Em 2022, o BIM Fórum Brasil, com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), realizou a maior pesquisa mundial sobre digitalização na construção civil. Agora, com o prazo final se aproximando, arquitetos e urbanistas têm a oportunidade de participar da 2ª edição da Pesquisa Nacional sobre Digitalização na Indústria da Construção. A iniciativa busca avaliar a evolução do processo de transformação digital entre os profissionais de engenharia e arquitetura no país.
A pesquisa é fruto da parceria entre o BIM Fórum Brasil, CAU/BR, o Sistema Confea/Crea e Mútua, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.
“A pesquisa tem como objetivo avaliar a maturidade digital dos profissionais de engenharia e arquitetura, levando em conta o cenário atual, permitindo-nos entender sua capacidade de enfrentar os desafios impostos pela consolidação do paradigma digital”, afirma Rodrigo Broering Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil. “Ela nos mostra onde estamos avançando e também aponta as lacunas a serem superadas para transformar processos e modelos de negócio”.
Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR, destaca que a pesquisa vai além da medição do desenvolvimento dos profissionais. “Nosso objetivo é também aprimorar as informações disponíveis para que possamos direcionar melhor as ações de apoio à transformação digital no setor. A digitalização é uma ferramenta importante para a inovação e modernização da arquitetura e da construção civil, e esta pesquisa nos ajudará a mapear os próximos passos.”
O link da pesquisa foi enviado para todos os arquitetos e urbanistas do Brasil, e este é o momento de contribuir. Os dados coletados serão essenciais para desenvolver ações focadas em inovação e modernização do setor. A pesquisa também busca envolver escritórios de arquitetura, empresas de construção e instituições acadêmicas, ampliando a coleta de informações sobre a maturidade digital na área.
Na primeira edição, mais de 10.000 profissionais compartilharam suas experiências, e o objetivo agora é continuar esse esforço, promovendo um futuro mais conectado para o setor de arquitetura e construção. Responder ao questionário leva aproximadamente 8 minutos e todas as informações coletadas serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A pesquisa é destinada a profissionais registrados no CAU/BR e nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs).
Participe e colabore para o avanço da digitalização na construção civil!