritório, ou para reformas, das mais simples às mais complexas.

PLANEJAMENTO

É no planejamento que tudo começa.

Nesta etapa o arquiteto e urbanista precisa entender tudo que o cliente quer e necessita, como segurança, beleza ou economia. Em seguida o arquiteto desenvolve o projeto, representação gráfica com todas as dimensões e características de sua ideia. É também no planejamento que se prevê toda coordenação do trabalho, o gerenciamento e a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até sua conclusão.

SEGURANÇA

Só o arquiteto e urbanista garante um bom projeto e uma obra bem planejada e executada com segurança.

Que fique bem claro: é ilegal construir ou reformar sem contar com o profissional técnica e legalmente habilitado para elaborar projetos arquitetônicos, o arquiteto e urbanista. Só o arquiteto e urbanista garante um bom projeto e uma obra bem planejada e executada com segurança, protegendo a saúde das pessoas e a integridade do imóvel. O pedreiro e o mestre-de-obras são importantes, é claro, mas eles jamais substituem o arquiteto e urbanista, que ao fazer o registro de seu projeto junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo se compromete com o atendimento às exigências das leis e dos órgãos de fiscalização

ECONOMIA

O arquiteto e urbanista é fundamental para que se economize em uma construção ou reforma

Não é raro ouvirmos histórias sobre obras que custaram muito mais do que deveriam custar. O arquiteto e urbanista é fundamental para que se economize em uma construção ou reforma. Ele é o profissional que vai fazer um projeto correto e bem planejado, auxiliando o cliente em todas as etapas do trabalho. Somente desse modo é possível prever a quantidade certa de materiais que serão utilizados, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios. Da mesma forma, ao gerenciar a obra, o arquiteto e urbanista saberá orientar a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado. Devido à sua experiência e ao seu conhecimento das técnicas construtivas, o arquiteto tem condições de sugerir projetos inteligentes e sustentáveis.

CONFORTO

Conforto em arquitetura envolve muitos aspectos além da comodidade.

Quando se fala em conforto na Arquitetura, imagina-se logo uma área com redes ou poltronas confortáveis. Mas, o conforto em arquitetura envolve muito mais coisas, além da comodidade. Temos muitos tipos de conforto, como por exemplo:

Conforto-higiene – que está relacionado à saúde e bem-estar, como iluminação natural, ventilação, dimensão das aberturas até a distância entre edifícios.

Conforto-bem-estar – que tem a ver com a forma de satisfazer o gosto das pessoas. Tudo que traz comodidade, incluindo o bom aproveitamento dos espaços internos, bem como as dimensões corretas para móveis e equipamentos eletroeletrônicos.

Conforto-economia – que está relacionado a moradias mais simples e mais baratas, porém confortáveis e dignas, para se viver bem e não apenas morar.

Conforto ambiental – que busca o máximo de satisfação possível para as pessoa, compreendendo o estudo das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo energético e redução de emissão de poluentes para o meio ambiente.

VALORIZAÇÃO

Os serviços do arquiteto e urbanista valorizam o imóvel e melhoram as cidades.

E por fim temos a valorização do imóvel. Os serviços dos arquitetos e urbanistas representam até 10% do custo total da obra e podem valorizá-la muito. O arquiteto e urbanista sabe entender o sonho de cada cliente, interpretá-lo e transformá-lo em realidade com economia. Ele sabe otimizar o seu projeto, propondo ambientes modernos e funcionais. Ele sabe como usar pequenos espaços, criar uma iluminação sustentável aproveitando a luz natural, zelar pelo arejamento e, ainda, ele é fundamental na colaboração para um acabamento adequado. E tudo isso, na certa, vai valorizar o capital do cliente e contribuir para a melhoria da qualidade das cidades.