A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia Covid 19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo.
O tema do refúgio e acolhimento de refugiados está presente no Congresso UIA 2021 Rio, que propõe: Todos os Mundos, Um só Mundo, Arquitetura 21, e em seus 4 subtemas – 1. DIVERSIDADE E MISTURA, 2. MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS, 3. FRAGILIDADES E DESIGUALDADES, e 4. TRANSITORIEDADES E FLUXOS. Como resposta a esse desafio, propôs-se, inicialmente, um workshop Arquitetura Humanitária, Refúgio e Acolhimento, no âmbito dos eventos preparatórios do Congresso e da Rio2021 Capital Mundial da Arquitetura.
Dividido em dois momentos – o primeiro em agosto de 2019 e o segundo em novembro de 2019, o workshop teve ao todo 120 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos e universidades de todo o Brasil. Sob organização das Cátedras Sergio Vieira de Mello e Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e da UFF e escola de Serviço Social da UFF, os workshops resultaram em propostas que serão mostradas em evento paralelo ao Congresso, adiado para 2021 e em publicação a ser lançada na mesma época.
Para dar sequência a essa discussão e fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, resolveu-se organizar conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado. Ao todo serão 10 conversas, entre agosto e novembro de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h, com transmissão on line pelo zoom e pelo YouTube. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que se inscreverem previamente e participarem de ao menos 3 sessões. Já estão confirmadas as seguintes conversas, conforme tabela abaixo:
Fonte: Rio Capital Mundial da Arquitetura
Uma resposta
Boa tarde.
Gostaria de saber, como me inscrever para ter acesso ao zoom ou you tube.
Grta.
SARA ALMEIDA