EVENTOS

XXV Congresso Pan-Americano de Arquitetos acontece em novembro no Paraguai

paraguai

Em novembro acontece o XXV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, realizado a acada quatro anos pela Federação Pan-Americana de Arquitetos (FPAA), entidade que congrega 32 associações de arquitetos e urbanistas de todas as Américas. A edição deste ano acontece em Assunção, capital do Paraguai. A escolha se deve ao fato que o Paraguai é o país que mais constroi na América do Sul – em 2016, a previsão é que o setor da construção civil fature 13% a mais em relação ao ano passado, mantendo um ritmo de crescimento que começou em 2011. “Colegas arquitetos de vários países estão indo para lá trabalhar nesse crescimento, inclusive muitos brasileiros. Lá eles têm a oportunidade de aplicar conhecimentos e inovações que já existem em outras partes do mundo. Por isso acreditamos que teremos uma grande participação internacional neste congresso”, afirma a presidente da Associação Paraguaia de Arquitetos (APAR), María Luz Cubilla.

 

O tema do Congresso será “Resiliência em Arquitetura e do Urbanismo: Permanência e Temporalidade, divido em quatro eixos principais: Arquitetura, Urbanismo, Patrimônio e Ambiente. “Com tantas sociedades da América foram afetadas por terremotos, tormentas e inundações, vamos ver como os arquitetos podem ajudar a recuperar o que se perdeu e fazer uma vida com mais qualidade, com ideias inovadoras e respeito à natureza”, diz María Luz. O evento foi considerado de interesse nacional pelo Governo do Paraguai e pela Prefeitura de Assunção.

 

Veja aqui o site oficial do evento

 

As inscrições para apresentação de trabalhos científicos termina no dia 30 de setembro. Também haverá a Mostra de Arquitetura Pan-Americana, com as dez melhores obras construídas de cada país, e um debate sobre habitação social nos diversos países das Américas. A União Internacional de Arquitetos (UIA) fará um seminário especial sobre acessibilidade. “A ideia é apresentar aos profissionais referências de inovação, formas de intervenção territorial e como os arquitetos se relacionam com os governos e com a sociedade civil”, afirma María Luz. “Na apresentação dos trabalhados científicos, cada pesquisador vai poder apresentar a realidade de seu país”.

 

 

Arquiteta María Luz Cubilla, da APAR
Arquiteta María Luz Cubilla, da APAR

 

 

No evento também será comemorado o aniversário de 70 anos da Associação Paraguaia de Arquitetos, com uma visita de campo às duas hidrelétricas do Paraguai, uma delas a Itaipu Binacional. O encerramento do evento acontecerá em uma celebração na tríplice fronteira, que une Paraguai, Brasil e Argentina.

 

Publicado em 23/09/2016

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo