V Conferência Estadual das Cidades será realizada em Foz do Iguaçu
9 de agosto de 2013 |
Entre os dias 13 e 15 de agosto será realizada em Foz do Iguaçu, a V Conferencia Encontro Estadual das Cidades. Para chegar à etapa estadual, aconteceram no Paraná 334 conferências municipais, quando foram apresentadas 208 emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades. Além das emendas, três mil ações prioritárias foram propostas para política urbana nos três níveis: local, estadual e nacional.
Em Curitiba foi realizada no mês de julho, logo após a etapa municipal, um seminário entre os delegados, representantes de entidades – no qual o Conselheiro Federal do CAU/PR, Laércio de Araújo participou como coordenador da V Conferencia Municipal das Cidades de Curitiba– que discutiu e aprovou ações prioritárias para a capital e região metropolitana, que serão encaminhadas à Etapa Estadual. Dentre elas está o fomento da Lei nº 11.888/2008, conhecida como Lei da Assistência Técnica Gratuita, (uma das principais bandeiras do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná e do Instituto de Arquitetos do Brasil), que assegura às prefeituras recursos do Ministério das Cidades para a contratação de arquitetos para prestação de assistência gratuita a famílias de baixa renda.
Leia na integra as propostas sistematizadas e finalizadas definidas no Seminário – Desafios da Integração Metropolitana – Propostas para a 5ª Conferencia Estadual das Cidades.
Fonte: CAU/PR