ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Especialização em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O curso é uma iniciativa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (ARQ/UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC) e do Centro Tecnológico (CTC). A inscrição no processo seletivo é gratuita e deve ser feita de 1º a 07 de fevereiro de 2024. O curso será realizado de março a dezembro de 2024. Todas as informações sobre o processo seletivo constam no edital. Acesse aqui.

 

Serão ofertadas 25 vagas na modalidade presencial, sendo 20% destinadas para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas e 8% para pessoas com deficiência e para aquelas pertencentes a outras categorias de vulnerabilidade social. As aulas presenciais ocorrerão no campus Trindade, em Florianópolis (SC), no prédio do departamento de Arquitetura e Urbanismo. Estão previstas atividades de campo em municípios da Grande Florianópolis.

 

Sobre o curso

 

O curso em ATHIS é uma pós-graduação lato sensu voltada a profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária Ambiental e Geografia. A especialização é focada na atuação em assessoria técnica de projetos de habitações de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia, assim como para a regularização fundiária e melhorias urbanísticas de assentamentos urbanos de baixa renda, conforme preconiza a Lei Federal 11.888/2008.

 

Neste sentido, a ATHIS é compreendida de modo amplo, com a qualificação das moradias associada à regularização fundiária, provisão de infraestruturas, equipamentos coletivos e espaços livres, que busquem desencadear um efeito sistêmico sobre o território de atuação, possibilitando a criação de espaços catalisadores de oportunidades de geração de emprego, renda e emancipação comunitária.

 

O curso é coordenado pelo professor Samuel Steiner dos Santos e tem uma proposta pedagógica estruturada a partir de metodologias participativas e integradas, com enfoque nas demandas sociais relativas ao direito à habitação e à cidade, articulando as dimensões histórica, cultural e simbólica e tem como área de atuação a comunidade do Frei Damião, situada no município de Palhoça, uma das maiores da região metropolitana de Florianópolis e de Santa Catarina, com população estimada em 14 mil habitantes.

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

ATHIS

Publicação resgata memória da Semana da Habitação 2023 e apresenta boas práticas em ATHIS

Pular para o conteúdo