Veja aqui os tutoriais sobre os procedimentos para preencher e emitir RRT Simples, Múltiplo Mensal, Mínimo e RRT Simples de Cargo e Função conforme as funcionalidades estabelecidas pela Resolução No. 184/2019, que dispõe sobre novas regras para o RRT e para a emissão de CAT-A. As funcionalidades foram implantadas, em 07/09/20, em nova plataforma no SICCAU, e abrangem possibilidade de agrupamento de atividades, menor custo para registro e isenções de multas. Estão disponíveis abaixo também tutoriais sobre Baixa de RRT, Excluir RRT ou Aprazar Boleto, RRT Retificador, RRT em Equipe e do RRT Social.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT SIMPLES – COMO PREENCHER E EMITIR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT MÚLTIPLO MENSAL – COMO PREENCHER E EMITIR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT MÍNIMO – COMO PREENCHER E EMITIR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT SIMPLES CARGO E FUNÇÃO – COMO PREENCHER E EMITIR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORAL BAIXA RRT – COMO DAR BAIXA E CONSULTAR RRTS BAIXADOS
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT RETIFICADOR – COMO RETIFICAR UM RRT
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORAL RRT EM EQUIPE – COMO PREENCHER E EMITIR
Esses tutoriais, e outros mais, estão disponíveis na página de serviços do SICCAU. O material é da autoria da Rede Integrada de Atendimento (RIA).
Saiba mais em Novidades em RRT: mudanças deixam registro mais fácil e com menor custo.
A Resolução CAU/BR nº 184/2019 , fruto de trabalho da Comissão de Exercício Profissional, foi aprovada na 96a. Reunião Plenária Ordinária realizada em 21 e 22/11/19, após ser submetida previamente a Consulta Pública , por 30 dias, a partir de 31/07/19.
A publicação no Diário Oficial da União ocorreu em 31 de dezembro do ano passado. Como previsto na Resolução No. 190/2020 a implementação das novas regras está sendo feita de forma escalonada, tendo sido fixadas para final de agosto as mudanças agora realizadas.
Ainda em dezembro de 2019, na primeira etapa de implantação da nova plataforma do RRT, foi disponibilizado o RRT Social (ver tutorial abaixo).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT SOCIAL – COMO PREENCHER E EMITIR
(Publicado em 12/09/20 e atualizado em 19/09/20)
45 respostas
Não adianta nada mudar o layout do site e gerar lentidão.. Faz mais de uma semana que to tentando retificar e elaborar um RRT…
Eu já estou a duas semanas tentando retificar e elaborar RRT nova e não consigo, fica carregando infinitamente. Esse novo sistema não está funcionando, precisamos que seja estabilizado em definitivo, visto o tempo que já vem dando problema.
O SISTEMA DE EMISSÃO DE RRT NÃO ESTÁ FUNCIONANDO A ALGUNS DIAS SOMENTE COM AVISO DE PROBLEMAS “AVISO DE INSTABILIDADE E INFORMANDO QUE ESTÁ TRABALHANDO PARA RESOLVER PROBLEMAS”.
COM A TECNOLOGIA AVANÇADA ESSE TIPO DE ALEGAÇÃO NÃO TEM NEXO, POI DEMORAR DIAS E SEMANAS PARA RESOLVER INSTABILIDADE NO SISTEMA NÃO TEM COMO ACREDITAR. TENHO URGÊNCIA DE EMITIR UM RRT E NÃO TEM PREVISÃO PARA NORMALIZAR.
GOSTARIA DE TER UMA EXPLICAÇÃO CONVINCENTE E PREVISÃO PRECISA.
Gerei uma RRT de projeto e não esta gerando o boleto…
Quando vamos ter acesso de novo à geração de uma RRT?
Há dias venho tentando…
Estou desde o dia 10 de setembro tentando gerar uma “RRT Simples” e até agora nada…
Gostaria que fosse tomada alguma medida, pois estou passando por uma situação constrangedora com meus clientes a ponto de cancelar contrato.
GENTE PRECISA DE URGENCIA INSTABILIZAR O SISTEMA, FAZ SEMANAS QUE ESTOU TENTANDO GERAR RRT E NÃO ESTOU CONSEGUINDO. ESTA CONSTRANGEDOR COM O CLIENTE. ACHO QUE O PROBLEMA ESTA COM TODOS OS ARQUITETOS QUE NECESSITAM DESSE SISTEMA, POR FAVOR, RESOLVAM ISSO!!!!
Não consigo gerar RRT, retificar RRT, visualizar RRT já concluída. Vcs criaram um sistema que não funciona. Por favor, informem pra que sistemas operacionais essa nova versão funciona.
Há 15 dias que tento tirar uma RRT Vinculada à uma “Principal” corretamente preenchida, relacionando todos os componentes da equipe.
O item do sistema que não falha é aquele que a cada dia que abro o SICAU me informa que faltam X dias para que eu preencha a RRT vinculava(por exemplo hoje: faltam 15 dias).
O sistema anterior, era simples e efetivo, dava pra ver todas a RRT’s emitidas, baixadas e abertas, bem como achar o cliente em uma só página assim como a facilidade de gerar uma nova RRT. Hj em dia tem que procurar por nome, vários filtros, perde-se muito tempo até que se consiga fazer algo.
A nova atualização do sistema está com problemas desde o dia 07/09!
Isso gera diversos problemas para os profissionais.
O sistema está lento, com erros e mais complicado.
Qual a previsão para a normalização???
HA 20 DIAS SEM CONSEGUIR EMITIR RRT . O QUE FAZER .
Também estou tentando fazer um rrt e não estou conseguindo, pois está muito pior do antes, espero que resolvam o quanto antes para evitar constrangimento.
achei que iriam facilitar ,podendo colocar na mesma RRT ,projeto e execução ,como era anteriormente,pois além de ter que fazer tudo novamente ainda tem que ser pago duas taxas ,enquanto o do CREA é uma só .Hoje podemos colocar o nome do cliente no boleto? pois antes também podíamos e desde que viramos CAU tem que sair sempre no nosso nome.
CONSEGUI NA PRIMEIRA TENTATIVA RETIFICAR UM RRT. É SÓ LER O TUTORIAL E SEGUIR OS PASSOS. NA BOA, SEM PRECIPITAÇÕES.
Pior disso tudo que não é possível voltar ao layout anterior ???.
Inacreditável ter que acessar um documento que não pode ser visualizado e impresso.
Pedem para ligar para o Cau de seu estado….outra coisa que não funciona…. devem ficar dando gargalhadas ….mais um….
como cadastrar um projeto numa localidade que não possui CEP?
Jefferson, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613
Olá Jefferson. Você pode tirar essa e outras dúvidas entrando em contato com Equipe de Atendimento do CAU/CE através se seus telefones disponíveis para atendimento remoto ou e-mail:
Atendimento 01 CAU/CE – 85 998671551
Atendimento 02 CAU/CE – 85 998671485
E-mail – atendimento@cauce.org.br
Atendimento funciona de segunda a sexta, de 8h30 às 13h, somente através de ligações (não atendimento via WhatsApp)
Estou a exatos 20 dias sem conseguir emitir um RRT!!! O que fazer com o prejuizo? O CAU vai nos ressarcir? Tremenda falta de organização!!! Sempre foi confuso! Quando teremos o sistema ativo novamente?????????
Nos sugerem que enviemos email para o atendimento, fiz print das telas durante varios dias mostrando onde o sistema trava…enviei por email a ainda estou impossiblitada de preencher um RRT!
Site continua sem funcionar. Não emite boleto da RRT. Preenchi a RRT dia 19/09 e até agora nada. Não aparece um botão pra clicar. Só conseguir listar como “RRT não registrada”. Pra que isso vai me servir???? Preciso trabalhar!
Gente, está mais fácil. Agora tem muita coisa inútil e pouco intuitiva ainda, quando entra na RRT não consigo voltar ao portal de login com facilidade. Também não consigo consultar uma lista de RRT, tenho que ir toda vez no tal pesquisar e aí fica difícil gerenciar as que eu emiti, já que não estou mais recebendo as confirmações por email… Depois de preencher para achar o boleto é uma luta, está pequeninho no final da página e um monte de informações redundantes em cima… o site ainda precisa ser mais consiso, claro e navegável…
QUEM É A FAVOR DE MONTAR UM GRUPO E ENTRAR JUDICIALMENTE CONTRA O CAU? COMO ESTOU VENDO, NÃO SOU SÓ EU QUE ESTOU SENDO PREJUDICADA. NEM O TELEFONE ATENDEM, UMA VERGONHA!!!!!!!
ALGUÉM SABE INFORMAR ONDE O CLIENTE ASSINA O DOCUMENTO DO NOVO MODELO DE RRT? NÃO ENCONTREI O LUGAR E NÃO CONSIGO TIRAR DÚVIDAS COMO CAUs/RS POR TELEFONE, POIS NÃO ATENDEM, UM VERDADEIRO CAUS!
Carla, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613
Eu não consigo entender esse eterno “mi mi mi” sobre ter que recolher o pagamento de duas atividades profissionais (projeto e execução), realizadas no mesmo local, em dois R. R. Ts distintos !
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Afinal de contas, qual é o problema de ter que pagar separadamente pelos registros das duas atividades???
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Os Caros Colegas não cobraram do Cliente por dois honorários ??? pelo Projeto e pela Execução ?… ou será que costumam cobrar apenas pelo Projeto e “dão de brinde” a Responsabilidade técnica pela execução ou direção técnica da obra ?
MAIS DE 20 DIAS TENTANDO EMITIR UM RRT E NÃO CONSIGO! PROJETOS PARADOS POIS NÃO CONSIGO ENVIAR PARA PREFEITURA, POIS EXIGEM O RRT!!!!! O CLIENTE NÃO ENTENDE QUE O PROBLEMA ESTÁ NO SISTEMA E PACIENCIA TEM LIMITE!!
ABSURDO!!!
DESRESPEITO!!!
INCONPETENCIA!!!!!
EU PREENCHI A RRT FIZ O PG DO BOLETO E AGORA COMO FAÇO PARA VIZUALIZAR A RRT , SE NAO SAI O NUMERO .
Não há mais a função de reaproveitar dados de RRTs anteriores!!! o processo de preenchimento de RRT piorou, difícil de visualizar todos os dados. Péssima interface!! Ineficiente!! Conseguiram estragar algo que funcionava bem!!
Verdade.
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Também não encontrei a opção de emitir um novo RRT, aproveitando os dados de anteriores.
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O próprio layout do formulário está muito mal resolvido, não permitindo aquela visão global do RRT. que tínhamos antes… Agora ficou fragmentado, fazendo o Profissional se perder no momento em que tenta preencher o documento… enfim, piorou muito..
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Lamentavelmente, ocorreu o que chamamos de RETROCESSO …
DATA DE VALIDADE DA RRT? Como prever a data de aprovação de um projeto num órgão público? Como prever a data de término de uma obra? Quanta burrocracia…
EU PREENCHI A RRT FIZ O PG DO BOLETO E AGORA COMO FAÇO PARA VIZUALIZAR A RRT , SE NAO SAI O NUMERO .
Rosana,
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Também levei esse susto…rsrs
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Somente após o pagamento do RRT ser reconhecido pelo sistema, (normalmente, de 24rs a 48hs), poderemos visualizar o RRT. Temos agora, que pesquisar o RRT registrado, através do nome do Cliente para ele aparecer e poder ser impresso.
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Não há mais a necessidade das assinaturas gráficas (tanto do Profissional, como a do Contratante), pois agora, a nossa passou a ser digital… resta saber, se as Prefeituras vão aceitar…rsrsrs
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Notei também, que o número do RRT ficou mais difícil de ser lido… pois além de “quilométrico”, agora ele é composto por letras e números… (pra que facilitar se podemos complicar ???)…rsrsr.
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Boa sorte Colega !
Minha pergunta é a mesma q a sua, porém vendo a resposta do colega Gilberto, tentei novamente preenchendo o espaço do nome do cliente e mesmo assim não apareceu para a mim a RRT cadastrada e paga há mais de 4 dias. Não sei o q fazer, tentei contato pelo chat, por telefone e sem respostas.
Estou tentando emitir RRT a dois dias, coloco todos os endereços para emitir RRT Multipla, e quando solicito salvar, trava o sistema, e não vai para próxima página.
Como proceder neste caso, preciso urgentemente emitir RRT para cliente.
Essa atualização não foi interessante. Demora muito para preencher, cheio de vias e abas. Simplesmente desnecessário. Parece que a máxima ‘ PRA QUE FACILITAR SE PODE COMPLICAR” CABE MUITO BEM AQUI. Sugiro que os envolvidos repensem esse layout atual e busque algo mais direto, prático e rápido. É tão burocrático que não há meios diretos de busca, alteração e visualização de qualquer rrt. Até excluir um endereço de RRT múltiplo é praticamente impossível. Outra.. o primeiro endereço não oferece opção para alterar cep, o campo fica desabilitado e inalterado.
Impossível trabalhar com esse novo layout e ferramentas do Siccau, estou faz um dia inteiro tentando uma simples retificação e o site não colabora. Incrível como conseguiram burocratizar e deixar complexo um sistema que era simples e ágil.
ALGUÉM A FRENTE DO CONSELHO SABE O QUE É TRABALHAR COM ARQUITETURA?!! ME PARECE QUE QUE NEM ENTENDEM O DIA A DIA DE UM ARQUITETO OU ESCRITÓRIOS DA ÁREA!! E O PIOR !! UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AO CONSELHO! QUE É A DE FISCALIZAÇÃO DA ARQUITETURA EM ÂMBITO GERAL! COMO POR EXEMPLO! FISCALIZAR AS OBRAS, A QUALIDADE DO ENSINO NAS FACULDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO PLANEJAR E IMPLEMENTAR SEDES DO CAU NAS CIDADES!! EM FIM UM ÓRGÃO ARRECADADOR COM APENAS DIREITOS !! E OS DEVERES!!?
PÓ GENTE! QUAL O MOTIVO DE MUDAR ALGO PARA PIOR? SENDO QUE A MUITO TRABALHO NECESSÁRIO A FAZER!!
Cade a ferramenta de reutilizar os dados da RRT?
Cade o numero da RRT no canto superior direito? Tenho que decifrar o código SI0000000I00CT001?
Porque os dados de revisão estão tão espaçados e difíceis de serem encontrados e lidos?
Onde está a opção de alterar uma RRT antes de emitir o boleto?
Porque não consigo mais retificar uma RRT duas vezes no mesmo dia?
Enfim, cade todas essas facilidades que havia antes?
Estou com o mesmo dilema.
Infelizmente o CAU é uma triste realidade. E eu que continuei acreditando na profissão com fé no conselho. Muito decepcionado com essas mudanças.
Estou com problemas para dar continuidade na retificação de uma RRT. Comecei o processo e no meio da coisa, começou a dar defeito e agora não tenho mais acesso. Já tentei solicitar ajuda pelo telefone, mas foi inconclusivo. tenho prazos a cumprir. Alguém me ajuda?!!??!
Não existe mais a opção de reutilizar os dados de uma RRT! Teremos que digitar tudo novamente?
Aline, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613
Estou a 2 dias tentando emitir uma RRT e no meio do processo não vai, o site não muda de página. Meu prazo vai acabar e não consegui emitir isso, o que faço?
Graziely, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613