EXERCÍCIO PROFISSIONAL

CAU/TO: aplicativo para denúncias de irregularidades é tema de reportagem

 

A possibilidade dos arquitetos e urbanista utilizarem o aplicativo de celular, MobiArq para  realizar denúncias de obras irregulares  foi  repercutida na  TV Anhanguera na terça-feira, 13. Confira a reportagem aqui

 

O MobiArq Protagonista, desenvolvido pelo CAU/BR, permite que arquitetos e urbanistas possam colaborar na fiscalização de obras irregulares através de um smartphone. O Aplicativo está disponível para os sistema operacionais Android e IOS, nas lojas de aplicativos da Apple e Google Play gratuitamente.

 

HISTÓRICO – O primeiro aplicativo de celulares para denúncias foi o projeto Arquiteto Protagonista, lançado pelo CAU/MG em 2013. Com o sucesso do aplicativo, o CAU/BR lançou uma versão nacional da tecnologia, agora utilizando informações do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO). O IGEO disponibiliza as principais informações do CAU em mapas geográficos, permitindo uma visão global da distribuição das atividades de Arquitetura e Urbanismo em todo o Brasil. A ferramenta é usada principalmente para tomada de decisões e para o planejamento das atividades de fiscalização.

 

O novo aplicativo, o MobiArq Protagonista, foi lançado pelo CAU/BR em 2014 e estão à disposição para uso dos CAU/UF, que são responsáveis pela fiscalização do exercício da Arquitetura e do Urbanismo.

 

Publicado em 16/10/2015. Fonte: CAU/TO

2 respostas

  1. Boa noticia!

    Mais uma ferramenta para ampliar a fiscalização.
    já que 85% das obras no Brasil não são contratadas feitas/acompanhadas por profissionais.

    Espero que a divulgação da importância do arquiteto, seja ainda difundida pelo CAU, para o público em geral, deem a mesma importância que o médico ou advogado, seja direcionado à quem planeja a atmosfera arquitetônica do mundo que vivemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

CAU estuda criação de certidão para viabilizar participação de empresas de arquitetura e urbanismo em licitações

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

III Encontro da Comissão de Exercício Profissional envolve conselheiros e técnicos na construção do Plano Nacional de Fiscalização

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Comissão de Exercício Profissional define Plano Estratégico para aprimorar fiscalização

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Reforma Tributária: CAU Brasil analisa esperanças e riscos para arquitetos(as) e urbanistas

Skip to content