Uma noite para celebrar e aproximar a arquitetura e urbanismo de toda a sociedade. O CAU/RS abriu oficialmente na quarta, 16 de novembro, a 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, na sede do IAB-RS, centro histórico de Porto Alegre. O evento, que conta com o apoio do CAU Brasil, acontece até o sábado, dia 19, com extensa programação presencial nas sedes do CAU/RS, IAB/RS, Hotel Riachuelo e Theatro São Pedro. Uma das atividades mais aguardadas é a palestra “Arquitetura para Todas as Pessoas”, que terá participação das arquitetas Stephanie Ribeiro, apresentadora do programa Decora, do canal GNT; Tainá de Paula, vereadora no Rio de Janeiro; Maria Elisa Baptista, presidente do IAB, e mediação da Andréa Larruscahim Hamilton Ilha.
Conceber um evento capaz de congregar arte, cultura, arquitetura e urbanismo é uma ideia que vem sendo gestada há anos no CAU/RS, segundo o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. “Era um sonho levar os temas da arquitetura aos palcos da sociedade pra que possamos sair das nossas bolhas e conversar com a sociedade”, disse, em sua saudação aos participantes da abertura da Trienal. “Por isso, é tão significativo ocuparmos o Theatro São Pedro, um dos palcos mais importantes do estado. É muito significativo e nos traz muito orgulho poder colocar neste palco quatro mulheres, duas delas, arquitetas negras”, afirmou, em referência à palestra principal.
O CAU Brasil foi representado pelo conselheiro federal Ednezer Flores. “A trienal abre espaço de debate com a sociedade para construções conjuntas e mostra o potencial que temos pra qualificar as nossas cidades”, disse. O conselheiro destacou os temas que o CAU Brasil trouxe para o evento. “Hoje pautamos a Amazônia no Fórum de Presidentes. Isso mostra a importância desses eventos que não tem apenas referencia estadual, mas nacional e, quiçá, internacional pois é uma pauta central e que vamos levar também para o Congresso UIA 2023″, afirmou.
ASSISTA À ABERTURA OFICIAL
TRIENAL CULTURAL

A abertura oficinal do evento também marcou a inauguração de cinco exposições, entre elas, a mostra “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”. Resultado do I Concurso Nacional de Fotografias do CAU Brasil, o acervo conta com 47 imagens selecionadas na primeira edição da competição, que teve como tema o olhar das mulheres sobre o espaço urbano e a presença feminina no território brasileiro. A competição recebeu 173 fotografias, premiou 17 delas e destacou sete com menções honrosas. VEJA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL
A Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul segue até o sábado, 19 de novembro, com palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações. O primeiro dia do evento também teve na programação a 23º Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR que debateu o tema tema da Reserva Técnica. SAIBA MAIS
CONFIRA OS DEBATES E OS LINKS PARA ACOMPANHAR AO VIVO