UIA

UIA divulga nota de solidariedade aos países afetados por desastres naturais

 

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) divulgou nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, um comunicado em solidariedade aos países afetados por desastres naturais que inclui o recente desastre ocorrido no Rio Grande do Sul do Brasil.

 

Segundo a nota, a UIA lamenta a trágica perda de tantas vidas humanas e a situação de milhares de pessoas que perderam as suas casas e meios de subsistência devido ao número crescente de desastres ocorrendo em todo o mundo, além dos graves danos causados ​​aos edifícios que deixaram vários locais históricos em ruínas.

 

Na segunda-feira, 11 de setembro, uma forte tempestade causou inundações devastadoras na Líbia, com mais de 5 mil mortos e mais de 10 mil desaparecidos e danos graves em aldeias e cidades na região Nordeste.

 

Na sexta-feira, 9 de setembro, ocorreu um terremoto de magnitude 6,8 em Marrocos, matando mais de 2.600 pessoas e ferindo mais de 2.500. Este evento sísmico provocou devastação nas zonas rurais da Cordilheira do Atlas e danos consideráveis ​​na cidade histórica de Marrakech, que inclui vários sítios classificados como patrimônio da UNESCO.

 

Inundações causando mortes aconteceram no sul da Europa na semana passada, com muitos mortos na Espanha, Grécia, Turquia e Bulgária. Aldeias e cidades sofreram danos catastróficos.

 

A União Internacional de Arquitetos expressa a sua preocupação e apoio as pessoas nas áreas afetadas que incluem o Brasil e reconhece a prioridade imediata da preservação da vida humana. À medida que a população afetada enfrenta a perda significativa de vidas, há também uma necessidade urgente de água, alimentos, saneamento e abrigo, além de planeamento para recuperação e reconstrução.

 

A UIA está em processo de estabelecimento de um novo Programa de Trabalho sobre ‘Desastres Naturais e Humanos’, para analisar e concretizar a assistência profissional que os arquitetos podem prestar face a desastres como os vividos nos últimos dias. Este novo programa será composto por especialistas das Seções Membros da UIA com a colaboração da Emergency Architects, uma ONG reconhecida como especialista na área.

 

Convidamos as nossas Secções Membros em todo o mundo a encorajar os seus governos a prestar assistência em caso de catástrofe, apoiar os esforços de reconstrução subsequentes e contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais mais empenhadas em arquitetura resiliente.

 

 Nota do CAU Brasil

 

Na última semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) também divulgou uma nota de solidariedade com a população gaúcha e familiares das vítimas das inundações motivadas por fortes chuvas e por um ciclone extratropical que até a última terça-feira, dia 12, ocasionou 47 mortes, deixando 8 desaparecidos e cerca de 4.790 desabrigados e 20.520 desalojados no estado do Rio Grande do Sul. Veja aqui.

 

(Com informações da UIA)

MAIS SOBRE: UIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

UIA

Dia Mundial da Arquitetura: Arquitetura para Comunidades Resilientes

UIA

Vencedores do Concurso Internacional de Estudantes da UIA: “A Grande Muralha Verde”

Pular para o conteúdo