No Dia Internacional da Mulher de 2020, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul homenageia as arquitetas Vera Bacchi e Regina Maura, pioneiras da profissão no Estado. Mulheres que romperam barreiras e criaram caminhos para que hoje outras profissionais possam ocupar o espaço que almejam.
Vera Cristina Galvão Bacchi tem 59 anos e 33 de carreira. Formou-se na primeira turma de arquitetura e urbanismo do Estado, em 1987, na CESUP/MS, e foi a primeira arquiteta a atuar na Secretaria Municipal de Urbanismo, em Campo Grande, onde trabalhou por 16 anos. É especialista em Gestão de Drenagem Urbana e Ensino de Arquitetura. Foi presidente do IAB-MS e atualmente compõe o conselho superior do instituto.

Entre 2011 e 2012, foi assessora técnica da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, onde atuou em projetos de captação de recursos e criação de emendas junto ao poder legislativo. Desde 2017, é diretora-adjunta da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).
Regina Maura Lopes Couto Cortez tem 61 anos e é arquiteta há 38. Graduada na PUC-Campinas (1982), é especialista em Estruturas do Espaço Visual e Sistemáticas de Pesquisa pela Linguagem do Desenho pela FAU/USP, e em Ensino da Arquitetura, pela Uniderp.

Também presidiu o IAB/MS, atuou na Planurb e foi diretora de trânsito na Agência Municipal de Transporte e Trânsito da capital. Coordenou o Plano Local para as Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro – ZEIC´S e foi autora do projeto de restauração e revitalização do entorno da Morada dos Baís, além de co-autora dos Terminais de Transporte Coletivo Urbano.
Ao longo de sua carreira, atuou como arquiteta autônoma em projetos residenciais e paisagísticos. Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp e membro do Instituto Histórico-Geográfico de Mato Grosso do Sul – desde 1993.
Por Stephanie Ribas – CAU/MS