As diretrizes da Nova Agenda Urbana da ONU – que estabelece princípios para a melhoria das cidades até 2020 – devem fazer parte do dia a dia dos prefeitos e gestores públicos, buscando condições para elevar a qualidade de vida dos cidadãos. Este foi o consenso dos pronunciamentos de representantes dos governos Federal, Estadual, Municipais e entidades civis, na abertura do Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, na manhã desta terça-feira (25.7), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), realizado em conjunto com o 4º Congresso Pernambucano de Municípios.
Com um público de quase 2 mil pessoas, a solenidade contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do governador do Estado, Paulo Câmara; dos prefeitos do Recife e de Olinda, Geraldo Júlio e Professor Lupércio, respectivamente, além de líderes dos 185 municípios pernambucanos. Ainda na abertura, o representante da ONU-Habitat para a América Latina e Caribe, Alain Grimard, e o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo, um dos responsáveis pelo projeto de transformação de Medellín.
“Este é um momento histórico em que CAU/PE firma uma parceria pioneira com as prefeituras para, de forma integradora, fazermos a transformação das cidades que precisamos”, afirmou o presidente do Conselho estadual, Roberto Montezuma.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, ressaltou a oportunidade única dos prefeitos aprofundarem seus conhecimentos em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como preconiza a ONU. “Precisamos de um país forte para o futuro e a hora é essa”, completou o ministro Bruno Araújo. Para o governador Paulo Câmara, a união de todos para o fortalecimento das cidades é um desafio que, com certeza, renderá bons frutos para toda a sociedade.
Durante o evento, foram assinados termos de cooperação técnica entre a ONU-Habitat com o CAU/BR e com a Amupe para difusão da Nova Agenda Urbana. A cerimônia contou, ainda, com momentos culturais, como apresentação de Maestro Spok.
Fonte: CAU/PE