Os ganhadores do Prêmio UIA Espaços Amigáveis e Inclusivos 2017 foram anunciados na quinta-feira, 6 de julho. Promovidos pela União Internacional de Arquitetos (UIA), a competição recebeu 76 inscrições ao todo, de países dos cinco continentes. A entrega dos prêmios e das menções honrosas ocorrerá formalmente no dia 6 de setembro, em Seul, durante o 26º Congresso Mundial de Arquitetos.
Novas Construções
Vencedor:
Menções Honrosas:
Espaços Públicos
Vencedor:
Menções Honrosas:
Edifícios Históricos & Existentes
Vencedor:
Menções Honrosas:
Pesquisa
Menções Honrosas:
Clear Code Architecture. Authors: Patricio Martínez González, Maximià Torruella Castell, Espanha.
Model for the Design and Evaluation of Accessible Spaces and Participatory Methodology with Users, for the Easy Understanding of Environments and Buildings. Author: Berta Brusilovsky Filer, Espanha.
A premiação teve quatro categorias: Novas Construções; Espaços Públicos; Edifícios Históricos & Existentes; e Pesquisa. Os projetos foram avaliados em duas etapas. Na primeira, um júri internacional, de cada uma das cinco regiões da UIA, fez uma pré-seleção dos concorrentes. Na segunda e última etapa, os arquitetos Vassilis Sgoutas (grego, ex-presidente da UIA), Krzysztof Chwalibog (polonês, co-diretor da UIA), Fionnuala Rogerson (irlandesa, co-diretora da UIA), Joseph Kwan (honconguês, coordenador da UIA para Região IV), Eduardo Elkouss (espanhol, coordenador da UIA para Região III) e Krzysztof Ingarden (polonês, vencedor da edição 2014 do prêmio) escolheram os vencedores e os ganhadores das menções honrosas.
Os projetos vencedores e todos os pré-selecionados serão expostos no 26º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá em Seul, de 3 a 7 de setembro. Posteriormente, os trabalhos serão divulgados no site e demais canais de comunicação da UIA. O Prêmio UIA Espaços Amigáveis e Inclusivos foi criado para incentivar e reconhecer arquitetos que criaram exemplares de espaços públicos amigáveis, inclusivos e acessíveis.
Fonte: IAB