ABNT

Assista a videoaula sobre a nova Norma Brasileira de Acessibilidade

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou uma videoaula sobre a nova Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT NBR 9050:2015), ministrada pela arquiteta e urbanista Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz, colaboradora do Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade do órgão.

 

ft

 

A videoaula foi gravada durante o Seminário “Todos juntos por um Brasil mais acessível”, realizado no dia 19 de outubro, em Brasília, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O evento discutiu acessibilidade nos prédios públicos e em locais de grande circulação de pessoas. Clique aqui para saber mais sobre o evento.

 

Para a profissional, a falta de conhecimento dos colegas sobre as especificações da norma é um dos fatores que resulta em edificações com baixa acessibilidade. “Se nós arquitetos já estivéssemos trabalhando da maneira que deveria ser, nenhuma obra nova sairia com tantas pendências em matéria de acessibilidade”. Maria Bernadete fez ainda uma recomendação aos colegas para que, além de atenderem as normas de acessibilidade, avancem para além do exigido. “Em rampas, por exemplo, o profissional não deve colocar no projeto a inclinação máxima de 8,33%. O interessante é colocar até 7,5%, porque aí ele deixa uma margem para erro de execução ou qualquer variação posterior do terreno”.

 

Baixe aqui a íntegra da ABNT NBR 9050:2015 – Norma Brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

 

Assista aqui à oficina (com tradução simultânea para Libras):

 

 

Clique aqui para saber mais sobre o evento e assistir às demais discussões e palestras

 

 

Publicado em 31/10/2016.

MAIS SOBRE: ABNT CAU/BR EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo