Assistência Técnica

UIA2021RIO: aplicabilidade da Assistência Técnica é discutida por CAU Brasil e FNA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil)  e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanists (FNA) irão debater, nesta terça-feira (20/7), às 16h, a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate om os temas “Históricos e Desafios para uma Política Continuada” e “Experiências e Boas Práticas”. O objetivo é resgatar o processo de criação da ATHIS e como ela vem sendo aplicada e desenvolvida no território brasileiro. O conteúdo será veiculado simultaneamente nos canais do CAU Brasil e  FNA no YouTube, voltando a ficar disponível em ambas as plataformas no dia 23, após o fim do congresso.  

 

A primeira mesa, que debaterá o processo de desenvolvimento da Lei de Assistência Técnica, conta com a participação de Newton Burmeister (ex-presidente da FNA e ex-secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre), de Cristina Barreiros (coordenadora Adjunta da Comissão de Política Profissional do CAU Brasil) e de Luiz Eduardo Sarmento (Diretor Nacional de Cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB). A mediação será da Conselheira do CAU Brasil, Maíra Rocha. “A Assistência Técnica e o trabalho do profissional de arquitetura são uma questão de saúde pública e da qualidade da vida urbana. Compreender todo o desenvolvimento da Lei nos ajuda a traçar planos para o futuro e encontrar maneiras de levar a nossa atuação adiante”, salienta Maíra.  

 

Na abertura do bloco, será lançado o MANIFESTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL EM DEFESA DE MORADIA DIGNA PARA TODOS – UM PROJETO PARA O CAU E PARA O BRASIL, no formato de um vídeo narrado por Sérgio Mamberti. No Manifesto, o CAU Brasil assume, entre outros compromissos, valorizar a tornar mais conhecida a Arquitetura e Urbanismo, e utilizar todos os esforços para transformar a lei da ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em Política de Estado, da mesma forma que o SUC e a Defensoria Pública. O Manifesto faz parte da campanha “Mais Arquitetos” iniciada em abril.  Durante o congresso, serão exibidos, entre outros vídeos do CAU Brasil, seis que compõem a campanha.

 

A segunda parte do debate busca trazer as experiências de diferentes profissionais com Assistência Técnica. Participam da conversa Socorro Leite (Diretora Executiva Nacional da Habitat para a Humanidade Brasil), Clarice de Oliveira (professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e Conselheira Superior do IAB-RS), Ivanete Carpes Ramos (presidente do Sindicato dos Arquitetos do Mato Grosso do Sul – SINDARQ/MS), e Patrícia Oliveira (arquiteta e urbanista responsável pelo projeto Casa da Lala, em Manguinhos – RJ). A mediação será de Ormy Hütner Jr. (vice-presidente da FNA). “Esperamos inspirar os arquitetos e as arquitetas a dedicarem sua profissão à ATHIS. A Assistência Técnica é algo fundamental para o nosso país, que vive em tempos de desigualdade profunda. Moradia digna é um direito e a arquitetura pode fazer dela uma realidade”, destaca Hütner. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

Skip to content