CATEGORIA

Vote a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

O site do Senado Federal abriu uma aba e-Legislação – Opine sobre Projetos onde se pode votar a favor do PLC 13 de 2013. Para quem ainda não conhece, o projeto de lei acrescenta parágrafo único ao art. 1º da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, caracterizando como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por Engenheiros, Arquitetos e Engenheiros-Agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.

 

Leia o texto do projeto na integra.

 

A aprovação deste projeto de lei significa um grande avanço a nossa categoria, por isso é importante participar e votar a favor. O acesso ao site pode ser feito clicando aqui. Para votar, basta fazer um cadastro rápido com nome e e-mail.

 

Publicado em 04/12/2015.

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

146 respostas

  1. Eu sou a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, merecemos essa valorização da nossa profissão.

  2. Precisamos dar um passo ao futuro com qualidade, vamos fortalecer a profissão de Arquiteto e Urbanista em nosso País, dar valor a esses profissionais que estudaram muito para oferecer uma estrutura de avanço a nossa sociedade.

  3. Pela valorização da nossa profissão e atividades, tendo em vista que no atual quadro servimos apenas para referendar às “decisões e prioridades políticas” de pessoas sem formação adequada, já que a grande maioria dos nossos governantes são advogados por formação…..

  4. Olá, sou estudante de arquitetura e urbanismo. Tenho total confiança de que, o projeto dará certo. Nós, futuros arquitetos e urbanistas temos o controle tornar a cidade mais sustentável, econômica, limpa, organizada; em outras palavras, distribuir a cidade em seu perímetro urbano. Não só eu, mas como muitos que ingressam neste ramo, estamos convictos de que somos a chave para um melhor estilo de vida.

  5. Espero que essa lei seja aprovada pois beneficiará profissionais da nossa área de atuação, assim nosso trabalho também será mais valorizado e reconhecido.

  6. Eu sou a favor da valorização do arquiteto, profissional que ficou cinco anos estudando fora as especializações que deveram ser feitas pelo resto e sua carreira, precisa ter seu campo de trabalho valorizado e parar de perder lugar para profissionais menos capacitados para exercer funções que não cabem a eles.

  7. Esses profissionais precisam ser valorizados, pois eles são importantes em diversos seguimentos. Sem eles não há desenvolvimento sustentável.

  8. Isso é uma falta de respeito com o profissional de Arquitetura e Urbanismo, o Brasil sempre é um país atrasado en relação ao ja desenvolvido s em qualquer sentindo.

  9. Esses profissionais precisam ser valorizados, pois cumprem papel importante no desenvolvimento do país.

  10. É de suma importância para a categoria dos arquitetos e urbanistas a aprovação dessa PLC!

  11. Hoje em dia, alem de competirmos com colegas por trabalhos,temos engenheiros e design de interiores fazendo projetos também.Acredito que precisamos de leis mais coerentes, se não,para que separar arquitetura da engenharia?,ate engenheiro faz projeto de decoração estamos perdidos.

  12. É extremamente necessário a carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, assim eles podem acompanhar a longo prazo o efeito de seu trabalho e ser mais eficientes!

  13. A profissão de arquiteto e urbanista deve estar presente em todas as instâncias governamentais e assim participar melhor da dinâmica de crescimento da cidade como um todo.

  14. É essencial que haja o artigo que remete à exclusividade de atividades exercidas por arquitetos.

  15. “Caracterizando como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por Engenheiros e Arquitetos-Agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.”

    A proposta é ridícula, passando os erros individuais e corporativistas empresariais para a Autarquia do Estado. Significa que todo erro será de responsabilidade do Estado. Eximindo-se de responsabilidade erros individuais de conduta, o que leva ao erro pelo apadrinhamento conservadorista do Estado protegendo e assumindo erros de uma profissão importante que envolve diretamente o risco da morte da vida racional e irracional de qualquer espécie, incluindo a humana. Se cai uma ponte, estoura uma barreira cai uma construção civil a culpa é do Estado. Quem arca com o ônus de tal ocorrência? O povo que terá de pagar pelos erros através de impostos já caracterizados de forma inconstitucional, por não cumprirem seus objetivos de recolhimento indevido.
    (corrigido)

  16. Será uma grande conquista para toda a classe profissional de engenheiros e arquitetos, sem contar que seria um grande avanço para o Brasil!

  17. Vai colocar o profissional na função certa no que diz respeito a cargos públicos referente a sua profissão.

    1. QUEM LUTA SEMPRE VENCE, GOSTARIA DE AGRADECER O EMPENHO PELA DEDICAÇÃO EM RECONHECER A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS.

  18. Sou um dos arquitetos prejudicados. As passagens IPHAN’ProMemória – IBPC, nos retirou a condiçào de Arquiteto passando a ser Tëcnico em Preservação Arquitetônica, com todas as consequentes burocraticas prejudicias. Embora exercendo funçào de estado, resultante da Constituiçào Federal e das prerrogativas do IPHAN como organismo responsável, historicamente, pela proteçao dos bens cultuturais, O quadro técnico do IPHAN, nào é, considerado como tal para efeito de remuneraçào salarial.

  19. Embora exercendo funçào de estado, resultante da Constituiçào Federal e das prerrogativas do IPHAN como organismo responsável, historicamente, pela proteção dos bens culturais, O quadro técnico do IPHAN, nào é, considerado como tal para efeito de remuneraçào salarial.

  20. Voto a favor, para no futuro quando me forma, eu ser uma arquiteta de estado.

  21. A valorização do desempenho do trabalho do arquiteto e urbanista e das demais carreiras da engenharia no serviço público só pode ser benéfica à nação. Certa vez, numa prefeitura alemã fomos recebidos por uma prefeita nova no cargo e ela nos transferiu para os funcionários de carreira que se incumbiram de nos apresentar a administração municipal, ou seja, os técnicos, independentemente dos cargos políticos, respondem pela continuidade administrativa no serviço público.

  22. Com a aprovação da Lei,poderá valorizar o curso de Arquitetura e Urbanismo além de valorizar,também,os profissionais da área.

  23. A aprovação do projeto irá favorecer a categoria de futuros profissionais da área com uma visão mais ampla.

  24. VOTO A FAVOR, POIS, SÃO PROFISSÕES QUE LEVAM PROGRESSO, ECONOMIA, CONFORTO, INFRA ESTRUTURA ESPACIAL E DE SANEAMENTO, E TANTOS BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO, E POR ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO VOTADA A FAVOR A CARREIRA DE ESTADO PARA QUE AS CATEGORIAS EM QUESTÃO TENHAM VALORIZAÇÃO E TRANQUILIDADE EM EXERCER AS SUAS FUNÇÕES! .

  25. Com certeza, sou a favor. Logo mais um avanço para com os Arquitetos Urbanistas.

  26. Sou completamente a favor da carreira de Arquitetos e Urbanistas, uma profissão que merece ser valorizada.

  27. Sou a favor, sou estudante de arquitetura e urbanismo e depois de 4 anos e meio percebi o valor social da profissão, porém não há reconhecimento da necessidade de se projetar cidades.

  28. Quem sabe o Brasil nao adere ao crescimento ordenado e sustentavel, como foi em meados de 1870, no Rio de Janeiro, que os urbanistas como Francisco Bitencourt entre outros se inspiravam em Paris e, após abrirem o liceu de artes e oficios e suas famosas companhias arquitetonicas, transformaram o Rio antigo na Belle epoque brasileira, saudosa e linda de olhar.. procurem as imagens do Rio antigo no YouTube.. é impressionante.

  29. Sou totalmente a favor, o papel do arquiteto tem que ser valorizado, pois assim haverá melhoria na qualidade de vida e na eficiência energética da sociedade como um todo.

  30. QUEM LUTA SEMPRE VENCE, A PROFISSÃO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS COM CONSELHO PRÓPRIO TEVE SUA VALORIZAÇÃO ALCANÇADA.

  31. Votemos todos na consulta do Senado. Lá já temos mais de 4.080 votos favoráveis. Eng JRSenno-Presidente da ANSEAF

  32. Gostaria de saber como nós arquitetos participaremos dessa votação?Qual a data? Qual horário? Qual local.
    Desculpe mas não encontrei tais informações.

  33. Bom dia, o link para acesso a votação não está abrindo, pode ser verificado por favor. Obrigada!

  34. Apesar de já aposentada apoio a carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas.

  35. SENDO MÃE DE 2 ARQUITETAS SOU SUPER A FAVOR da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, merecem essa valorização da profissão. PELA COMPETÊNCIA HARMONIA E ESTÉTICA

  36. Reconhecimento e respeito pela categoria dos arquitetos e urbanistas na carreira de estado. Sou a favor.

  37. Reconhecimento e respeito pela categoria dos arquitetos e urbanistas na carreira de estado. Sou a favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo