EVENTOS

UIA promove Fórum sobre turismo em massa nas cidades históricas

Do dia 07 ao dia 09 de junho, a União Internacional dos Arquitetos (UIA) promoveu o Fórum Internacional da UIA para debater o turismo em massa nas cidades históricas. O encontro aconteceu em Baku, capital do Azerbaijão, situado entre o Leste Europeu e o Sudeste Asiático, no Centro Heydar Aliyev, projeto de Zaha Hadid. Além do Fórum, o evento também sediou o 4º Prêmio Internacional de Arquitetura de Baku; a 137ª Reunião do Conselho da UIA e a Assembleia Geral Extraordinária da UIA.

 

Thomas Vonier, presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) na cerimônia de abertura do Fórum. Foto: UIA

 

O turismo de massa, resultado do crescimento da indústria do turismo a partir do advento das viagens de baixo custo, é caracterizado como invasivo e até mesmo destrutivo para as cidades. Essa prática pode resultar em mudanças demográficas, descontentamento local, aumento de preços, dissipação de pequenas empresas, danos ao patrimônio e perda de identidade cultural. O fórum da UIA tem como objetivo abordar esses problemas e discutir maneiras pelas quais arquitetos e outros atores podem ajudar a desenvolver uma maior harmonia entre cidades históricas e turistas.

 

Cerimônia de abertura do Fórum Internacional da UIA. O evento aconteceu no Centro Heydar Aliyev, projeto de Zaha Hadid. Foto: UIA.

 

O propósito final do encontro era articular um conjunto de diretrizes para o turismo sustentável em cidades históricas, aprovadas por Organizações Internacionais para distribuição a formuladores de políticas, profissionais do turismo e planejadores urbanos; uma etiqueta de qualidade para cidades que atendam aos requisitos necessários de turismo sustentável em cidades históricas; e uma declaração final e resumo das recomendações resultantes do Fórum.

 

Os palestrantes participaram de uma visita por Baku, capital do Azerbaijão, sede do encontro. Foto: UIA

Além da UIA, o evento foi organizado pela União de Arquitetos do Azerbaijão (UAA) e contou com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento teve a participação de 48 países de todo o continente.

 

Estavam presentes no encontro o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo de Andrade, e o vice-presidente da UIA para as Americas Roberto Simon, também ouvidor-geral do CAU/BR. “O tema do fórum é de extrema relevância para nossa profissão. Após sua realização, aconteceu o Conselho Superior e à Assembleia Internacional Extraordinária da entidade. As reuniões tiveram uma pauta extensa, que adiciona novas situações a sua estrutura funcional, altera normas anteriores e acolhe a produção dos grupos de trabalhos e comissões, resultado da produção entre reuniões”, declarou Roberto Simon sobre o fórum.

 

Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas, foi um dos palestrantes do Fórum. Foto: Arquivo pessoal

 

De acordo com a declaração final que reúne os temas debatidos no fórum, Arquitetura, planejamento e design são as chaves para a proteção do patrimônio na era do turismo de massa. “O planejamento apropriado e medidas de projeto arquitetônico – como novos centros de visitantes, acomodações especiais para grandes grupos e zonas de interesse expandidas – prometem, desde que se baseiem em um estudo cuidadoso, alcançar uma simbiose com o ambiente social e o respeitem ao patrimônio”, diz o documento.

 

 

O encontro também contou com a presença de Nivaldo Andrade, presidente da IAB, e o Comissário Geral do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, João Pedro Backheuser. Foto: Arquivo pessoal

 

As propostas do Fórum foram: o desenvolvimento da Arquitetura, do design e do planejamento com o apoio da UNESCO e das demais entidades de turismo global; mais investimentos em cultura para a manutenção de patrimônios. “Convidamos as partes interessadas dos setores de turismo e patrimônio a se unirem à nossa determinação de garantir que o turismo seja sustentável e equitativo”, estimulou a organização do fórum na conclusão do documento.

 

 

Veja aqui a íntegra do documento de conclusão do Fórum Internacional da UIA (em inglês)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo