A União Internacional dos Arquitetos (UIA) anunciou o resultado da 5ª edição do Golden Cubes Awards, organizado pelo Programa de Arquitetura e Trabalho Infantil.
A iniciativa foi criada para homenagear pessoas e/ou organizações que ajudam crianças e jovens a compreender melhor a arquitetura e o ambiente construído. Este prêmio é atribuído em quatro categorias: Instituições, Escolas, Meios Escritos e Meios Audiovisuais.
Após seleção inicial em cada país, na final 31 países apresentaram 30 indicações na categoria ‘Instituições’, 19 inscrições na categoria ‘Escolas´, 17 na categoria ‘Mídia escrita’ e 15 na categoria ‘Áudio e mídia visual’.
O Júri Internacional composto por Carla Rinaldi (Itália), Angela Uttke Million (Alemanha), Krisztina Somogyi (Hungria), Jorge Raedo (Colômbia), Heba Safey Eldeen (Egito), Ken-Ichi Suzuki (Japão) e Peter Exley (EUA), reuniu-se virtualmente em 29 de março e 18 de abril de 2023 para avaliar as inscrições nacionais indicadas e selecionar uma em cada categoria para um prêmio. O júri também selecionou oito inscrições adicionais para Menções Honrosas.
CATEGORIA ‘INSTITUIÇÕES’
Ganhadores:
Kultur & Spielraum e.V. – Conny Beckstein, Margit Maschek-Grüneisl, Gerd Grüneisl, Hans-Jörg Polster, Marion Schäfer, Sarah Schrenk, Joscha Thiele, Joschi Baudach, Max Conradi, Odysseas Deutsch, Felix Ganzer, Thomas Kretschmar, Jakob Purreiter, Lewis Ryan Thompson, Davida Zimmer, Katharina Matzig, Dr. Maximilian Urban, Melanie Hammer, Prof. Birgit Dietz, Prof. Rasu Watanabe e Elisabeth Merk.
Brincando com a cidade, Mini-Munich (Arquitetura e urbanismo com crianças) – Alemanha
« Utilizando um simples jogo de férias que reúne crianças, famílias, especialistas e diferentes instituições da cidade, a diversão oferece às crianças uma variedade de papéis nos quais podem tomar várias decisões de planejamento e design. »
Menções Honrosas:
ArkiPlay – Architecture is for all! – Maria Teresa Penas, Eliana Nuñez, Victor Sousa, Sabrina Silveira, Monica Pinto e crianças que participaram.
Vamos renovar o nosso jardim e construir pontes através de muros – Portugal
« Este projeto participativo consegue transformar lugares abandonados em espaços de brincadeiras sustentáveis, divertidas, acolhedoras e lúdicas para crianças, e representa um modelo a ser seguido em todo o mundo. »
Arkibag – Charlotte Carstensen e Julie Dufour.
Kits de construção de arquitetura para crianças hospitalizadas – Dinamarca
« Ao brincar com o kit de arquitetura, o entusiasmo, a imaginação e a criatividade das crianças são amplificados, oferecendo uma melhor perspectiva de seu papel como co-criadores de seu ambiente construído quando saem do hospital. »
CATEGORIA ‘ESCOLAS’
Ganhadores:
Estúdio de arquitetura WORKS, Social Welfare Corporation HITONONE, SAIKAIENGEI, KUSAKANMURI, SAKANTOKURA, Bluemoondesign Office e Machi no Atelier.
Oficina de construção de cabanas de palha – Japão
« O Projeto “Entei” conecta crianças pequenas com sua herança vegetal e agrícola, além de destacar a relação entre a cultura de construção local e a arquitetura vernacular. »
Menções Honrosas:
Centro de Aprendizagem Cristã de Grandes Bênçãos, Rayfield, JOS – Erekpitan Ola-Adisa, Aniefiok Eteudoh, Peter Agara, Deborah Awodi, Chinyere Chukwudebelu.
Graças a Deus é sexta-feira, Assembleias TGIF – Nigéria
« Através da arte, reciclando e reutilizando materiais com a ajuda de especialistas técnicos profissionais, as crianças desenvolvem seu pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas para encontrar soluções criativas enquanto aprendem sobre sua cultura indígena. »
Ensino médio, Aldeia Cornesti, Iasi, Romênia – Dimitrie Anghel, DE-A Architectura Association, Zi de Bine Association, A+NOIMA.
« A partir dos materiais disponíveis para projetar e construir um parque em forma de anfiteatro com bancos personalizados, cria-se um espaço de relaxamento, um playground, uma sala de aula ao ar livre e um local que reunirá toda a comunidade em eventos sociais e culturais. »
CATEGORIA ‘MATERIAIS ESCRITOS’
Ganhadores:
FAQ – Workshop Foundation (Estúdio de Arte Criativa para Crianças e Jovens) – Anna Eplényi PhD, Rita Terbe, Dóra Szentandrási, Gertrúd Schmidt, Fruzsina Barta, Borbála Tóth, Dávid Kara, Gergely Kárpáti, Kristóf Tolonics.
PAISAGEM-ESPAÇO-REPOSITÓRIO+, Criações para estimular a inteligência visuespacial – Hungria
« Este manual metódico bem estruturado facilita a educação paisagística por meio de uma abordagem arquitetônica e artística. O livro começa por indicar tarefas a realizar, partindo de conceitos espaciais abstratos e progredindo progressivamente para atividades concretas de artes, ofícios e design a serem realizados em três dimensões. »
Menções Honrosas:
Marta Brkovic Dodig, Milena Vasic, Mina Radic, Marta Nikolic, Tea Ostojic, Andjela Bajic e Ana Andrejevic.
Spector – O Inspetor de Desenvolvimento Sustentável – Sérvia
« Este é um jogo de tabuleiro estratégico que apresenta de forma inovadora os múltiplos aspectos arquitetônicos, bem como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para as crianças. O jogo também destaca a importância do patrimônio construído. »
Takaguchi Laboratory, Universidade Waseda / Maeda Laboratory, Takasaki Université de Commerce / Insplace Inc. – Hiroto Takaguchi, Ketsuka Chen, Mio Sekine, Yuka Senga, Ayano Kasuya, Shoichiro Furuta, Koki Ueda, Mina Umezawa, Ruka Saito, Tomoyo Nishide, Takuo Maeda, Toru Fukuda.
« Com este estimulante tabuleiro de jogo, as crianças podem traçar e priorizar objetivos de planejamento urbano e atribuir tipologias de construções de acordo com critérios e considerações de pensamento sustentável. »
CATEGORIA ‘MÍDIA AUDIOVISUAL’
Ganhadores:
Megawra | Athar Lina – Hadeer Saeed Dahab, Vitor Hugo Costa, Jessica Jacobs, Hana Ayman, Jana Ayman, Fatma AlaaElDeen, Malak AlaaElDeen, Hussein Khaled, Aya Mohammed, Mohamed Abd AlNasser, Jomana Walid, Omar Mohammed, Rodina Mohamed, Mazen Mohamed, Rawan Hany, Roaqiya Ahmed, Youssef Hany, Nour AlHuda Ahmed, Abdulrahman Mahrous, Omar Hany Shehata e Shahinaz Saby Elawady.
Sonhos Urbanos Al-Khalifa – Egito
« Este projeto capta a mudança de perspectiva dos jovens com relação ao patrimônio natural e urbano da sua zona histórica vulnerável. As narrativas pessoais desenvolvidas por meio dos filmes reconhecem os valores sociais e econômicos de seus bairros históricos e conscientizam sobre questões ambientais mais amplas. »
Menções Honrosas:
Estúdio Insônia – Nir Cohen, Hadasa Greenberg-Yaakov
« O caminho do jogo aumenta a percepção das crianças sobre as ruas da cidade, praças escondidas e becos, enquanto a realidade virtual promove um melhor conhecimento do folclore do passado e dos habitantes da cidade. »
Dr. Ipek Türeli, Matt James, Happy Camper Media, Dr. Maija-Liisa Harju, Zhuofan Chen, Audrey Boutot, Sihem Attari, Pastille Rose, Audrey Boutot.
« Através deste projeto, as crianças são sensibilizadas para questões relacionadas com as alterações climáticas, combustíveis fósseis, gases com efeito de estufa, poluição, energias limpas, aquecimento global, migração climática, construção renovável, materiais, ganhos solares, etc. »
Os projetos vencedores serão apresentados durante a exposição do Programa de Trabalho da UIA “Architecture & Children”, durante o 28º Congresso Mundial que acontecerá em Copenhagen, na Dinamarca.
Para saber mais sobre o prêmio e ler o relatório do júri, CLIQUE AQUI.
Fonte: Site UIA