Foi divulgado nesta semana o resultado preliminar do Prêmio Periferia Viva, iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, que visa reconhecer e premiar projetos populares, assessorias técnicas e entes governamentais focados no combate à desigualdade socioespacial e na transformação de territórios periféricos.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) conquistou o 3º lugar com o projeto Vida Nova nas Grotas, que atua em Maceió desde 2005, beneficiando moradores de áreas vulneráveis. O projeto já havia sido premiado internacionalmente em 2020, ao vencer o World Smart City Awards, em Barcelona, na categoria “qualidade de vida e inclusão”.
A 2ª edição do Prêmio Periferia Viva, cujo tema este ano é “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”, recebeu 955 projetos populares, 86 de assessorias técnicas e 29 de órgãos públicos. O foco da edição é destacar iniciativas que enfrentam as crises climáticas e os riscos socioambientais nas periferias. O resultado final será divulgado no dia 14 de outubro, e 178 iniciativas serão premiadas.
O programa Vida Nova nas Grotas e o CAU/AL têm uma parceria desde 2018, firmada através da Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (ATHIS). Essa cooperação envolve o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat, com o objetivo de desenvolver projetos de urbanização e prevenir a formação de assentamentos precários, garantindo moradia digna para populações vulneráveis. Até 2019, o ATHIS mapeou cinco grotas, atendeu mais de 70 casas e planejava alcançar 140 até o final de 2020, com melhorias significativas nas condições habitacionais.
Saiba mais sobre os resultados preliminares no site oficial do prêmio.