EVENTOS

Urbanistas internacionais discutem planejamento em Curitiba

Urbanistas de cidades da Américas do Norte, Central e do Sul estão em Curitiba para debater os desafios do planejamento num evento inédito. Organizado pelo Lincoln Institute, dos Estados Unidos, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Primeiro Encontro de Altos Funcionários de Planejamento Urbano das Américas foi aberto na noite deste domingo (6/5), no Memorial da Cidade. As reuniões de trabalho e visitas técnicas seguem nesta segunda e terça-feira (7 e 8), no Ippuc.

 

Na solenidade de abertura, os planejadores urbanos visitantes foram recebidos pelo presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Finanças, Vítor Puppi e os presidentes da Cohab, José Lupion Neto, e da Fundação Cultural, Ana Castro e depois recepcionados pela primeira-dama, Margarita Sansone, para um jantar de boas-vindas no terraço do Memorial.

 

“A realização, em nossa cidade, deste que é o primeiro encontro conjunto de planejadores urbanos das Américas fortalece a necessidade de agir no presente com vistas ao futuro”, afirmou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

 

Ele destacou que há mais de meio século Curitiba fez do planejamento uma opção, uma decisão acertada que tem a resiliência como marca e que possibilita a transformação através dos tempos.

 

(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

“Estamos juntos em um evento para tratar de problemas comuns. Somos parceiros do Lincoln Institute para identificar novas demandas e vencer os desafios diários. Que o nosso aprendizado seja transformado na multiplicação de soluções”, completou o presidente do Ippuc.

 

O secretário de Finanças, Vítor Puppi, que em outubro passado participou de um encontro de planejadores organizado pelo Lincoln Institute, em Cambridge, nos Estados Unidos, disse que o encontro em Curitiba pode ser o primeiro de uma série. “Espero que tenhamos nos próximos anos o segundo e o terceiro encontros dentro de uma rede de planejadores urbanos”.

 

Para o diretor de Programas do Lincoln Institute para a América Latina e Caribe, Enrique Silva, a troca de informações de planejamento é muito importante ao aprimoramento de estudos e projetos. “Como o presidente do Ippuc falou há muitos desafios a vencer. E podem ser vencidos por um time de planejadores”.

 

A diretora de Programas Urbanos, Amy Cotter, disse que os intercâmbios têm fortalecido a capacitação no Lincoln Institute. “Nosso interesse é aproveitar ao máximo a troca de conhecimentos”.

 

Vanguarda

 

A diretora-executiva do Departamento de Planejamento Urbano da cidade de Nova Iorque (Estados Unidos), Purnima Kapur, destacou a experiência de Curitiba. “É um prazer estar aqui, na cidade que tem sido vanguarda em ações de desenvolvimento urbano. Felicito Curitiba por ter feito isso”. Para ela, o melhor de um evento como este é a discussão aberta entre os pares na busca de soluções para superar desafios urbanos. “Criamos uma rede de trabalho e é extraordinariamente interessante o aprendizado que podemos ter no intercâmbio com outras cidades. Estamos trabalhando para adotar programas urbanos de êxito, para aprender uns com os outros e crescermos juntos”.

 

De parte do Lincoln Institute também participaram do evento de abertura a gerente de Projetos Especiais, Laura Mullahy e os consultores Claudia Tomateo e Paulo Sandroni.

 

(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)
(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

 

Entre os urbanistas estrangeiros presentes estiveram o ministro de Desenvolvimento Urbano e Transporte do governo autônomo da cidade de Buenos Aires (Argentina), Franco Moccia; o secretário distrital de Planejamento de Bogotá (Colômbia), Andrés Ortiz; o secretário geral de Planejamento do município de Quito (Equador), Andrés Isch; e o diretor de Planejamento Urbano da Cidade do Panamá, Manuel Trute.

 

Fonte: Massa News/PR

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo