ARQUITETOS EM DESTAQUE

Vera Fabrício: Fazendo história na Arquitetura gaúcha

A arquiteta e urbanista Vera Fabrício Carvalho (Foto: CAU/RS)

 

Se analisarmos qualquer foto recente de uma turma de formandos de Arquitetura e Urbanismo, veremos, na maioria dos casos, um número maior de mulheres do que de homens. Essa é uma realidade nacional. As mulheres já representam 63% dos profissionais com registro ativo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), segundo dados do IGEO.

 

Na década de 50, porém, o contexto era bem diferente. Na foto da turma de formandos de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 1951, a arquiteta e urbanista Vera Fabrício Carvalho era a única mulher.

 

Dona do registro número 12 do CAU, ela é a arquiteta e urbanista que exerce há mais tempo a profissão no Rio Grande do Sul. Vera nasceu em 19 de novembro de 1928 e, mesmo perto de comemorar 90 anos de vida, continua a coordenar seu escritório em Porto Alegre (RS). Ao longo dos 67 anos de carreira, coleciona histórias e vivências que se confundem com a própria história da arquitetura gaúcha.

 

Como surgiu o seu interesse pela profissão?

 

Eu ainda estava no colégio e pensava em fazer química industrial, sabe-se lá por que. Um dia, durante um almoço na casa de uma tia, um amigo dela que estava conosco e tinha grande sensibilidade sugeriu: “por que você não faz arquitetura?”. Foi nesse momento que eu me dei conta de que essa era a profissão que seguiria. Esse amigo era o escritor Érico Veríssimo.

 

Vera Fabrício em celebração no CAU/RS (Foto: CAU/RS)

 

 

O que todo o arquiteto precisa saber?

 

Os profissionais precisam ter consciência da realidade urbana e dos desafios que o crescimento acelerado das cidades ocasiona, prezando pela qualidade de vida e sustentabilidade. Além disso, é fundamental saber valorizar os patrimônios históricos e toda a riqueza cultural que eles representam.

 

Como foi administrar profissão, a vida acadêmica e a família ao mesmo tempo?

 

Essa questão permanece complicada, mesmo após décadas. Naquela época, contávamos com a ajuda das nossas mães. Hoje, o cenário é outro: as mães/avós trabalham até mais tarde, o que inviabiliza esse tipo de ajuda. Gerenciar família e vida profissional é difícil, mas não é impossível e requer muita organização pessoal.

 

Cite um projeto que marcou a sua carreira?

 

Gosto de destacar a Faculdade de Medicina da Santa Casa, o Hospital Santa Rita e o projeto que completou o Hospital de Clínicas, todos em Porto Alegre (RS). Esse último foi um dos mais prazerosos, embora trabalhoso, uma vez que o prédio estava parcialmente construído, mas internamente incompleto.

 

Tem planos de parar de trabalhar?

 

Enquanto tiver saúde, vou continuar trabalhando e, felizmente, tenho saúde. Gosto muito do que faço e nem saberia fazer outra coisa depois de 67 anos de arquitetura!

 

Por Alice Nader Fossa e Gabriela Belnhak 

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

6 respostas

  1. Fiquei muito contente em saber que estás bem uma grande arquiteta arq. WALTER TROINA.

  2. Nossa! Que linda! Que grande exemplo para todos nós!
    Ver o relato de uma arquiteta como esta, no dia de hoje, nos motiva ainda mais a prosseguir neste caminho.
    Percebe-se além da paixão pela profissão e dedicação por tantos anos, mas a consciência do impacto da arquitetura na vida de tantos, com destaque a forma sucinta como declarou a realidade urbana e o nosso desafio atual de fazer das cidades um lugar qualitativo e sustentável e jamais esquecendo-se de valorizar nossa cultura através da preservação de nosso patrimônio, que vai muito além de um patrimônio histórico, mas um patrimônio afetivo, nosso elo de ligação, identidade e pertencimento para com a nossa cidade, o nosso lugar. Parabéns! Muitas bençãos, saúde e paz!

  3. Um prazer rever mestra Vera, mesmo via eletrônica. Fui seu aluno na UFRGS, cadeira de Desenho Técnico, há muito tempo atrás… Muito correta, muito digna.

  4. Satisfação em rever, mesmo via eletrônica, a mestra Vera. Foi minha professora de Desenho Técnico na UFRGS, há muito tempo atrás… Muito correta, muito digna.

  5. Grande Arquiteta Porto Alegrense, parabéns para a Vera Carvalho, trabalhando até hoje!!!! Fiz desenhos copistas nos anos 90 para o seu escritório.
    Perseverença acho que é a palavra que traduz nossa profissão principalmente aqui no Sul.
    Bonita homenagem do CAU

  6. FOI MUITO PRAZEROSO PRA MIM LER ESTA REPORTAGEM, POIS ACABEI DE COLAR GRAU EM ARQUITETURA E URBANISMO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS- ESUDA – RECIFE- PE.
    E TENHO 52 ANOS. É UM GRANDE INCENTIVO PARA LEVAR MINHA
    VIDA PROFISSIONAL ADIANTE. PARABÉNS VERA CARVALHO.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo