Semana da Habitação

Troca de experiências marca tarde da 4ª Semana da Habitação

No dia 21 de agosto, a 4ª Semana da Habitação contou com uma intensa tarde de apresentações, troca de experiências e reflexões referentes às ações no âmbito da ATHIS. Os temas debatidos envolveram habitação, questões climáticas, assistência técnica, entre outros.

O conselheiro Luiz Alberto de Souza (CAU/SC) iniciou as apresentações da tarde com o painel “Acordo de Cooperação Técnica em HIS com as prefeituras de Florianópolis e Chapecó (CAU/SC)”. Luiz Alberto é vice-presidente do CAU/SC e coordenador da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (CATHIS). Ao longo da apresentação, o conselheiro mostrou as principais ações da CATHIS em Santa Catarina. Em suas considerações, Luiz Alberto destacou que a experiência piloto dos acordos de cooperação técnica com os municípios cumpriu o objetivo de fomentar a ATHIS enquanto política pública.

Nenhuma Casa sem Banheiro

O segundo painel foi apresentado pela presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, e abordou o “Projeto Nenhuma Casa sem Banheiro (NCSB)”. O projeto tem como objetivo a execução de melhorias sanitárias de forma individualizada e integrada à moradia por meio da assistência técnica. Os próximos passos para a melhoria do projeto envolvem o aperfeiçoamento da operacionalização do programa, principalmente em relação à contratação de projetos e mão de obra.

ATHIS

O terceiro painel teve como tema o “Programa de Capacitação em ATHIS no DF (CAU/DF)”. A condução ficou sob o comando da arquiteta e urbanista Ludmila de Araújo Correia, conselheira do CAU/DF (2024-2026), onde coordena a CPUA e a Câmara Temática de ATHIS. Ludmila falou sobre a experiência da Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (JATHIS) e ATHISBSB, viabilizada pelo CAU/DF. Ludmila destacou a capacitação e os exercícios como aspectos importantes no trabalho. “É preciso ter uma orientação até mesmo sobre como entrar na casa das pessoas, como conversar com elas”, explicou.

Plano Comunitário

No quarto painel, a arquiteta e urbanista Lara Cavalcante falou sobre o “Plano Comunitário de Gestão de Riscos: A Experiência da Comunidade Caiçara de Ponta Negra/RJ”, projeto que contou com patrocínio do CAU/BR. Lara faz parte da organização Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e atua em projetos dos eixos de Justiça Territorial, Justiça Climática e Ambiental*, além de* Justiça Racial, de Gênero e LGBTQIAPN+. A arquiteta explicou que o plano comunitário de gestão de riscos é um instrumento que foi produzido por moradores e pela equipe técnica do projeto. Lara destacou que eventos climáticos vêm se tornando mais frequentes e que algumas comunidades precisam ter meios de se proteger. “O principal objetivo do projeto foi desenvolver a capacidade adaptativa da comunidade”, explicou Lara.

Escritório Modelo

No quinto painel, a arquiteta e urbanista Ingrid Skarlety, gerente geral do CAU/RR, falou sobre o ”Escritório Modelo do CAU/RR”. Ela contou que o Escritório Modelo ajudou a realizar um diagnóstico geral, reunindo dados sobre as casas que poderiam ser atendidas, quem poderia ser atendido e o que poderia ser feito. Essas documentações ajudaram a classificar os locais visitados. Após o diagnóstico, o governo do estado implementou o programa ‘Morar Melhor’, que tem como objetivo oferecer serviços de reformas, ampliação e conclusão de unidades habitacionais. As principais atividades foram: diagnóstico da realidade, acesso a políticas públicas, acolhimento e direcionamento, visitas iniciais, intervenções a curto prazo e projetos habitacionais.

Ocupação Marighella

O último painel foi sobre a “Experiência do Caderno de Projetos da Ocupação Carlos Marighella”. O arquiteto e urbanista Vinícius Barreto, da organização Taramela Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade, explicou que a Taramela é uma organização da sociedade civil, fundada em 2018, que realiza assessoria técnica e funciona de forma integrada com várias redes de profissionais. A luta das famílias que vivem na Ocupação Marighella, em Fortaleza, por moradia digna vem desde 2020. Vinícius explicou que o projeto de assessoria técnica buscou levar em consideração a participação dos moradores, com seus interesses e contribuições. Carlos Jerffeson Ferreira, um dos moradores, participou da 4ª Semana da Habitação e falou sobre a importância de ter uma assessoria técnica perto de quem tem pouco acesso. Além disso, Carlos também comentou sobre os aprendizados e a importância da escuta de todos os lados. “É importante entender que não se trata apenas de casas. São seres humanos”, completou. Carlos também ressaltou que ainda vivemos os resquícios da pandemia. ‘A pandemia teve um impacto diferente para cada um. Entender isso também é importante”, destacou.

Debate

Após as apresentações dos painéis, houve um debate com a presença de todos que fizeram apresentações ao longo da tarde. Além dos palestrantes, estiveram presentes no debate Jerffeson Ferreira, morador da Ocupação da Ocupação Marighella, e a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden. A mediação foi conduzida pela conselheira federal Graciete Guerra da Costa, integrante da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assessoria técnica é tema de debate na última noite da 4ª Semana da Habitação

Projeto HABITATHIS encerra Semana da Habitação do CAU/BR em Fortaleza

Habitação, pesquisa e ATHIS são destaques na 4ª Semana da Habitação

Pular para o conteúdo