CATEGORIA

UIA revê políticas para unificar a profissão no mundo

 

A mensagem do secretário geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Thomas Vonier, divulgada na quarta-feira, 4 de novembro, na newsletter nº 10 de 2015 da UIA, apresenta três ações como missões da entidade internacional para os próximos anos: unificar a profissão, influenciar o mundo e desenvolver a arquitetura.

 

Segundo Vonier, a Secretaria Geral da UIA começou a rever suas operações. “As mudanças que estamos fazendo vai mover a UIA para novas alturas. Isso significa ter influência real”, explicou o arquiteto no comunicado. A entidade reconhece que precisa adotar e promover políticas mais sólidas sobre urgentes, a exemplo das mudanças climáticas: “já fizemos isso através do Imperativo 2050 e do nosso envolvimento direto nas negociações da COP 21. Agora, a UIA precisa formar novas políticas e planos de ações para lidar com o crescimento da população de refugiados no mundo e a destruição de artefatos e do patrimônio arquitetônico em áreas de conflito.”

 

O secretário geral da UIA também defendeu a promoção dos concursos internacionais de projeto. Para Vonier, as competições, que produziram a Casa da Ópera de Sydney, o Centro Pompidou, o Fórum Mundial de Tóquio e outras grandes construções, contribuem para o avanço da disciplina da arquitetura no mundo.

 

“O Bureau e o Conselho estão atualizando o núcleo da UIA para unificar a profissão, influenciar o mundo e avançar a disciplina da arquitetura. Pedimos a todas seções membros da UIA para contribuir e nos apoiar”,  finalizou Vonier.

 

A newsletter da UIA ainda apresenta como destaques: o Campus de Pensadores Urbanos em Daca; Zaha Hadid ganha medalha de ouro do RIBA; Julian Cooke: medalha de ouro do Instituto de Arquitetos da África do Sul; Herzog & De Meuron vence o Prêmio Jencks 2015; Costa Rica celebra arquitetura e Roma, entre outros.

 

Clique aqui para baixar a newsletter 10/15 (Inglês)
Clique aqui para baixar a newsletter 10/15 (Francês)

 

Publicado em 05/11/2015. Fonte: IAB

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Anuidade 2024 – Veja tutorial sobre como imprimir boleto 

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

Seminário de Urbanismo debate Planos Diretores para novos tempos

CATEGORIA

Políticas urbanas e ambientais nas cidades brasileiras em pauta na Trienal

Pular para o conteúdo