ARQUITETURA SOCIAL

Vivência na Comunidade Portelinha marca o encerramento da Semana da Habitação 2023 em São Cristóvão

 

A atividade final da Semana de Habitação levou os participantes à Comunidade Portelinha, no município de São Cristóvão (SE), onde o CAU/SE está desenvolvendo um projeto piloto de Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social (ATHIS). O evento promoveu uma vivência única aos participantes, com o intuito de apoiar a construção de uma política pública de ATHIS.

 

O CAU/SE, a Prefeitura de São Cristóvão e a ONG Soluções Urbanas assinaram um acordo para reformas na comunidade. São apenas 4 ruas, mas muitas casas necessitam de melhorias. Dez foram selecionadas para receber as ações de ATHIS e os projetos já estão prontos! Obras devem começar em breve, após licitação pública para contratar os serviços de acordo com os projetos arquitetônicos.

 

Vivência começou com uma visita à cidade. O Centro Histórico de São Cristóvão revela uma cidade rica em história e cultura – a primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil. A majestosa Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, cativou a todos com suas edificações construídas entre os séculos XVII e XIX.

 

O Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, compartilhou a história do município e destacou o desejo de estender o projeto de ATHIS para outras comunidades. A presidente do CAU/SE, Heloísa Diniz, falou da importância da ATHIS ser gratuita para moradores, mas remunerada aos profissionais. “Precisamos de recursos e de gestões que olhem para isso”, afirmou. “No CAU/SE, queremos capacitar profissionais, estimular ação prática para que tenhamos uma política pública”.

 

 

DESAFIOS DIVERSOS

O projeto piloto de ATHIS na Comunidade Portelinha já está em pleno andamento. Começou com a capacitação de arquitetos e profissionais para enfrentar os desafios dessa iniciativa. A equipe foi às casas para identificar problemas e necessidades das moradias. Foram selecionadas 10 casas para receber intervenções e melhorias habitacionais.

 

As casas da Comunidade Portelinha têm características semelhantes, mas enfrentam desafios diversos: problemas de umidade, falta de ventilação e iluminação inadequada. Arquitetos(as) e urbanistas, com o apoio dos assistentes sociais, projetaram soluções específicas, como revestimento adequado para proteger uma criança com problemas cardíacos do frio.

 

A arquiteta e urbanista Mariana Estevão, diretora da ONG Soluções Urbanas, destaca que essa experiência na Portelinha servirá como base para a construção de um programa permanente de assistência técnica e melhorias habitacionais em todo o município. “A colaboração entre arquitetos, assistentes sociais e empreiteiros é fundamental para o sucesso do projeto, pois o trabalho será realizado com as famílias morando dentro das casas”, disse.

 

 

Para Mariana, o principal aprendizado na Comunidade Portelinha é a atuação das equipes multidisciplinares desde o início do projeto. A equipe de assistentes sociais, por exemplo, é fundamental para manter o foco nas necessidades de cada pessoa. A construção de uma política pública de ATHIS passa pela união de esforços de vários profissionais.

 

Com o começo das obras em breve, a Comunidade Portelinha será beneficiada com melhorias significativas em suas moradias. Parceria entre o CAU/SE, a Prefeitura de São Cristóvão e a ONG Soluções Urbanas é um exemplo de como a sociedade civil e o poder público podem trabalhar juntos para melhorar a vida das pessoas e construir uma política pública de Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social (ATHIS).

 

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo