Clipping

Urbanismo Corporativo ou Urbanismo Social: Qual proposta para o Brasil?

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 25 de Maio 2023.

 

Edição #16794

 

 

Brasília, 25 de Maio de 2023.

 

 

DESTAQUES

CAU/BR: Urbanismo Corporativo ou Urbanismo Social: Qual proposta para o Brasil?

 

Artigo de autoria da presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e do técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA Renato Balbim apresenta esforços e alternativas para efetivar o direito à habitação e ao bem-estar por meio de políticas públicas urbanas. Texto faz parte do Guia de Urbanismo Social, correalização do Laboratório ArqFuturo do Insper e da editora Diagonal, organizado pelo arquiteto e urbanista Carlos Leite. 

 

CAU/BR: Como a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) pode revolucionar o “Minha Casa, Minha Vida

 

Arquitetos (as) e urbanistas do Brasil estão propondo uma melhoria inédita nas políticas públicas de habitação: promover reformas e adequações nos 25 milhões de moradias precárias que existem no Brasil. A Fundação João Pinheiro calcula que o valor investido em uma unidade habitacional nova é suficiente para financiar de 12 a 15 reformas em moradias precárias.

 

CAU/BR: CAU Brasil promove em São Luís o II Seminário Nacional de Patrimônio Histórico. Inscreva-se.

Com o tema “Diversidade em Diálogos Permanentes”, o CAU Brasil promoverá em São Luís do Maranhão, cidade considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, no dia 13 de junho de 2023, o II Seminário de Patrimônio Histórico. Na ocasião, haverá o lançamento da Câmara Temática de Patrimônio do CAU Brasil.

CAU/RJ: Audiência Pública discute realização de concurso público para arquitetos e engenheiros

 

O CAU/RJ participou de Audiência Pública convocada pela Comissão de Servidores Públicos da Alerj para debate sobre Concurso Público no Estado do Rio de Janeiro para engenheiros e arquitetos”.

 

O Dia: Palácio Gustavo Capanema deverá ser aberto ao público em 2024

 

Iphan e Ministério da Cultura elaboraram plano de ocupação para edifício histórico no Centro do Rio.

 

 

MINHA CASA MINHA VIDA

 

Tribuna do Norte: Ministério decidiu aguardar aprovação da MP do Minha Casa, Minha Vida para soltar portarias, diz Jader Filho

 

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou nesta quarta-feira, 24, que a pasta decidiu aguardar o Congresso concluir a aprovação da MP do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para depois publicar as portarias que regulamentam as contratações do Faixa 1 com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

 

Notícias Concursos: De fazer chorar, acaba de sair triste notícia para o Minha Casa, Minha Vida

 

Secretário municipal de Habitação de São Paulo critica o subsídio dado pelo governo, no teto máximo de R$170 mil. Segundo João Farias, para a cidade de São Paulo, uma única unidade habitacional deveria ter o subsídio mínimo de R$210 mil

 

Rota Jurídica: Para o TRF1, vícios de construção em imóvel do programa Minha Casa Minha Vida não geram indenização por dano moral

 

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF1) negou o pedido de um mutuário e manteve a sentença que condenou a Caixa Econômica Federal (Caixa) a indenizá-lo apenas por danos materiais em razão de vícios de construção encontrados no imóvel adquirido mediante o programa “Minha Casa Minha Vida”.

 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/PB: CAU/BR torna permanente Comissão Especial de Políticas Afirmativas com participação da Paraíba

 

Depois de anos de trabalho (2,5 só nessa gestão), inúmeros debates em plenário, falas violentas, articulações, eventos e tudo mais que envolve uma atividade política desse tamanho, CONSEGUIMOS!”, comemorou a conselheira federal pela Paraíba, Camila Leal, que participou ativamente do processo como coordenadora da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas.

CAU/MG: Saiba como foi: IX Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo

O evento buscou trazer para o debate com arquitetos (as), urbanistas, senadores, deputados federais e pesquisadores questões que envolvem temas relacionados às áreas de Arquitetura e Urbanismo.

CAU/MS: ELEIÇÕES DO CAU: Plenária autoriza acordo para uso da plataforma da justiça eleitoral

 

No dia 10 de outubro, arquitetos (as) e urbanistas de todo o país vão escolher os novos conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).

 

CAU/GO: Justiça determina que Seplanh retome emissão de Uso do Solo e aprovação de projetos

Em decisão publicada na última segunda-feira, 22, a Justiça Federal determinou que o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia retome a emissão de certidões de Uso do Solo e a análise e aprovação de projetos de forma automatizada, de acordo com a legislação municipal.

 

 

CAU/PE: Campanha 2023 já no digital

O CAU/PE lançou, nesta segunda-feira (23.05), sua campanha anual de valorização da arquitetura e urbanismo.

CAU/PR: Arquitetura e Urbanismo tomam conta da Região Oeste do Paraná

 

Nesta quinta e sexta-feira, o CAU/PR realiza diversas ações na Regional de Cascavel, como fiscalização de obras, atividades educativas com crianças, palestra para os arquitetos e urbanistas e estudantes.

CAU/SE: CAU/SE realizará Café do CAU no próximo dia 26 de maio

 

Voltado para estudantes e recém-formados no curso de Arquitetura e Urbanismo, o Café do CAU/SE acontecerá nesta sexta, 26 de maio, a partir das 18h30, no Real Classic Hotel.

 

CAU/DF: Fiscais têm feito diligências no Lago Sul em maio

 

Fiscais do CAU/DF estão com suas atenções voltadas, neste mês de maio, para a Região Administrativa do Lago Sul. 

 

ENTIDADES

 

FNA: Buscando possibilidades pela utopia das habitações amazônidas

 

Inspirada em destacar um lugar dentro da Arquitetura e do Urbanismo, e assim iniciar a reversão do apagamento das produções nortistas, Ananda Henklain tem voltado seus estudos para elaboração de discussão crítica sobre as produções do local onde vive.

 

 

BIENAL DE VENEZA

 

Archdaily: Pavilhão da Ucrânia na Bienal de Veneza 2023 explora resiliência e possibilidade de reconstrução

 

O Pavilhão da Ucrânia apresenta uma exposição intitulada Before the Future, focando no paradoxo de “construir um futuro a partir de um presente em colapso.”

 

Archdaily: Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 como uma experiência de cura: entrevista com Lesley Lokko

 

Com a participação de 63 pavilhões nacionais, 89 participantes e nove eventos paralelos na cidade, a Bienal de Arquitetura de Veneza é um dos eventos internacionais mais importantes da disciplina.

 

 

ESPECIALIZADOS

 

Archdaily: Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia

 

Promover práticas sustentáveis a fim de minimizar o consumo de energia, água e materiais é fundamental para reduzir as emissões de carbono e contribuir para a mitigação da crise climática.

 

Archdaily: Arranha-céus: a solução é crescer para cima com térreos amigáveis

 

Singapura, China, Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Inglaterra), Toronto (Canadá), Hong Kong, Nova York (EUA) e Paris (França) são exemplos de lugares que vêm se verticalizando mais intensamente nos últimos anos e adotando uma série de medidas para conter a expansão de seus territórios ao mesmo tempo em que buscam atender à demanda por mais moradias e infraestrutura.

Casa Vogue: Vídeo: um tour guiado pela arquitetura da Pinacoteca Contemporânea

 

No Centro de São Paulo, novo edifício projetado por Arquitetos Associados + Silvio Oksman surge como uma ode à cidade. Por ali, não só a arte é valorizada, como também patrimônios históricos, legados e, sobretudo, os encontros proporcionados pela metrópole.

 

Archdaily: Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA

 

Cozinhas reúnem a essência da cultura, atuando como museus de memórias, receitas, processos e tradições. 

 

Archdaily: Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades

 

Podemos entender a tecnologia verde como um conjunto de instrumentos que permitem o processo produtivo de forma sustentável. 

 

Casa e Jardim: Edifício em Curitiba é inspirado na filosofia japonesa wabi-sabi

 

Nomeado “Zen”, o prédio está previsto para ser entregue em 2026 e conta com elementos do conceito sobre a valorização do imperfeito e do contato com o natural.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Diário de Noticias/Portugal: Operação Babel: Eduardo Souto de Moura recebeu até agora 247 mil euros em projetos

 

Arquiteto revelou ter-lhe sido encomendada por uma das empresas visadas na investigação quatro projetos: um hotel 5 estrelas, um SPA, um centro de congressos e a praça envolvente.

 

Idealista/Portugal: Casas de sonho: uma joia da arquitetura desenhada por um Pritzker

 

Foi projetada pelo estúdio RCR, que ganhou o Prêmio Pritzker em 2017. Está à venda por 1.295.000 euros.

 

A Gazeta: Justiça Federal determina reintegração de posse de residencial em Cariacica

 

Decisão liminar deve ser cumprida em duas etapas, sendo a primeira em até 60 dias; em dezembro de 2022, famílias ocuparam o Residencial Limão após dois anos de obra parada.

 

Gazeta: Por um planejamento urbano enxuto e objetivo

 

Para que a cidade possa atender suas funções sociais, de fornecer às pessoas moradia, trabalho, saúde, educação, cultura, lazer, transporte, se faz necessário um plano urbanístico adequado e racional.

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Com avanços, Câmara aprova projeto do Governo que retoma o programa Minha Casa Minha Vida 

Clipping

CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040 no Dia Mundial do Meio Ambiente   

Clipping

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Skip to content