Clipping

Vitória: PEC da reforma tributária reduz impostos para arquitetos e urbanistas e outras profissões regulamentadas

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 21 de Dezembro de 2023.

 

Edição #16926

 

Brasília, 21 de Dezembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Vitória: PEC da reforma tributária reduz impostos para arquitetos e urbanistas e outras profissões regulamentadas

As novas regras aprovadas preveem a redução da alíquota de 30% da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributos que impactam na atividade dos arquitetos e urbanistas. A vitória é resultado do esforço conjunto empreendido pelo CAU Brasil, entidades representativas pelos arquitetos e urbanistas e outros conselhos que representam as profissões regulamentadas.

 

CAU/BR: CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

O CAU Brasil e o CONFEA colaboraram em um grupo de trabalho (GT) dedicado ao desenvolvimento de uma tecnologia digital para integrar beneficiários de programas habitacionais, financiadores e profissionais de assessoria técnica (arquitetos e engenheiros). A expertise dos profissionais brasileiros em arquitetura e urbanismo em projetos de assistência técnica para habitação de interesse social serviu como base para um programa de Melhorias Habitacionais conduzido pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades.

 

CAU/BR: Câmara analisa matéria que favorece avanço do projeto do Microempreendedor Profissional (MEP)

A tramitação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados para incluir jornalistas na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) pode beneficiar arquitetos e urbanistas e outros profissionais liberais que pleiteiam a aprovação do Microempreendedor Profissional (MEP). Trata-se do Projeto de Lei Complementar PLP 30/2021, ao qual foram apensadas outras proposições que visam alterar a Lei do MEI, incluindo o PLP 55/2022, que cria o MEP. 

 

CAU/BR: Atendimento no CAU no Natal e Ano Novo

Os serviços apenas estarão suspensos nos feriados nacionais do dia 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal). O SICCAU estará disponível normalmente 24 horas por dia em todos os dias.

 

Secretaria de Saúde do DF: Projetado por arquiteto renomado, HRT é reconhecido em premiação

Idealizado por João Filgueiras, o Lelé, hospital foi um dos 19 indicados à edição 2023 do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. Honraria considera a manutenção predial e o respeito às características originais.

 

LEI DE ZONEAMENTO SP

 

Folha de S. Paulo: Entidades pedem adiamento de votação da Lei de Zoneamento após mudança em proposta

Entidades como o Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB-SP), o Instituto Zerocem, o Instituto Pólis e o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem) divulgaram uma nota pública pedindo aos vereadores da capital paulista que adiem a segunda e definitiva votação da revisão da Lei de Zoneamento, que está programada para esta quinta (21). As entidades afirmam que não há tempo hábil “para análise ou discussão qualificada” desta nova versão.

 

Estadão: Zoneamento de SP muda horas antes da votação e tira poder de órgão de patrimônio; entenda alterações

Novos texto e mapa não estavam previstos; alteração prevê que Câmara delibere sobre parte dos tombamentos da cidade e libera habitação para baixa renda em área de proteção ambiental.

 

Estadão: Prédios, shoppings e igrejas: revisão do zoneamento de SP termina hoje; veja o que muda na sua vida

Câmara de São Paulo vota projeto que impacta em milhares de quadras na tarde desta quinta; proposta não é unânime e há até organizações que defendem adiamento para 2024.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/DF: Veja como foi a Solenidade de Posse e Diplomação dos(as) novos(as) Conselheiros(as)

Os novos integrantes do Plenário do Conselho foram apresentados aos convidados, autoridades e participantes em uma noite que reuniu ex-presidentes, ex-conselheiros, familiares e amigos dos empossados.

 

CAU/DF: Tom de despedida e agradecimentos marcaram a última Reunião Plenária da gestão atual

Foi feita a entrega de certificados aos 20 conselheiros (as) que encerraram a gestão atual, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e ao empenho com que se dedicaram aos três anos de mandato como titulares e suplentes.

 

CAU/DF: Justificativa de ausência nas Eleições do CAU pode ser feita até 31/12/2023

É possível justificar sua ausência até 31 de dezembro pelo SICCAU, sem a necessidade de atestados ou documentos.

 

ENTIDADES

 

CBIC: Descarbonização e cidades resilientes estão na agenda da construção, diz CBIC no CB Debate

A importância do investimento em segurança hídrica nas cidades foi enfatizada pelo vice-presidente da CBIC como uma medida crucial para enfrentar as emergências climáticas. Além disso, durante as discussões, foi abordada a intenção da entidade de proclamar o compromisso do setor da construção com a descarbonização e de apresentar os progressos alcançados no caminho em direção ao comprometimento ambiental durante a COP 30.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Paul Clemence explora a “essência arquitetônica” em exposição fotográfica no Le Salon Suisse

Explorando a arquitetura da região e a importância dos museus na paisagem urbana atual, o fotógrafo apresenta uma exposição completa intitulada “Formas, Ritmo, Abstração: Museus Suíços”.

 

ArchDaily: Conheça as exposições que estão acontecendo na Bienal de Arquitetura de Chicago: CAB 5

Meses após o início da Bienal, os eventos ainda estão em andamento, com visitas abertas, performances teatrais e conferências virtuais acontecendo durante toda esta semana.

 

Casa Vogue: 11 museus (e joias da arquitetura contemporânea) para visitar em 2024

Alguns museus não apenas guardam tesouros, mas são eles próprios tesouros. Estes 11 museus de excepcional beleza estão localizados em países como Japão, China, Noruega, Espanha ou Brasil.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Agência Brasil: Entidades comemoram recursos para Parque Bixiga, mas ainda veem luta

As entidades foram pegas de surpresa com o acordo. O Movimento Parque do Rio Bixiga e a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona já têm pronto o projeto para o terreno, que começou a ser idealizado como extensão do teatro pela sua arquiteta, Lina Bo Bardi. 

 

Gazeta do Povo: Archabox: maior plataforma de especificação de produtos do Brasil aponta tendências na arquitetura

Para marcas e profissionais do segmento, acompanhar o anseio coletivo por meio da tecnologia é uma ótima estratégia para antecipar tais movimentos e, assim, ganhar vantagem competitiva.

 

Folha de S. Paulo: Federação Paulista e prefeitura ratificam planos de final da Copinha no Pacaembu, em obras

Passado à iniciativa privada, o local está em obras desde o início do segundo semestre de 2021 —a previsão é que elas terminariam até o fim deste ano, mas estão longe de acabar.

 

O Globo: São Paulo, Rio, Florianópolis: capitais alteram planos diretores para permitir mais moradias em áreas estratégicas

Cidades mudaram projetos neste ano criando incentivos para construtoras ou permitindo prédios mais altos.

 

G1/PB: Novo Plano Diretor de João Pessoa é aprovado pela Câmara Municipal mesmo sob protestos

Uma das preocupações apontadas pelos manifestantes é que o texto do novo Plano Diretor retira mais de 50 comunidades da lei das Zonas Especiais de Interesse Sociais (Zeis), que garante uma série de assistências a essas comunidades.

 

Observatório das Metrópoles: Impactos na Região Metropolitana de Aracaju: o crescimento urbano dos últimos anos na Barra dos Coqueiros

Algumas pesquisas recentes do Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles têm apontado os impactos sobre a urbanização crescente e as transformações no ambiente urbano do município, além da complexidade das dinâmicas que envolvem a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), a qual Barra dos Coqueiros está inserida, e como elas causam impactos na sociedade.

 

Noroeste Online: Estudantes de Arquitetura e Urbanismo exploram inovação sustentável em visita técnica

Temas emergentes como sustentabilidade e mudanças climáticas têm instigado estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, que buscam o conhecimento acerca de soluções mais ecológicas em suas práticas de trabalho, a conhecerem in loco experiências concretas que evidenciam o quanto essa área cresceu e se desenvolveu no Brasil ao longo das últimas décadas.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo