Clipping

Veja quais são os 6 erros mais comuns de quem não atua mais em arquitetura e urbanismo

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 24 de Julho de 2023. 

 

Edição #16832 

 

Brasília, 24 de Julho de 2023. 

 

 

DESTAQUES 

 

CAU/DF: Veja quais são os 6 erros mais comuns de quem não atua mais em arquitetura e urbanismo 

O objetivo é orientar aqueles que não mais atuam na profissão por algum motivo e, assim, evitar a cobrança e o pagamento de anuidades, taxas e juros devidos por estarem ativos junto ao CAU. 

 

VitruVius: IAB SP: I Seminário Emergência Climática e Cidades 

Seminário pretende engajar arquitetos urbanistas e os setores público, privado, não governamental e acadêmico no fortalecimento da agenda climática urbana brasileira. 

 

FNA: +Arquitetos é vitorioso no PPA participativo e segue para a análise pelo Governo Federal 

O projeto “+arquitetos” ficou em 23º lugar entre todas as que estiveram em votação e em 1º entre as propostas que disputaram a preferência junto ao Ministério das Cidades na votação do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal. 

 

VitruVius: 2º Fórum Copam: Conservação do Patrimônio Moderno 

Evento convidou profissionais brasileiros e internacionais para apresentarem suas experiências, criando uma conexão de saberes entre os participantes, podendo interagir e contribuir com a preservação de obras modernas. 

 

Giz Modo/UOL: Plataforma da USP mapeia vegetação, temperatura e distribuição de praças em São Paulo 

A ideia é que a plataforma possa ajudar gestores públicos a elaborar planos diretores e planos de arborização; professores e estudantes a analisar a distribuição espacial de estatísticas e indicadores socioambientais. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/GO: Plano para a Região Metropolitana – artigo da gerente geral, Maria Ester, e conselheira Simone Buiate 

Cidades como Abadia de Goiás e Senador Canedo viram sua população se multiplicar exponencialmente e os motivos detalhados que expliquem o fenômeno ainda serão divulgados no decorrer dos próximos meses. 

 

CAU/GO: Vitória: propostas de arquitetos e urbanistas conquistam a liderança na votação do PPA participativo 

Foram 7.180 votos a favor da proposta, que visa democratizar o acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo à população e planejar e promover o desenvolvimento em cada cidade brasileira. 

 

CAU/MG: Copa do Mundo Feminina 2023: Horários de funcionamento do CAU/MG 

Com a realização dos jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, no período de 20 de julho a 20 de agosto de 2023, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG terá alterações em seu funcionamento.  

 

CAU/RJ: Vitória: propostas de arquitetos(as) e urbanistas conquistam a liderança na votação do PPA Participativo 

Foram 7.180 votos a favor da proposta, que visa democratizar o acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo à população e planejar e promover o desenvolvimento em cada cidade brasileira. 

 

CAU/RJ: Portaria ministerial flexibiliza expediente do CAU/RJ em jogos da seleção feminina de futebol 

Nos dias em que os jogos ocorrerem até as 7h30, o expediente iniciará, às 11h, e o serviço de atendimento ao público será prestado até as 17h. Quando os jogos se realizarem às 8h, o expediente iniciará às 12h, e o atendimento vai até as 18h. 

 

CAU/SC: CAU/SC oferece oficina Projetos Memoráveis, em Blumenau 

Os temas abordam desde o posicionamento digital até inovação e tecnologia, para quem deseja fortalecer a sua autoridade como profissional.  

 

CAU/RS: Mudança no horário de atendimento do CAU/RS durante jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa que haverá mudanças no horário de atendimento presencial e remoto durante os dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo Feminina 2023. Confira! 

 

CAU/RS: CAU/RS participa da 24ª Construsul 

Feira acontece de 1º a 04 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre.  

 

ENTIDADES 

 

IAB/SP: Professor Patricio Del Real apresenta seu livro no Centro Mariantonia 

O livro apresenta um olhar sobre como o tratamento da arquitetura latino-americana pelo Museu de Arte Moderna de Nova York promoveu interesses políticos, econômicos e culturais dos Estados Unidos. 

 

PLANO DIRETOR
 

O Dia/RJ: Plano Diretor: áreas mais pobres “terão prioridade” 

 As áreas classificadas como de alta vulnerabilidade social terão prioridade em ações governamentais que visem à promoção da urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e irregulares existentes, ocupados pela população de baixa renda. 

 

Valor Econômico: São Paulo e Rio revisam planos diretores 

Ideal é adensar mais áreas que já dispõem de infraestrutura, diz vereador. 

 

OSCAR NIEMEYER 

 

Gazeta do Povo: Maringá quer resgatar projeto de Niemeyer, mas enfrenta desinteresse e gera debate sobre autoria 

A ideia é erguer a edificação, que integrava o Complexo Ágora, uma ampla proposta desenvolvida por Niemeyer entre os anos 1980 e 1990 para o Novo Centro do município, no mesmo terreno em que ela deveria ter sido construída à época. 

 

Gazeta do Povo: A história por trás do salto da bailarina do Museu Oscar Niemeyer 

Alinhada à grandiosidade de todo o complexo cultural, o desenho do arquiteto Oscar Niemeyer é um marco da capital paranaense. 

 

Agência de Notícias/Governo do Paraná: Museu Oscar Niemeyer lança quatro novos catálogos de exposições recentes 

São documentos sobre as exposições de Jaume Plensa, Delson Uchôa, de um grupo de artistas mulheres e de um grupo de artistas de diferentes gerações. Os catálogos já estão disponíveis na MON Loja. 

 

MINHA CASA, MINHA VIDA 

 

CBIC: CBIC leva questões do Minha Casa, Minha Vida à SNH 

Dentre os pontos tratados, estiveram metodologia e exigências operacionais da Caixa Econômica Federal para apresentação de propostas com recursos do FAR; requalificação de imóveis urbanos; FGTS Futuro, entre outros. 

 

CENSO 

 

Liberal: Sumaré ganhou 32,4 mil domicílios de 2010 a 2022, aponta o Censo 

Levantamento realizado pelo IBGE apontou um crescimento de 40,5%, totalizando 112,4 mil residências. 

 

G1/SP: Sorocaba tem quase 300 residências coletivas, segundo IBGE; entenda o que são esses locais 

Dados também apontam que dos mais de 307 mil imóveis da cidade, mais de 15% estavam desocupados, em 2022. Sorocaba também tem 178 residências improvisadas. 

 

ESPECIALIZADOS 

 

VitruVius: IAB SP: Plataforma de cursos 

A plataforma, ferramenta de formação e difusão de conhecimento, apresenta-se como papel-chave na promoção de encontros e na construção de redes que congreguem profissionais atuantes em diferentes esferas. 

 

ArchDaily: Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca 

As propostas paisagísticas cada vez mais dependem da ciência e tecnologia avançadas para prever como as intervenções ecológicas podem alterar um terreno existente e determinar quais medidas produzirão o maior benefício tanto para os seres humanos quanto para a natureza em geral.  

 

ArchDaily: Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável 

Na era do Simbioceno, os seres humanos colaboram ativamente com a natureza, reconhecendo sua interdependência com os ecossistemas da Terra e se esforçando para regenerar e restaurar o ambiente natural, criando assim um mundo mais harmonioso e sustentável. 

 

ArchDaily: O melhor da arquitetura na semana 

Reveja o melhor da arquitetura da última semana de acordo com os leitores e editores, com esta seleção dos artigos mais lidos, os projetos mais acessados e os produtos mais populares do ArchDaily Brasil. 

 

ArchDaily: O ornamento ainda é um crime? 

Interpretados de distintas maneiras, os ornamentos foram considerados um dos pecados mais degenerados da arquitetura. Resistir à tentação da decoração se tornou uma virtude, um sinal legítimo de autenticidade e futuro possível.  

 

ArchDaily: Autoconhecimento mediado pelo espaço: neuroarquitetura a serviço do “mindfulness” 

Nessa prática meditativa, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do agora, que inclui o despertar do autoconhecimento mediado pela percepção de sentimentos, sensações e ambiente. 

 

ArchDaily: Como incorporar as novas tecnologias no processo projetual? 

Em um mundo cada vez mais conectado e em constante evolução, as ferramentas digitais e as tecnologias emergentes estão revolucionando a forma como os arquitetos projetam e constroem, mudando as regras do jogo e ampliando horizontes criativos. 

 

ArchDaily: Por que há tantas esquadrias de alumínio nas cidades brasileiras? 

 Adotadas nas mais diversas tipologias de edifícios, essas estruturas versáteis são amplamente utilizadas pela construção civil e representam cerca de 80% do volume total de alumínio consumido pelo setor no país.  

 

ArchDaily: Arquitetura contemporânea: a importância da cultura local na prática 

A influência do contexto e da cultura de cada população pode ser de grande inspiração para profissionais da arquitetura na contemporaneidade que, ao olhar para o passado, conseguem responder eficientemente ao futuro.  

 

ArchDaily: Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura 

Embora o desenho permaneça relevante e atual na prática arquitetônica, esforços têm sido feitos para realizar tarefas e estudos arquitetônicos de maneira mais eficiente. 

 

ArchDaily: Torre usa design funcional para melhorar a qualidade do ar em cidades poluídas 

Para ajudar a tornar o ar mais respirável e a cidade mais habitável, um casal de arquitetos desenvolveu uma torre capaz de purificar o ar usando como ferramenta o design.  

 

ArchDaily: Precisamos aprender a desenhar novos banheiros 

Embora haja registros de latrinas desde 3.100 a.C., a primeira privada foi criada em 1596 pelo inglês John Harington. Ele fez duas unidades: uma para ele e outra para a rainha Elizabeth 1ª. 

 

ArchDaily: Neuroarquitetura, metaverso e demência: novos caminhos para a longevidade 

A realidade virtual junto ao metaverso está desempenhando um papel cada vez maior em auxiliar tanto pessoas com demência quanto seus cuidadores e familiares a lidarem com os sintomas decorrentes dessa condição neurodegenerativa. 

 

ArchDaily: Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente 

Cada vez mais vemos a solução do nicho sendo utilizada para criar um recuo na parede que permite otimizar o espaço disponível e, de brinde, tornar o ambiente mais esteticamente agradável.  

 

ArchDaily: Água no design de interiores: 18 projetos que incorporam a água em seus espaços 

O uso da água na arquitetura tornou-se imprescindível para resfriar espaços interiores, tornando-se um ar-condicionado natural quando combinada com plantas, transmitindo a sensação de tranquilidade e servindo como um elemento decorativo orgânico. 

 

ArchDaily: O espírito duradouro de Le Corbusier: 100 anos da sua influência na arquitetura 

A coleção controversa de ensaios do mestre modernista serviu como manifesto para o desenvolvimento da arquitetura moderna, influenciando gerações de arquitetos e gerando polêmicas sobre os princípios de design arquitetônico propostos.  

 

ArchDaily: Uma pequena história da quitinete 

Como toda tipologia, essa mini-residência possui seus prós e contras, e pode ser vista como exemplo de praticidade ou representante de precarização habitacional. 

 

ArchDaily: Foster + Partners, UNStudio e MAD Architects estão entre os finalistas do World Architecture Festival 2023 

O WAF é um programa de premiação de arquitetura com avaliação ao vivo, no qual os finalistas apresentam seus projetos a um painel de jurados durante o festival internacional. 

 

Casa Vogue: O que este conjunto habitacional de Heliópolis pode ensinar sobre reurbanização das favelas 

Projeto em São Paulo encontrou soluções para implantação de áreas de lazer e vencer desafios do terreno. 

 

Casa Vogue: Arranha-céu dos EUA terá quadra de basquete mais alta do mundo 

Situada a 191 metros de altura, quadra ocupará o 66º andar do edifício Brooklyn Tower. 

 

Casa Vogue: Décor do dia: área social com design contemporâneo e formas orgânicas 

No Leblon, Rio de Janeiro, projeto do Escala Arquitetura explora curvas e espaço para circulação. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

F5 Online: Arquitetos apresentam o projeto OMNI Life & Health à imprensa 

”Happy Talk” promovido na H-Station reuniu profissionais de arquitetura para contar detalhes do que será o maior mix building medical do Norte/Nordeste. 

 

Folha de Pernambuco: União vai destinar 500 imóveis a habitação, educação e cultura. Veja alguns deles  

A iniciativa faz parte do programa Democratização dos Imóveis da União, que tem como meta entregar esses ativos a prefeituras, famílias de baixa renda ou ao setor privado até o fim de 2026. 

 

Diário do Nordeste: Com Casa Boris, imóvel de alto padrão, Moura Dubeux aposta em arquitetura arrojada 

O Casa Boris, situado na rua Pereira Filgueiras, 1776, foi projetado com duas torres, totalmente voltadas para o nascente. 

  

Folha Vitória: Art déco – quatro dicas para incorporar esse estilo nos seus projetos  

Esse movimento artístico e arquitetônico dos anos 1920 e 1930 está de volta e é uma ótima fonte de inspiração para trazer um toque de elegância e sofisticação aos seus projetos de arquitetura e interiores. 

 

A Tribuna: A homeopatia urbana 

O movimento é definido como sendo o movimento lento, mas gradual, planejado e estruturado, de ir fomentando a revitalização dos bairros antigos e esvaziados, ou das regiões das cidades que carecem de novos ares porque foram sendo degradadas ao longo dos anos.  

 

Olhar Digital: Qual é a função das pirâmides maias? 

Sua arquitetura tinha uma praticidade interessante, pois na parte interna eram construídas plataformas e escadas, que levavam os maias para a parte superior que era utilizada como templo. 

 

Segs: Projetos arquitetônicos ousados são destaque em hotéis de luxo da América do Sul

Detalhes na construção e no design dos hotéis fazem toda a diferença na experiência de hospedagem dos visitantes. Confira alguns hotéis que se destacam no quesito arquitetura e design.

 

Jornal Tribuna: Mesma planta, mas com estilos diferentes: dois apartamentos, com o mesmo layout e no mesmo prédio, se destacam pela personalização da arquitetura de interiores dos seus projetos 

Com perfis distintos, o resultado destacou a singularidade de cada imóvel, refletindo a essência dos seus proprietários.   

 

Tupi.FM: Pavimentos de hotel de luxo em Copacabana são demolidos pela prefeitura 

A construção dos pavimentos foi feita de forma irregular, e classificada como “ilegalizável” pela prefeitura, por não atender os parâmetros de urbanização.
 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo