ABNT

Workshop sobre a Norma de Desempenho é destaque no “Sou Arquiteto. E agora?”

 

No último sábado, o Conselho de Arquitetura e Urbanismos de Alagoas (CAU/AL), realizou a terceira edição do evento “Sou Arquiteto. E agora?”. O evento aconteceu das 8 às 18 horas no Hotel Radisson, no bairro da Pajuçara e reuniu arquitetos e urbanistas, além de estudantes da área e profissionais afins.

 

A presidente do CAU/AL, Tânia Gusmão esteve presente no evento, participando da composição da mesa, juntamente com Nise Sarmento, coordenadora da comissão de exercício profissional do CAU/AL e de Vivaldo Chagas, coordenador adjunto da comissão.

 

“O ‘Sou Arquiteto. E agora?’ é de extrema importância para a capacitação da nossa categoria, principalmente pela responsabilidade que nós temos no que diz respeito à especificação dos materiais dos projetos”, destacou a presidente na abertura da cerimônia.

 

A edição de 2015 teve a realização de duas palestras no horário da manhã. A primeira delas foi sobre Empreendedorismo, com o economista e professor universitário, Francisco Rosário. Ele apresentou aos participantes sobre como conhecer o público alvo, definição de projeto de vida e a importância de ter iniciativa no dia-a-dia profissional.

 

A segunda palestra da manhã teve como tema “Contratos e prestação de serviços” e foi ministrada pelo advogado Joannes Sampaio. O profissional falou sobre noções de contratos, contrato de prestação de serviço, benefícios da aceleração de contrato e sua extinção. O advogado ainda explicou aos presentes sobre o código de defesa do consumidor, as responsabilidades do profissional contratado e contrato firmados com entes públicos.

 

Entre as ações do evento, a mais esperada foi o workshop realizado no período da tarde. Ele foi comandado pelo engenheiro civil Fabio Villas Bôas, que também é diretor da Tecnisa e coordenador da Norma Brasileira de Desempenho (NBR) 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O engenheiro explicou aos profissionais e estudantes presentes sobre gerenciamento de riscos com projetos, processos, fornecedores, normas e legislações e ainda sobre a exposição ao risco e a metodologia do trabalho. O workshop teve como tema central a ABNT NBR 15.575, que foi coordenada por Fabio, e que iniciou no ano de 2000.

 

Fábio explicou sobre a fundação da ABNT, ocorrida no ano de 1940, com mais de nove mil normas, e sobre todo o processo de criação da NBR 15.575, da criação às revisões e publicação final. Em detalhes, o engenheiro falou ainda sobre o número de pessoas envolvidas no trabalho, destacando a revisão final, que aconteceu com seis grupos de trabalho, com 40 participantes cada.

 

Ao todo, foram 4.998 manifestações de sugestões na consulta, com 15 plenárias – média de 95 participantes cada -, e com um pico de presença de 142 profissionais. Os grupos de estudos eram divididos em seis temas: requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de piso, vedações verticais, sistemas de cobertura e sistemas hidrossanitários.

 

Os participantes ainda ouviram os relatos sobre as dificuldades encontradas na revisão da norma, que traz em sua composição aproximadamente 500 normas de projetos, 100 normas de execução e 300 normas de controle tecnológico.

 

Sobre a importância da norma, Fábio explicou que ela existe inicialmente para que possa existir parâmetro de engenharia para definir o que é a qualidade de uma edificação a partir das necessidades humanas. Ele falou ainda sobre o processo de desenvolvimento e introdução de tecnologias com baixo risco e lembrou, ainda, que a norma tem a função de nivelar o mercado da construção civil impedindo uma concorrência predatória.

 

De acordo com Fábio Villas Bôas o caderno de requisitos gerais da NBR 15.575 apresenta conceitos gerais para alinhamento dos requisitos normativos, como requisitos de segurança, habilidade e sustentabilidade, além de determinar as responsabilidades que possam garantir o atendimento do desempenho esperado.

 

No final do evento, o CAU/AL realizou entre os participantes uma pesquisa de satisfação e o resultado mostra que o evento foi considerado esclarecedor e organizado. “Quero aproveitar a oportunidade e já convidar todos vocês a participarem da nossa comemoração do Dia do Arquiteto, que acontece no próximo dia 15. Será um evento com uma programação variada, com palestras, premiações e várias ações que foram pensadas especialmente para todos os profissionais da nossa categoria”, finalizou Tânia, presidente do CAU/AL.

 

Publicado em 02/12/2015. Fonte: CAU/AL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Acessibilidade

Campanha Mais Arquitetos 2022 mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos

CAU/BR

Comissão reforça a importância da Arquitetura e Urbanismo no exterior

ARQUITETURA SOCIAL

Lab Habitação abre oportunidade para arquitetos e urbanistas

CAU/BR

Câmara aprova auxílio emergencial para trabalhadores

Pular para o conteúdo