EVENTOS

UIA divulga identidade visual oficial do Dia Mundial da Arquitetura 2019

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) divulgou o resultado da Competição Mundial de Posters de Arquitetura 2019. A obra da arquiteta Huda Gharandouqa, da Jordânia, foi selecionada para ser a identidade visual oficial para todas as atividades relacionadas ao Dia Mundial da Arquitetura, que em 2019 será celebrado no dia 07 de outubro.

 

O tema desta edição é “Arquitetura… habitação para todos”. Ele se concentrará em como os arquitetos podem contribuir para a realização de moradias acessíveis para todos, no contexto da Nova Agenda Urbana; e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o Objetivo 11, “tornar cidades e assentamentos humanos seguros, inclusivos, resilientes e sustentáveis”.

 

Dia Mundial da Arquitetura é celebrado tradicionalmente na primeira segunda-feira do mês de outubro. Na mesma data a Organização das Nações Unidas para os Assentamos Humanos (UN-Habitat) celebra o Dia Mundial do Habitat, criado há mais de três décadas pela Assembleia Geral da ONU, e parte de uma série de eventos que consagram outubro internacionalmente como o “Mês Urbano”.

 

No Brasil, o CAU deverá se incorporar na promoção do Dia Mundial da Arquitetura junto à mídia, objetivando destacar o papel dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e espaços públicos de qualidade, como destaca o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. Para o arquiteto brasileiro Roberto Simon, vice-presidente para as Américas da UIA, trata-se de mais uma ocasião para propagar a diretriz da Nova Agenda Urbana da ONU no sentido de que “ninguém deve ficar para trás”.

 

Poster vencedor a Competição Mundial de Posters de Arquitetura 2019. Obra da arquiteta Huda Gharandouqa, da Jordânia. Foto: UIA/Divulgação.

 

Em resposta ao enunciado selecionado, o poster em preto e branco de Gharandouqa, arquiteta vencedora do concurso, retrata um prédio com figuras humanas recortadas em suas janelas. As formas modulares “transmitem a vida urbana e ‘um senso de comunidade’, descreve a UIA. Das 100 candidaturas de todo o mundo, o júri – Sonya Dyakova (Rússia / Reino Unido), Dana Whabira (Zimbábue) e Chris Ware (EUA) – selecionaram a apresentação de Gharandouqa por seu “design impactante” e “imagens fluídas”, que chamam a atenção de longe.

 

Graduada em Design Arquitetônico pela Universidade Hashemite, Gharandouqa trabalha no Ministério de Turismo e Antiguidades da Jordânia. Ela disse à UIA que “as formas mais simples criam as maiores mudanças” e “dadas as terríveis condições que o mundo está enfrentando, formas básicas e padrões resilientes devem se tornar a base para a arquitetura e o desenvolvimento urbano de hoje”.

 

A entidade também promove o maior evento de Arquitetura do mundo, o Congresso Mundial dos Arquitetos. A 27ª edição do congresso acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, cidade que recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

A UIA2020RIO vai trazer profissionais de todos os continentes para debater os rumos da profissão, renovação urbana, novas tecnologias e materiais, práticas de projeto. “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação do evento – que já está com as inscrições abertas.

 

Com informações do Archinect e da UIA2020Rio

 

Veja também:

 

UIA2020RIO: Inscreva-se no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro

MAIS SOBRE: EVENTOS UIA.2020.RIO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/SP participará de edição local da CASACOR em Ribeirão Preto

CAU/PI convida para palestra sobre eficiência de estruturas de concreto armado

Umuarama recebe eventos do CAU/PR sobre ética e disciplina em setembro

Pular para o conteúdo