Assistência Técnica

Tragédia no litoral paulista mostra que ATHIS é uma necessidade, afirma presidente Nadia Somekh

Presidente do CAU Brasil participou da sessão plenária do CAU/SP logo após as tragédias causadas pelo temporal que atingiu o litoral norte paulista

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, esteve presente na abertura da 26ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/SP no dia 23 de fevereiro. Nadia se solidarizou com as vítimas da tragédia que tirou a vida de 48 pessoas e desabrigou outras centenas no litoral paulista durante o feriado de Carnaval. Conselheira federal pelo estado de São Paulo, Nadia também ofereceu informes sobre as principais ações que mobilizam a agenda do Conselho Federal.

 

Segundo a presidente, a tragédia do litoral norte paulista é mais uma demonstração clara de como a ATHIS é uma necessidade no país. “Não é mais um acidente, é recorrência. Nós estamos alertando, mas não nos ouvem: precisamos fortalecer as moradias precárias”, disse, reafirmando o papel central dos arquitetos e urbanistas nesta tarefa. “Nosso trabalho é com o coração: melhorar a vida da população. Precisamos estar unidos para defender a sociedade e os arquitetos”, completou. O tema gerou artigo publicado na seção Tendências e Debates do jornal Folha de São Paulo em 23 de fevereiro. “O problema é o histórico processo de urbanização de nosso país que não dá lugar na regulação urbanística para os mais pobres e vulneráveis, agravado agora pela escalada das mudanças climáticas”, escreveu Nadia Somekh. Leia na íntegra

 

Nadia lembrou que o desenvolvimento urbano com sustentabilidade é a tônica do Projeto Amazônia 2040 que vem mobilizando as comissões do CAU Brasil e entidades na perspectiva de apresentar propostas durante o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023, em Copenhague/DK.

 

Na sequência, Nadia convidou os conselheiros e conselheiras do CAU/SP a participarem da ação que o CAU Brasil organiza durante a 24ª Marcha dos Prefeitos, marcada para a última semana de março, em Brasília. O CAU Brasil e as entidades que representam a arquitetura e urbanismo formarão uma frente para estabelecer diálogos como prefeitos, secretários, vereadores e outros agentes municipais presentes no encontro que acontece anualmente na capital federal. A ação é mais um desdobramento do manifesto aos candidatos e candidatas nas eleições de 2022. 

 

A presidente conclamou os representantes dos arquitetos e urbanistas de São Paulo a se integrarem à agenda da Comissão Especial de Relações Institucionais do CAU Brasil, que vem intensificando conversas com o Governo Federal, através dos ministérios das Cidades e de Desenvolvimento Regional, por exemplo. Um resultado concreto da participação do CAU Brasil na formulação de políticas para as cidades é a adoção, pelo relatório de transição do governo, da proposta do Sistema Único de Cidades. A ideia sugerida pelo CAU Brasil e entidades é a vinculação dos serviços de arquitetura e urbanismo à estrutura do SUS.

 

A presidente lembrou ainda que 2023 é o último ano de gestão dos CAU/UF e do CAU/BR, momento de oferecer entregas das realizações das gestões. Num breve resgate das ações da atual gestão do CAU Brasil, Nadia destacou as metas estabelecidas pelo plano de cem dias. “Nossa prioridade zero era ter o SICCAU funcionando. Com a ajuda do CAU/SP, estamos trabalhando num sistema que não tinha investimentos desde 2015 e fazendo o possível para atender aos nossos arquitetos”, afirmou. A implementação da Resolução 198, que atualiza os procedimentos para a fiscalização e também fazia parte do plano, também teve avanços, segundo a presidente. “Vamos executar tudo o que estiver ao nosso alcance em três anos e o que não for possível, vamos semear para os próximos”, disse a presidente.

 

Outros temas mencionados pela presidente foram os debates realizados sobre a prática da reserva técnica, Ensino EAD, segurança nas eleições do CAU e a criação da figura do Microempreendedor Profissional (MEP). “Estamos nos articulando no congresso com deputados e senadores de todos os partidos para aprovação da MEP. Também estamos buscando audiência com o Ministro do Trabalho para tratar deste tema que é fundamental para os arquitetos e urbanistas”, relatou Nadia Somekh.

 

Assista ao pronunciamento da presidente:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Assistência Técnica

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

Skip to content