A possibilidade dos arquitetos e urbanista utilizarem o aplicativo de celular, MobiArq para realizar denúncias de obras irregulares foi repercutida na TV Anhanguera na terça-feira, 13. Confira a reportagem aqui
O MobiArq Protagonista, desenvolvido pelo CAU/BR, permite que arquitetos e urbanistas possam colaborar na fiscalização de obras irregulares através de um smartphone. O Aplicativo está disponível para os sistema operacionais Android e IOS, nas lojas de aplicativos da Apple e Google Play gratuitamente.
HISTÓRICO – O primeiro aplicativo de celulares para denúncias foi o projeto Arquiteto Protagonista, lançado pelo CAU/MG em 2013. Com o sucesso do aplicativo, o CAU/BR lançou uma versão nacional da tecnologia, agora utilizando informações do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO). O IGEO disponibiliza as principais informações do CAU em mapas geográficos, permitindo uma visão global da distribuição das atividades de Arquitetura e Urbanismo em todo o Brasil. A ferramenta é usada principalmente para tomada de decisões e para o planejamento das atividades de fiscalização.
O novo aplicativo, o MobiArq Protagonista, foi lançado pelo CAU/BR em 2014 e estão à disposição para uso dos CAU/UF, que são responsáveis pela fiscalização do exercício da Arquitetura e do Urbanismo.
Publicado em 16/10/2015. Fonte: CAU/TO
2 respostas
MUITO BOM….
Boa noticia!
Mais uma ferramenta para ampliar a fiscalização.
já que 85% das obras no Brasil não são contratadas feitas/acompanhadas por profissionais.
Espero que a divulgação da importância do arquiteto, seja ainda difundida pelo CAU, para o público em geral, deem a mesma importância que o médico ou advogado, seja direcionado à quem planeja a atmosfera arquitetônica do mundo que vivemos!