Edição de 20 de Junho de 2023.
Edição #16808
Brasília, 20 de Junho de 2023.
DESTAQUES
CAU/BR: Vamos colocar Arquitetura e Urbanismo no Orçamento Federal? Só depende de você!
Arquitetos(as) e urbanistas têm uma missão: apoiar as propostas de Arquitetura e Urbanismo no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.
O presidente da União Internacional de Arquitetos, José Luís Cortés, e o deputado federal Joaquim Passarinho trouxeram uma visão ampliada sobre algumas das questões enfrentadas pela profissão e destacaram a importância da união e participação dos arquitetos e urbanistas na política.
A última mesa do 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal oportunizou um panorama dos desafios das cidades e dos profissionais que atuam na proteção do patrimônio histórico.
IPHAN: Iphan e FIPA Brasil assinam protocolo para realização de Fórum Internacional
O objetivo da parceria é estimular a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas, profissionais e demais interessados no tema.
CAU/SP: Curso de perícia judicial online tem nova turma aberta para a primeira quinzena de julho
Arquitetos (as) e urbanistas com registro no CAU/SP têm direito a um desconto de 10% no valor da inscrição para curso online na área de perícia judicial.
CAU DIVERSOS
Um dos principais defensores da Arquitetura e Urbanismo no Congresso Nacional, o deputado federal, Joaquim Passarinho (PL-PA) esteve nos eventos do CAU/MA e CAU/BR, entre eles o 29º Fórum de Presidentes e 137ª Reunião Plenária Ampliada, ambos realizados em São Luís/MA na última semana.
MINHA CASA, MINHA VIDA
G1/Piauí: Minha Casa Minha Vida: mais de 3,5 mil unidades habitacionais serão contratadas para o Piauí
A meta do Governo Federal é contratar com as construtoras 130 mil unidades habitacionais em todo o país, até 28 de dezembro deste ano.
NOTA DE FALECIMENTO
Casa Vogue: Michael Hopkins, grande nome da arquitetura high-tech, morre aos 88 anos
Pioneiro da arquitetura high-tech, o arquiteto recebeu a medalha de ouro do RIBA Royal e atuou em grandes escritórios internacionais.
PATRIMÔNIO
IPHAN: Fundo de Defesa de Direitos Difusos visita obras da sede do Iphan-RJ
Restauração mais completa da edificação centenária será concluída em 2024, com recursos do Fundo. Edifício Docas de Santos é um dos poucos remanescentes originários da Avenida Rio Branco, então Avenida Central.
ESPECIALIZADOS
Casa e Jardim: Prefeitura de São Paulo assina concessão de terraço do Edifício Martinelli
O acordo busca transformar o prédio em um espaço cultural e de lazer e requalificar o centro da cidade.
Casa Vogue: Prédio com formato de bolo de noiva chama a atenção no Reino Unido
Feito com 25 mil azulejos e quase 1.300 peças de cerâmica da casa portuguesa Viúva Lamego, o projeto conta com autoria da artista Joana Vasconcelos.
Casa e Jardim: Art noveau: o que é e como se reflete na arquitetura e na decoração
Saiba mais sobre o estilo que nasceu na Europa e se espalhou pelo mundo!
Archdaily: Memorial de Eduardo Souto de Moura às vítimas de incêndio em Portugal é inaugurado
O monumento é de autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prêmio Pritzker de 2011.
Archdaily: MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China
Foram iniciadas as obras nos últimos terrenos vazios do Jiaozi Park Financial and Business District de Chengdu, onde o MVRDV projetou um complexo composto por três torres corporativas de uso misto e um centro de conferências conectados por um embasamento comum.
Archdaily: Portos marítimos: a importância das zonas portuárias para a formação das cidades
A instalação de portos marítimos comerciais em diversos locais ao redor do mundo, sobretudo no início do processo que hoje chamamos de globalização, foi um fator preponderante e estruturador para a fundação de inúmeras cidades.
Archdaily: Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia
A água, e suas conotações religiosas enquanto símbolo de purificação e vida, tem um significado enorme em muitas culturas.
MAIS NOTÍCIAS
Gazeta do Povo: Iniciativa ‘O Centro de Curitiba’ compartilha histórias da região central
O Centro, além de contar a história da ocupação urbana, é ponto de partida e de chegada das pessoas que a habitam.