Clipping

Urbanismo Corporativo ou Urbanismo Social: Qual proposta para o Brasil?

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 25 de Maio 2023.

 

Edição #16794

 

 

Brasília, 25 de Maio de 2023.

 

 

DESTAQUES

CAU/BR: Urbanismo Corporativo ou Urbanismo Social: Qual proposta para o Brasil?

 

Artigo de autoria da presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e do técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA Renato Balbim apresenta esforços e alternativas para efetivar o direito à habitação e ao bem-estar por meio de políticas públicas urbanas. Texto faz parte do Guia de Urbanismo Social, correalização do Laboratório ArqFuturo do Insper e da editora Diagonal, organizado pelo arquiteto e urbanista Carlos Leite. 

 

CAU/BR: Como a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) pode revolucionar o “Minha Casa, Minha Vida

 

Arquitetos (as) e urbanistas do Brasil estão propondo uma melhoria inédita nas políticas públicas de habitação: promover reformas e adequações nos 25 milhões de moradias precárias que existem no Brasil. A Fundação João Pinheiro calcula que o valor investido em uma unidade habitacional nova é suficiente para financiar de 12 a 15 reformas em moradias precárias.

 

CAU/BR: CAU Brasil promove em São Luís o II Seminário Nacional de Patrimônio Histórico. Inscreva-se.

Com o tema “Diversidade em Diálogos Permanentes”, o CAU Brasil promoverá em São Luís do Maranhão, cidade considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, no dia 13 de junho de 2023, o II Seminário de Patrimônio Histórico. Na ocasião, haverá o lançamento da Câmara Temática de Patrimônio do CAU Brasil.

CAU/RJ: Audiência Pública discute realização de concurso público para arquitetos e engenheiros

 

O CAU/RJ participou de Audiência Pública convocada pela Comissão de Servidores Públicos da Alerj para debate sobre Concurso Público no Estado do Rio de Janeiro para engenheiros e arquitetos”.

 

O Dia: Palácio Gustavo Capanema deverá ser aberto ao público em 2024

 

Iphan e Ministério da Cultura elaboraram plano de ocupação para edifício histórico no Centro do Rio.

 

 

MINHA CASA MINHA VIDA

 

Tribuna do Norte: Ministério decidiu aguardar aprovação da MP do Minha Casa, Minha Vida para soltar portarias, diz Jader Filho

 

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou nesta quarta-feira, 24, que a pasta decidiu aguardar o Congresso concluir a aprovação da MP do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para depois publicar as portarias que regulamentam as contratações do Faixa 1 com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

 

Notícias Concursos: De fazer chorar, acaba de sair triste notícia para o Minha Casa, Minha Vida

 

Secretário municipal de Habitação de São Paulo critica o subsídio dado pelo governo, no teto máximo de R$170 mil. Segundo João Farias, para a cidade de São Paulo, uma única unidade habitacional deveria ter o subsídio mínimo de R$210 mil

 

Rota Jurídica: Para o TRF1, vícios de construção em imóvel do programa Minha Casa Minha Vida não geram indenização por dano moral

 

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF1) negou o pedido de um mutuário e manteve a sentença que condenou a Caixa Econômica Federal (Caixa) a indenizá-lo apenas por danos materiais em razão de vícios de construção encontrados no imóvel adquirido mediante o programa “Minha Casa Minha Vida”.

 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/PB: CAU/BR torna permanente Comissão Especial de Políticas Afirmativas com participação da Paraíba

 

Depois de anos de trabalho (2,5 só nessa gestão), inúmeros debates em plenário, falas violentas, articulações, eventos e tudo mais que envolve uma atividade política desse tamanho, CONSEGUIMOS!”, comemorou a conselheira federal pela Paraíba, Camila Leal, que participou ativamente do processo como coordenadora da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas.

CAU/MG: Saiba como foi: IX Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo

O evento buscou trazer para o debate com arquitetos (as), urbanistas, senadores, deputados federais e pesquisadores questões que envolvem temas relacionados às áreas de Arquitetura e Urbanismo.

CAU/MS: ELEIÇÕES DO CAU: Plenária autoriza acordo para uso da plataforma da justiça eleitoral

 

No dia 10 de outubro, arquitetos (as) e urbanistas de todo o país vão escolher os novos conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).

 

CAU/GO: Justiça determina que Seplanh retome emissão de Uso do Solo e aprovação de projetos

Em decisão publicada na última segunda-feira, 22, a Justiça Federal determinou que o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia retome a emissão de certidões de Uso do Solo e a análise e aprovação de projetos de forma automatizada, de acordo com a legislação municipal.

 

 

CAU/PE: Campanha 2023 já no digital

O CAU/PE lançou, nesta segunda-feira (23.05), sua campanha anual de valorização da arquitetura e urbanismo.

CAU/PR: Arquitetura e Urbanismo tomam conta da Região Oeste do Paraná

 

Nesta quinta e sexta-feira, o CAU/PR realiza diversas ações na Regional de Cascavel, como fiscalização de obras, atividades educativas com crianças, palestra para os arquitetos e urbanistas e estudantes.

CAU/SE: CAU/SE realizará Café do CAU no próximo dia 26 de maio

 

Voltado para estudantes e recém-formados no curso de Arquitetura e Urbanismo, o Café do CAU/SE acontecerá nesta sexta, 26 de maio, a partir das 18h30, no Real Classic Hotel.

 

CAU/DF: Fiscais têm feito diligências no Lago Sul em maio

 

Fiscais do CAU/DF estão com suas atenções voltadas, neste mês de maio, para a Região Administrativa do Lago Sul. 

 

ENTIDADES

 

FNA: Buscando possibilidades pela utopia das habitações amazônidas

 

Inspirada em destacar um lugar dentro da Arquitetura e do Urbanismo, e assim iniciar a reversão do apagamento das produções nortistas, Ananda Henklain tem voltado seus estudos para elaboração de discussão crítica sobre as produções do local onde vive.

 

 

BIENAL DE VENEZA

 

Archdaily: Pavilhão da Ucrânia na Bienal de Veneza 2023 explora resiliência e possibilidade de reconstrução

 

O Pavilhão da Ucrânia apresenta uma exposição intitulada Before the Future, focando no paradoxo de “construir um futuro a partir de um presente em colapso.”

 

Archdaily: Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 como uma experiência de cura: entrevista com Lesley Lokko

 

Com a participação de 63 pavilhões nacionais, 89 participantes e nove eventos paralelos na cidade, a Bienal de Arquitetura de Veneza é um dos eventos internacionais mais importantes da disciplina.

 

 

ESPECIALIZADOS

 

Archdaily: Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia

 

Promover práticas sustentáveis a fim de minimizar o consumo de energia, água e materiais é fundamental para reduzir as emissões de carbono e contribuir para a mitigação da crise climática.

 

Archdaily: Arranha-céus: a solução é crescer para cima com térreos amigáveis

 

Singapura, China, Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Inglaterra), Toronto (Canadá), Hong Kong, Nova York (EUA) e Paris (França) são exemplos de lugares que vêm se verticalizando mais intensamente nos últimos anos e adotando uma série de medidas para conter a expansão de seus territórios ao mesmo tempo em que buscam atender à demanda por mais moradias e infraestrutura.

Casa Vogue: Vídeo: um tour guiado pela arquitetura da Pinacoteca Contemporânea

 

No Centro de São Paulo, novo edifício projetado por Arquitetos Associados + Silvio Oksman surge como uma ode à cidade. Por ali, não só a arte é valorizada, como também patrimônios históricos, legados e, sobretudo, os encontros proporcionados pela metrópole.

 

Archdaily: Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA

 

Cozinhas reúnem a essência da cultura, atuando como museus de memórias, receitas, processos e tradições. 

 

Archdaily: Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades

 

Podemos entender a tecnologia verde como um conjunto de instrumentos que permitem o processo produtivo de forma sustentável. 

 

Casa e Jardim: Edifício em Curitiba é inspirado na filosofia japonesa wabi-sabi

 

Nomeado “Zen”, o prédio está previsto para ser entregue em 2026 e conta com elementos do conceito sobre a valorização do imperfeito e do contato com o natural.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Diário de Noticias/Portugal: Operação Babel: Eduardo Souto de Moura recebeu até agora 247 mil euros em projetos

 

Arquiteto revelou ter-lhe sido encomendada por uma das empresas visadas na investigação quatro projetos: um hotel 5 estrelas, um SPA, um centro de congressos e a praça envolvente.

 

Idealista/Portugal: Casas de sonho: uma joia da arquitetura desenhada por um Pritzker

 

Foi projetada pelo estúdio RCR, que ganhou o Prêmio Pritzker em 2017. Está à venda por 1.295.000 euros.

 

A Gazeta: Justiça Federal determina reintegração de posse de residencial em Cariacica

 

Decisão liminar deve ser cumprida em duas etapas, sendo a primeira em até 60 dias; em dezembro de 2022, famílias ocuparam o Residencial Limão após dois anos de obra parada.

 

Gazeta: Por um planejamento urbano enxuto e objetivo

 

Para que a cidade possa atender suas funções sociais, de fornecer às pessoas moradia, trabalho, saúde, educação, cultura, lazer, transporte, se faz necessário um plano urbanístico adequado e racional.

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Entidades brasileiras unem esforços para impulsionar Tecnologia BIM na arquitetura

Clipping

Nota Oficial: SICCAU

Clipping

Fórum de Presidentes dos CAU/UF realiza primeira reunião do ano e escolhe novo coordenador

Clipping

Inscrições abertas para o 17º Concurso CBCA/Alacero para Estudantes de Arquitetura 2024

Pular para o conteúdo