O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) sedia até sexta-feira (8/10), em Brasília, o VI Encontro de Contadores. O evento conta com a participação de contadores de diferentes CAU/UFs, com o objetivo de aprimorar as práticas contábeis e promover a uniformização dos procedimentos contábeis nos conselhos de arquitetura do Brasil.
Durante o encontro, estão sendo apresentados os resultados da auditoria externa de 2023 realizada pelo CAU/BR. Entre os pontos discutidos, a auditoria trouxe recomendações para melhorias nos processos de contabilização da dívida ativa e controle de patrimônio.
Representantes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais e Espírito Santo também apresentaram uma proposta de modelo de contabilização. Esse modelo visa padronizar o tratamento contábil em áreas específicas, facilitando o compartilhamento de práticas e informações entre os conselhos estaduais e o CAU/BR.
O contador da Receita Federal, Marzalém Alves de Lima, da Supreme Capacitação e Treinamentos, conduziu sessões sobre obrigações contábeis e fiscais aplicáveis a órgãos públicos. A capacitação incluiu detalhes sobre E-Social, EFD-REINF e DCTFWEB, sistemas exigidos para registro de obrigações trabalhistas e fiscais, fornecendo orientações detalhadas sobre o preenchimento e envio dessas obrigações.
Para os dias 7 e 8/11 também estão previstas abordagens sobre
- Retenções de Tributos na Administração Pública, com o contador da Receita Federal, Marzalém Alves de Lima – Supreme Capacitação e Treinamentos
- Cartão Coorporativo, com representantes da Tesouraria CAU/BR
- Execução do orçamento, transposições orçamentárias e centro de custos – Orçamento CAU/BR