Arquitetos de diversos países estão no Rio de Janeiro participando de um workshop internacional promovido em parceria com o Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês) para propor soluções de desenho urbano com vistas a modernizar a zona portuária do Rio de Janeiro, no bairro da Gamboa. Os enfoques são a problemática habitacional, a mobilidade, a fragmentação urbana e o patrimônio histórico e cultural da região.
Nesta sexta-feira, os participantes visitam a Gamboa e fazem reuniões com gestores municipais, líderes comunitários e com a comunidade do bairro. Participam do workshop arquitetos e urbanistas do Brasil, Estados Unidos; conselheiros do CAU/BR e do CAU/RJ; coordenadores do AIA e um grupo de estudantes da Universidade da Flórida (EUA).
O workshop faz parte das atividades do programa Regional/Urban Design Assistance Team (R/UDAT), realizado pelo AIA em diversos países do mundo há mais de 20 anos. A edição brasileira do projeto surgiu no âmbito do Memorando de Entendimento entre o CAU/BR e o AIA. A iniciativa recebeu a chancela de debate preparatório do Congresso UIA2020RIO, dentro do eixo temático ‘Fragilidades e desigualdades’.
O trabalho dos arquitetos e estudantes segue por todo o fim de semana. Os resultados do workshop, com recomendações para gestores municipais, serão apresentados na segunda-feira à noite.