A União Internacional de Arquitetos (UIA), organização que representa mais de 3 milhões de profissionais no mundo, está promovendo em 2022 o “Ano do Design para a Saúde”. Objetivo é discutir o papel do design (arquitetura, planejamento urbano e áreas afins) na proteção, promoção e restauração da saúde nas cidades.
Como os arquitetos podem promover e proteger a relação mais saudável entre a natureza e o ambiente construído? Quais condições o ambiente construído precisa fornecer para que as pessoas possam se desenvolver? É responsabilidade dos arquitetos, profissionais do ambiente construído e formuladores de políticas liderar o caminho.
Arquitetos de todo o mundo estão sendo incentivados a explorar como um bom design pode contribuir para a segurança, a cura e o bem-estar que vão muito além das instalações de saúde, atingindo nossas casas, nossas escolas, nossos espaços públicos e nossas instituições.
Confira um guia sobre saúde e planejamento urbano
PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS
Começa neste mês de abril a programação de eventos do “Ano do Design para a Saúde”. Serão quatro webinários, gratuitos e online, que vão discutir o design que protege a saúde; o design que desenvolve a saúde; e o design que restaura a saúde.
Primeiro webinário acontece no dia 25 de abril, às 9h da manhã (horário de Brasiília), com o tema “Cidades Saudáveis e Espaço Público”. Inscrições já estão abertas. Clique aqui para participar.
Eventos seguintes serão: “Projeto e Planejamento de Unidades de Saúde” (20 de junho); “Dia Mundial da Arquitetura” (3 de outubro); e “Design para a Saúde com Tecnologias Emergentes” (21 de novembro).
O “Ano do Design para a Saúde” foi lançado em fevereiro, em um evento internacional com com especialistas de várias áreas: arquitetura, acessibilidade, crianças, patrimônio, cultura e habitat social. Veja abaixo a íntegra do evento.