UIA

Vencedores do Concurso Internacional de Estudantes da UIA: “A Grande Muralha Verde”

A União Internacional de Arquitetos (UIA) anunciou os resultados do concurso de ideias de estudantes de estágio único da Grande Muralha Verde (GGW). Esta é a competição estudantil oficial do 29º Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, que acontecerá em Copenhague, Dinamarca, de 2 a 6 de julho de 2023. O júri se reuniu em Copenhague de 6 a 8 de dezembro de 2022 para avaliar mais de 150 inscrições de 49 países. Os membros ficaram impressionados com a qualidade geral das inscrições e a conscientização sobre as mudanças climáticas, bem como as abordagens inovadoras demonstradas em todas as escalas.

 

“Habitação sustentável para a África”, Sauga, Burkina Faso por Altynai Isaeva, Universidade Estadual de Construção e Arquitetura do Quirguistão (KSUCTA), Quirguistão

 

O primeiro prêmio foi concedido a Altynai Isaeva da Universidade Estadual de Construção e Arquitetura do Quirguistão (KSUCTA), Quirguistão, pelo projeto “Habitação sustentável para a África” em Sauga, Burkina Faso. O júri elogiou a proposta por ser “uma proposta muito madura e correta, capaz de redistribuir memória tipológica e clareza conceitual por meio de uma configuração simples de uma base sólida. É fácil imaginar que esse projeto possa se transformar em vila aos poucos, à medida que as famílias se expandem, seguindo a linguagem arquitetônica da casa inicial. A bela apresentação também foi destacada pelo Júri, assim como a atenção meticulosa aos detalhes.”

 

“Dandelion ARC Journey” de Yuto Takenaka, Graduate School of Design, Harvard University, EUA

 

O segundo prêmio foi concedido a Yuto Takenaka, da Graduate School of Design, Harvard University, EUA, pelo projeto “Dandelion ARC Journey” referente à extensão do GGW. O júri elogiou a inscrição por apresentar “uma proposta convincente que realmente enquadra toda a Grande Muralha Verde Africana como um local. Sua narrativa fantástica explora a possibilidade de ser ao mesmo tempo geral e específica, contextual e genérica.”

 

“Green Colonies” no Níger por Tian Haoran, Yang Mohan, Wu Ruopan e Cao Chuangwei supervisionados pelos tutores Hou Shuai e Ren Zhonglong, Inner Mongolia University of Technology, China.

 

O terceiro prémio foi atribuído a uma equipa composta por Tian Haoran, Yang Mohan, Wu Ruopan e Cao Chuangwei supervisionados pelos tutores Hou Shuai e Ren Zhonglong da Inner Mongolia University of Technology, China.  Seu projeto, “Green Colonies” no Níger foi encontrado para propor “uma solução, transformando a tipologia da casa com pátio em um habitat de crescimento orgânico. Pretende fazê-lo em Zinder, Níger – um ambiente onde a água da chuva é escassa e a desertificação é um problema.”

 

Os 4º e 5º prémios foram atribuídos a:

 

“Co-Living” em Burkina Faso por Quan Dao e Quang Ngo, Hanoi Architectural University, Vietnã

 

Quan Dao e Quang Ngo, Hanoi Architectural University, Vietnã, pela inscrição “Co-Living” em Burkina Faso por oferecer “uma solução tropical elegante que lembrou o júri do trabalho de Kéré e atua como um obstáculo vivo ao progresso do Saara”.

 

“The Gidajen Laka” no nordeste da Nigéria por Abdulhameed Yakubu, Khadija Oyanki, Rayyan Garba e Amina Musa, Ahmadu Bello University, Nigéria

 

Abdulhameed Yakubu, Khadija Oyanki, Rayyan Garba e Amina Musa da Ahmadu Bello University, Nigéria, pela inscrição “The Gidajen Laka” no nordeste da Nigéria que, de acordo com o júri, “incorporou com sucesso um pátio como um espaço de convivência em um único família” e foi considerado funcional no clima predominante e no material economizado.

 

MENÇÕES HONROSAS

O Júri concluiu por unanimidade que as dez propostas a seguir elevaram de forma única uma determinada questão ou virtude, enriquecendo as deliberações e ampliando o contexto de suas discussões. Desde reinterpretações tipológicas a técnicas de representação ou inovação de materiais, cada projeto soube explorar e apresentar um conjunto de estratégias que importa reconhecer, celebrar e apoiar.

  • Denis Ezekiel e Christopher Luvanda, Ardhi University, Tanzânia, por sua inscrição “O design da habitação sustentável”, em Keur Bakar, Senegal.
    Yiyang Liu e Meijia Sun, Chongqing Metropolitan College of Science and Technology, Departamento de Arquitetura, China, por sua inscrição “Sprawling Community” no Chade.
  • Asena Janset Odaci e Zeynep Yazici, Tobb University of Economics and Technology, Turquia, por sua inscrição “Patch” no Chade.
    Hatice Bahar Çoklar, Ece İrem Tuncer e Okan Temür, Yıldız Technical University, Turquia, por sua inscrição “Urban Loop” em Burkina Faso
  • Nde Keulek Sidoine Baudrel, Mahamat Talba, Lizette Marlaine Tsafack Donfack, Parfait Audry Migoue Ymbe e Emy Sandrine Masso, École Nationale Supérieure des travaux publics de Yaoundé, Camarões pela sua inscrição “Competitive Cluster House” em Ferlo, Senegal.
  • Eren Vardar, Alperen İraz e Süleyman Enes Kurt, Universidade de Istambul, Turquia, por sua inscrição “Saltogether” em Djibuti.
  • Li Bei Bei, Feng Yu Qing, Cai Zhen e Li Jun Jie, supervisionados por seu orientador Chen Chao, da Universidade de Arquitetura e Tecnologia de Xi’an, China, para sua inscrição “Eco Tree” em Burkina Faso.
  • Johanna Lentzkow, Nils Hayoz e Laura Camerlingo do Instituto Superior Técnico, 2022, Portugal pela sua participação “EcoVillage” no Burkina Faso.
  • Lelissa Erkissa, Mikyas Tekle e Simon Mucheye, Addis Abeba University, Etiópia, por sua inscrição “Sustainable Hidmo Housing” em Tigray, Etiópia.
  • L.A.S Shikara Silva e S. Suwanka Senadheera, University of Moratuwa, Sri Lanka, por sua inscrição “African Dream” em Ouagadougou, Burkina Faso

 

Os vencedores do concurso serão convidados a participar do Congresso e da Cerimônia de Premiação em Copenhague. As inscrições vencedoras também serão exibidas no evento.

 

Veja os trabalhos premiados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Dia Mundial da Arquitetura – Declaração da UIA

Assistência Técnica

Dia Mundial da Arquitetura 2022: Arquitetura para o bem-estar

CAU/BR

Presidente da UIA fala sobre Mobilidade Profissional Internacional

CAU/BR

Mobilidade profissional será tema de Fórum Internacional promovido pelo CAU Brasil

Skip to content