
A escola de samba Unidos da Tijuca divulgou no domingo, 13 de outubro, o samba-enredo “Onde moram os sonhos”. O evento aconteceu na quadra da escola, com a presença dos compositores. O samba foi encomendado a Dudu Nobre, Jorge Aragão, Totonho, André Diniz e Fadico, com interpretação de Wantuir Oliveira. A cantora Lexa foi ainda coroada como rainha da bateria Pura Cadência.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) é parceiro da escola na realização do carnaval. Além de suporte na pesquisa de conteúdo para construção do enredo, CAU/RJ e Unidos da Tijuca realizarão ações conjuntas para promover o debate do direito à moradia e a valorização profissional.
O presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, explicou que a parceria faz parte de uma ação mais ampla de valorização profissional. “Queremos desmitificar o entendimento de que a arquitetura está restrita à elite. Ela deve ser acessível a todos. Afinal, esta é a missão do CAU, levar arquitetura e urbanismo para todos. E o samba mostra isso quando diz que ‘dignidade não é luxo, nem favor”, avaliou.
O carnaval de 2020 traz grande expectativa para a Azul e Amarelo do Borel, já que marca o retorno do carnavalesco Paulo Barros, após seis anos. O carnavalesco aprovou a letra. “O samba é lindo, um dos mais bonitos que eu ouvi nos últimos anos”, afirmou durante o lançamento.
2020 é considerado o ano da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O país vai sediar pela primeira vez o Congresso Mundial de Arquitetos, evento promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), e o Fórum Mundial de Cidades. O Rio de Janeiro recebeu também o título inédito de Capital Mundial da Arquitetura, e os profissionais celebrarão ainda os 10 anos de criação do conselho profissional próprio.
Conheça o samba “Onde moram os sonhos”:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=3DHZxlgH2V0[/embedyt]
Fonte: CAU/RJ
2 respostas
“Brasil cai em ranking do Banco Mundial que mede a facilidade para fazer negócios”
Segue o link:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/10/24/brasil-cai-em-ranking-do-banco-mundial-que-mede-a-facilidade-para-fazer-negocios.ghtml
Segue o destaque:
“Alvarás de construção
Já no aspecto da obtenção de alvarás para construção o Brasil piorou.”
Essa era uma questão crucial para o CAU enfrentar, para valorizar a profissão dos arquitetos autônomos que penam nas mãos de funcionários públicos concursados que nunca fizeram projetos, mas que vivem colocando chicanes nos desenhos apresentados pela iniciativa privada.
Sinceramente, não é patrocinando samba-enredo que o CAU será bem visto pelos próprios contribuintes do sistemá, antes de ser bem visto pela sociedade em geral.
Jean, agradecemos a atenção e pedimos que por favor envie sua sugestão por meio da Ouvidoria do CAU/BR em https://caubr.gov.br/ouvidoria/