CATEGORIA

UIA2021RIO começa contagem regressiva com debates virtuais

Transferido para julho de 2021, em razão da pandemia do Covid-19, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos promoverá debates virtuais como parte de uma plataforma aberta e colaborativa para reunir reflexões e propostas para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das cidades. O Congresso é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e realizado pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).

 

A contagem regressiva “One Year To Go” até o evento começa nesta próxima semana, com a publicação de um conteúdo especial nas redes sociais do UIA2021RIO. São depoimentos e entrevistas em vídeo de palestrantes, colaboradores e parceiros. Eles comentam as transformações na configuração das cidades no pós-pandemia e qual deverá ser a contribuição dos arquitetos e urbanistas para sociedade.

 

O arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, um dos mais expoentes no mundo na atualidade, é um dos participantes da programação especial da semana. Ele foi entrevistado pelo também arquiteto Miguel Pinto Guimarães e a conversa entre os dois será veiculada nas redes do UIA2021RIO na quinta-feira, 23 de julho.

 

Diébédo Francis Kéré

 

Natural de Burkina Faso, Kéré revelou-se como um agente de transformação social em seu continente. Seus projetos combinam materiais e métodos construtivos tradicionais e contam com a participação da comunidade.  Confirmado como keynote speaker no 27o Congresso Mundial de Arquitetos, Kéré adianta, na entrevista, a sua visão do mundo no contexto atual e conta de sua atuação em países tão diversos como Mali, Iêmen, China, Estados Unidos.

 

Vencedor de vários prêmios internacionais de arquitetura, como o Aga Khan Award for Architecture, o Global Holcim Award, o BSI Swiss Architectural Award e o Schelling Architecture Award, entre outros, Diébédo Francis Kéré estreou este ano na lista dos arquitetos e designers de interiores mais influentes do mundo, a AD10 2020, elaborada pela revista americana Architectural Digest.

 

O carioca Miguel Pinto Guimarães, arquiteto com projetos no Brasil e no exterior, conduz a conversa a partir de seus estudos sobre povos tradicionais e sobre a harmonização da arquitetura com as paisagens naturais, clima e flora. Miguel também está confirmado como palestrante no UIA2021RIO.

 

Elizabeth de Portzamparc, Zaida Muxi e Oskar Metsavaht estão entre outros arquitetos os que gravaram vídeos para esta programação especial do UIA2021RIO.

 

UIA2021RIO – One year to go!
A partir de 20 de julho
Facebook: https://www.facebook.com/uia2020rio/
Instagram: https://www.instagram.com/uia2020rio_congress/
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/uia-2020-rio/

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo